Um guia para visitar Berlim com crianças

Berlim com crianças
Berlim para crianças

Visitar Berlim com crianças pode ser uma ótima viagem, cheia de cultura, atividades e sossego. De museus infantis a cafés dedicados com área de recreação, a oferta é surpreendentemente grande! 

Quando comecei a pesquisar para este guia, eu só me lembrava de atrações clássicas (e óbvias) como o Museu de História Natural de Berlim (dinossauros!) e a parte histórica da cidade, mas logo descobri que existe muito mais.

Parque de diversões sazonal na Kulturbrauerei, em Prenzlauer Berg (foto: K. Rommel para Almost Locals)

Melhores bairros de Berlim para se hospedar com crianças

A parte de Mitte em torno da Alexanderplatz e Hackescher Markt é o coração de Berlim, com o centro histórico, museus, muitas lojas descoladas, galerias de arte e bares espalhados em ruas estreitas – e MUITOS turistas. Obviamente, é perfeita para ficar perto de tudo e ter acesso a todos os cantos da cidade, e isso se reflete nos preços mais elevados. Mas o bairro se estende até perto da Estação Central e o Portão de Brandenburgo, e fica menos interessante à medida que se afasta do centro.

Situado a norte/nordeste de Mitte, Prenzlauer Berg é famoso pela alta concentração de famílias jovens com filhos pequenos, atraídas pela área tranquila (especialmente em torno da praça Kollwitzplatz), mas ultra central e bem servida por restaurantes, lojas, transporte público e outros serviços.

A oeste do centro, Charlottenburg/Wilmersdorf tem fama de ser meio…careta, com suas lojas de grife internacionais e restaurantes sofisticados, mas é uma área que as famílias amam, com apartamentos grandes em ruas limpas e silenciosas, diversos restaurantes, museus, o palácio e a rua de compras Kurfürstendamm.

Kreuzberg, ao sul, é conhecido como o bairro da contracultura, mas as pessoas se esquecem de que ele tem um lado um pouco mais sossegado que – adivinhem – é ótimo para famílias com crianças. Em torno da rua Bergmannstrasse, você encontra uma área charmosa, cheia (mesmo) de lojinhas, cafés, restaurantes e parques, inclusive o famoso Tempelhofer Feld.

E as outras áreas? Bem, na verdade, é possível ter uma estadia relativamente confortável em praticamente qualquer bairro, mas alguns concentram vida noturna e muito movimento, e outros oferecem poucas conexões de transporte público, então é bom levar esses fatores em conta.

Berlim para crianças ativas

Se o dia estiver bonito, a opção mais óbvia são os muitos parques e praças de Berlim. Muitos têm algum tipo de área de recreação para as crianças, enquanto os pais podem se sentar ao sol para botar a leitura em dia. Mas, para um programa diferente, que tal levar a criançada para alimentar cabras e galinhas em uma fazendinha urbana? O Jugendfarm Moritzhof fica no famoso Mauerpark e oferece várias atividades e cursos (inclusive equitação). Mais simples, o Charlottenburger Ziegenhof é uma opção muito Berlim, por estar escondido no pátio interno de um conjunto de prédios. É um espaço administrado por voluntários, e não cobra entrada. Só é necessário prestar atenção no cartaz que orienta que tipo de comida dar aos animais!

ziegenhof
Cabras e galinhas em Charlottenburg (foto: A.Lim/Almost Locals)

Instalado em uma antiga igreja, o MACHmit! Kindermuseum tem espaço para exposições e atividades. As exposições talvez não valham a pena para quem não fala/entende alemão, mas a parte de atividades, cuja estrela é o grande labirinto de 6 andares, vai manter as crianças com a partir de 4 anos entretidas por horas. Enquanto isso, você pode ficar no café do local, observando as brincadeiras.

MACHmit!, um grande playground coberto (foto: K. Rommel para Almost Locals)

O incrível Science Center Spectrum, do Museu Tecnológico de Berlim, oferece 1400 m² e 4 andares de estações interativas, onde crianças e adultos podem aprender e explorar conceitos de ciência e tecnologia em primeira mão.

O Spectrum Science Center, um grande museu interativo de ciência. (foto: A.Lim/Almost Locals)

Compras em Berlim para crianças

Para quem quer se afastar um pouco das grandes lojas de redes, Berlim ainda tem várias lojas de brinquedos à moda antiga, com produtos artesanais ou educativos.

Viel Spiel, em Mitte (foto: A.Lim/Almost Locals)

Em Mitte, a Viel Spiel tem uma seleção bem charmosa de brinquedos em madeira, instrumentos, livros e jogos. Em Kreuzberg, a Juno parece pequena, mas tem uma variedade grande de brinquedos e material escolar espremida em todos os cantinhos. E, claro Prenzlauer Berg tem a adorável Die wilden Schwäne e suas prateleiras irresistíveis.

E, finalmente, pode não ser gourmet e nem muito especial, mas nem os adultos resistem ao mundo colorido dos chocolates Ritter Sport, onde você pode comprar as variedades das barras comuns ou criar a sua própria no balcão, que também vende bebidas quentes. Pode ser uma parada para dar uma recarregada ou comprar aquelas lembrancinhas que faltam.

Ritter Sport Bunte Schokowelt (foto: A.Lim/Almost Locals)

Onde sair com bebês em Berlim

Se você tem crianças bem pequenas, que normalmente não aguentam (e nem curtem) passeios muito longos, Berlim tem vários cafés dedicados para famílias, onde os adultos podem bater papo com amigos enquanto os bebês brincam. Um deles é o Milchbart, em Prenzlauer Berg, que oferece uma área super agradável para um café com bolo, e muitos brinquedos para os filhos (até uma micro-piscina de bolinhas).

Café para famílias Milchbart, em Prenzlauer Berg (foto: A. Lim/Almost Locals)

Na mesma linha, em Kreuzberg, o Kreuzzwerg tem café e comidinhas (como sanduíches e bolos), espaços de recreação e uma localização bem tranquila.

Café Kreuzzwerg, em Kreuzberg (foto: A.Lim/Almost Locals)

 

Outros detalhes práticos

  • Transporte: crianças menores de 5 anos não pagam o transporte público quando acompanhadas, e crianças de 6 a 14 anos pagam a tarifa reduzida. Um adulto com bilhete de dia inteiro pode transportar até 3 crianças de 6 a 14 anos gratuitamente. Veja mais informações na página da BVG, a empresa de transporte, ou no nosso post sobre transporte público de Berlim.
  • Medicamentos: são vendidos só em farmácias (Apotheke) mediante receita, exceto os analgésicos leves. Portanto, leve a sua farmacinha.
  • Itens infantis básicos: as redes de drogaria DM e Rossmann têm de tudo, de fraldas a roupinhas de criança, passando por leites vegetais e cereais orgânicos, tudo com preço ótimo. E SEMPRE vai ter uma perto de você (e não resista a comprar cosméticos para você, são bons e baratos)!

Comments

comments

Escrito por
More from Anna Lim

Comida Alemã em Berlim por menos de EUR 10

A cozinha alemã pode não ser famosa por sua sofisticação ou criatividade,...
Leia Mais