LON: Whitechapel Gallery, arte contemporânea grátis

exc-5433b3efe4b02484b93e096c

Londres é cheia de boas galerias gratuitas e a Whitechapel Gallery é uma delas. Focada em arte contemporânea, é um programa ótimo para quem quer ver algo interessante sem gastar nenhum tostão.

Uma das coisas que gosto na Whitechapel é que ela é pequena. Pode ser preguiça, mas aquelas visitas intermináveis de 6 horas em museus são chatas e cansativas. Para prestar atenção mesmo no que está ali na frente, prefiro visitar esses museus em doses homeopáticas, senão é uma overdose.

Pois bem, a última que vi na Whitechapel foi uma instalação de Kader Attia, a Escada de Jacó, baseada em uma passagem bíblica. Uma pequena livraria foi montada na sala e lá estão livros importantes para a história humana, como as primeiras enciclopédias, engenharia, medicina, guerras. Você pode abrir os livros, lê-los. No meio da biblioteca, existe um jogo de espelhos onde você vê uma escada infinita para baixo ou para cima, a tal escada de Jacó. O conhecimento que nos leva ao infinito, a ascensão ou o inferno. Bem bacana.

A bookshop (quem não gosta de uma) é pequena mas tem uns postais bem bacanas e livros de arte contemporânea.

A Whitechapel sedia exposições de artistas famosos, como Henry Moore, Lucien Freud, David Hockney ou Elizabeth Peyton. Quem sabe você não tem sorte de ver uma expo dessas grátis em Londres?

Whitechapel Gallery:  72 Whitechapel High Street, Whitechapel, Londres.  E1 7QX. Ter-Dom 11:00-18:00 Custo: Zero, é grátis!

Mapa, clique aqui

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

BCN: Envalira, a melhor paella mais barata de Barcelona

Clientela Catalã, restaurante com gente Galega. O Envalira estava lotado de locais...
Leia Mais