LIS: Vá ao Primeiro Andar, em Lisboa, antes que ele feche

Primeiro Andar

Há meses o Primeiro Andar vem lutando contra o fechamento. Com a notícia de que o Atheneu Comercial de Lisboa – onde fica o espaço – estaria insolvente e em processo de venda para um grupo de hotelaria, surgiu a angústia: seria possível evitar o fim do Primeiro Andar? Houve uma grande movimentação, abaixo-assinados (eu mesma assinei uns dois) pela permanência do espaço mas, infelizmente, o contrato de aluguel termina no próximo dia 9 de julho. E, sem nem conseguir contactar a pessoa responsável pelo prédio atualmente, as proprietárias do espaço, Liliana Escalhão e Teresa Ferreira, não tiveram outra alternativa senão aceitar que esse é o fim do Primeiro Andar.

Primeiro Andar

O ambiente aconchegante do Primeiro Andar. Foto: Facebook / Primeiro Andar

Mas, afinal, o que é o Primeiro Andar? A explicação preguiçosa é de que trata-se de um bar e restaurante. A explicação de quem desenvolveu apego pelo lugar é de que trata-se de um espaço cultural dedicado a música, gastronomia, poesia e muitos encontros – inclusive com a história. O Primeiro Andar ocupa apenas uma fração do prédio do Atheneu, associação fundada em 1880 numa área supernobre de Lisboa (ao lado da Avenida Liberdade) e que hoje tem sinais mais que evidentes de decadência.

Hot Club, o clube de jazz mais antigo da Europa, que fica em Lisboa

Primeiro Andar

Para beber, comer, dançar, ver filme, show, ouvir poesia, conversar… Foto: Facebook / Primeiro Andar

Um lugar para se sentir em casa

Em quase quatro anos, Liliana, Teresa e seus colaboradores fizeram do Primeiro Andar um dos lugares mais interessantes de Lisboa. Os preguiçosos (sempre eles) diriam que a vibe ali é hipster. Eu diria que é pura decadence avec elegance. Móveis antigos, obras de arte pelas paredes, louçaria de antiquário, portas e batentes imperfeitos, iluminação indireta… Antiguinho, acolhedor e sem frescura.

Mural de Margarida Fleming & MisterPiro no Primeiro Andar

Mural de Margarida Fleming & MisterPiro no Primeiro Andar. Foto: Facebook / Primeiro Andar

Para entrar no Primeiro Andar você necessariamente tem que passar pela quadra do Atheneu. Uma quadra esportiva mesmo, onde as pessoas podem tanto conversar, beber e fumar quanto lançar umas bolas ao cesto de basquete. Tudo ao mesmo tempo agora.

Do Bairro Alto ao Cais do Sodré, um passeio pelos bairros boêmios de Lisboa

Bar do Primeiro Andar

Bar do Primeiro Andar. Foto: Facebook / Primeiro Andar

Dez dias de festa de despedida para o Primeiro Andar

Dentro do Primeiro Andar, três salas recebem os clientes. Na primeira ficam o bar e algumas mesas de jantar. A segunda tem apenas mesas de jantar – vale avisar que nessa reta final a casa vai voltar ao cardápio com os pratos e petiscos mais pedidos dos seus quatro anos de vida. Na terceira sala, sofás, mesas baixas e caixas de som são o sinal de que os encontros ali não envolvem comida, mas música, cinema, poesia…

Primeiro Andar

Pista bombando no Primeiro Andar. Foto: Facebook / Primeiro Andar

E é com música que o Primeiro Andar se despede. De 28 de junho até 9 de julho, o Primeiro Andar vai ficar aberto todos os dias, sempre com uma atração diferente (que você pode conferir aqui no link). Quem está só de passagem por Lisboa não pode perder a chance de conhecer esse lugar. Quem vive aqui pela cidade, não pode deixar de se despedir. E torcer para que o próximo projeto de Liliana e Teresa seja ainda melhor.

A imagem que abre este post mostra a sala que funciona como pista de dança no Primeiro Andar e é do Facebook da casa.

Primeiro Andar

Onde fica: Atheneu Comercial de Lisboa. Rua das Portas de Santo Antão, 110 (entrada pela porta preta à esquerda, no alto da subida entre o Coliseu e o Atheneu)

Telefone: + 351 21 346 1327

Horário: Seg-Sáb 19:00-02:00

Estação próxima: Restauradores e Rossio

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Fábrica Lisboa, uma padaria para viajar no tempo

Já fazia algum tempo que tinha rolado a onda de publicações sobre...
Leia Mais