Wetani: um endereço para boas compras em Lisboa

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Quem passa distraído pela calçada da Rua de São Paulo pode não perceber. Mas ali, por trás da fachada do que já foi uma loja de insumos agrícolas, funciona a Wetani, um espaço cool para boas compras em Lisboa, que oferece coisas que não se veem em outras lojas da cidade.

O espaço da Wetani encanta já na entrada. Um grande balcão, emoldurado por um enorme armário antigo, daqueles de armazéns, dá as boas-vindas a quem chega. Não demora muito e logo se notam as paredes cobertas por nichos rústicos em madeira e o piso em pedra não polida.

Cinco delícias indispensáveis em Lisboa

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Decoração vintage e bem pessoal

Helena Nunes, a dona da Wetani, conta que foi essa atmosfera autêntica que despertou seu interesse pelo espaço. Mas foi só quando começou a mexer a fundo na antiga loja, para preparar a Wetani, descobriu tanta originalidade e decidiu deixar como estava.

Até o provador ali é diferente (e enorme). “As senhoras normalmente se encantam”, comenta ela, enquanto vai apresentando o que mais tem seu toque pessoal na loja. Uma raquete de tênis que agora é um espelho, um recamier vintage, uma tábua de passar em ferro super antiga feita por seu pai. Tudo que ela traz de casa e de vez em quando substitui por outras peças do seu acervo pessoal.

Quer correr em Lisboa? Então confira as dicas da Bo, uma guia de corridas na cidade

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Uma loja com peças ‘à prova do tempo’

Depois de alguns anos de carreira ligada à tecnologia, Helena resolveu apostar em novos desafios e fez a loja onde ela gostaria de comprar. A Wetani vende peças “intemporais”, de marcas que têm estilo e identidade próprias.

A marca de lingerie polonesa Le Petit Trou, a sueca Twist & Tango, a francesa Marie Sixtine e a inglesa French Connection são algumas das que compõem o inventário da Wetani. Sempre com poucas peças, porque Helena não acredita nisto de todo mundo se vestir igual.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia abre as portas em Lisboa

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Produto português? Também há

Mas a marca xodó de Helena é a Chez Dédé, de origem franco italiana. É uma linha de bolsas com uma pegada mediterrânea, de alta qualidade. A blogueira brasileira Consuelo Pascolato Blocker é embaixadora da marca e a Wetani é a única representante comercial em Lisboa. “Já tive brasileira chegando antes de a loja abrir para comprar a bolsa”, diverte-se.

E marcas portuguesas, não há? Há sim, mas não pela obrigação de ser uma loja em Lisboa. Helena não critica o trabalho de quem enveredou pela valorização do produto nacional – e cita, aos elogios, A Vida Portuguesa. Mas ela diz que esse não era o seu foco. “Não fiz uma loja para estrangeiros”, explica.

5 lugares em Lisboa que viajantes brasileiros amam (e por que conhecê-los)

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Facebook / Wetani

Lado a lado com a boemia do Cais do Sodré

Assim, sua curadoria do produto nacional segue os mesmos princípios para a seleção em toda a loja: é preciso ter personalidade e qualidade e ser à prova de tendências. Dentro desses critérios, você vai encontrar na loja a joalheria de Juliana Bezerra, as cerâmicas de autor de Inês Melo e o design funcional de Gonçalo Prudêncio.

Aberta desde abril de 2015, a Wetani fica no Cais do Sodré, uma região onde o forte é a gastronomia e a boemia. Mas isso não assustou Helena. “Essa zona tem uma mística diferente. E a mim não interessava estar onde toda a gente está e ser só mais uma loja”, conta.

Do Bairro Alto a Santos, um passeio pelos bairros boêmios de Lisboa

compras cool em lisboa
Wetani. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Wetani

Onde fica: Rua de São Paulo 71 A/B, Cais do Sodré, Lisboa, Portugal
Estação próxima: Cais do Sodré


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Réveillon em Lisboa: o que esperar desta noite

Quem escolhe a Europa para passar o Réveillon deve ter em mente...
Leia Mais