Fazendo um tour em Berlim oriental

Mesmo morando em uma cidade, vários fatores históricos e curiosos podem passar despercebidos durante toda a vida. Por isso, um tour sempre ensina histórias interessantes que deixam a viagem com um senso de descoberta ainda maior. Fizemos um tour em Berlim por Friedrichshain, bairro que era o epicentro da vida comunista até 1989. Nosso guia foi Sascha Bachmann, do Fototourberlin, um berlinense que cresceu na parte leste da cidade.

Tour-em-Berlim-Oriental-3
Friedrichshain (foto: Almost Locals)

Em Friedrichshain

Passeamos pelo bairro, que hoje é uma das melhores áreas para quem quer curtir a noite de Berlim, atendendo a vários estilos. As ruas perto da praça Boxhagener tem literalmente um bar ao lado do outro, e à noite, ficam mais charmosas com as luzes amareladas e o asfalto de paralelepípedo. Um programa para ficar na calçada conversando com amigos. Já para quem quer balada em Berlim, a Berghain, considerada por muitos como a melhor boate do mundo, é um dos lugares com festas de música eletrônica em Friedrichshain. Sascha nos explicou que a área, depois da queda do muro, ficou abandonada e muitas pessoas do oeste da cidade vieram morar aqui, já que o aluguel era grátis. Vimos fotos dos squats e de prédios detonados nos anos 90, que não se pareciam nada com o que estávamos vendo ao vivo – vários edifícios renovados e um comércio hipster. Em Berlim é assim, a história recente salta à frente dos seus olhos e faz pensar na transitoriedade das coisas.

Tour-em-Berlim-Oriental-II
Antes e depois (foto: T.Contreiras/Almost Locals)

O roteiro

Começamos visitando o Flohmarkt am Boxhagener Platz, um mercado de antiguidades que fica na Praça Boxhagener e rola todo domingo. Dá para levar para casa livros, pôsteres, objetos vintage da Alemanha Oriental, peças de bicicleta e muito mais. Os móveis e luminárias são muito bacanas, mas isso infelizmente, não dá para levar na mala. 

O passeio comunistão do nosso tour em Berlim oriental foi na Karl Marx Allee, a avenida principal da Alemanha do leste – larga, imponente e cheia de histórias para contar. Sascha explicou curiosidades da época e mostrou fotos de eventos históricos que passaram por ali. Informações bem bacanas que quem passeia sozinho por ali, proavelmente não descobriria.

Nossa foto oficial do tour com toda a galera foi no mesmo lugar onde estava o balcão da última grande parada de aniversário da DDR, os 40 anos do regime. Toda a cúpula comunista ali, onde hoje é um canteiro com árvores entre prédios.

DDR-Tour-em-Berlim
Foto à direita: Sascha Bachmann

Além de explicar um monte de curiosidades sobre a Berlim de ontem e hoje, o pessoal do Fototourberlin (Sascha e a Sabine) são fotógrafos e dão dicas de como tirar melhores fotos de viagem durante o passeio. Tínhamos tirado, por conta própria, algumas fotos do Kino International, o lindo cinema de Berlim Oriental na Karl Marx Allee. O resultado? Ficou tudo torto. Com uma arquitetura tão racional e modernista, isso seria um sacrilégio. Pois o Sascha nos explicou como tirar fotos onde os elementos fiquem alinhados e o resultado foi esse aí embaixo: tudo retinho. Obrigada ao Sascha pela dica. 🙂

Kino-International-Berlim-tour
Kino International (foto: Almost Locals)

Visitamos outros lugares bem interessantes no nosso Tour em Berlim Oriental, mas não contaremos todos para não estragar as surpresas! Para entrar em contato com o Sascha ou a Sabine do Fototourberlin, clique no site ou na página do Facebook deles. Os passeios são em inglês e alemão, e eles oferecem outras opções de tour em Berlim. Durante os fins de semana, você pode fazer tours em português e espanhol. Ou seja, agende o seu para sábado e domingo!

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Guia de Parma em 36 horas

Que o queijo parmesão e presunto de Parma são uma delícia, muita...
Leia Mais