Lista de viagens: Top 5 Espanha

Um dos "pueblos" de Cabo de Gata

Apesar de morar há anos na Espanha, há muitos lugares por aqui que ainda não conheço e que morro de vontade de visitar. Alguns destes lugares são conhecidos no mundo todo, como Granada, e outros costumam não entrar no radar dos viajantes internacionais, como as praias das Ilhas Cíes, em Vigo. 
Divido com vocês o top 5 da minha lista de desejos na Espanha (que pode facilmente chegar a 20 itens). Sim, quase todos são destinos de praia porque eu sou sei ser feliz com muita vitamina D e água salgada. 

Lanzarote – Ilhas Canárias 

Island of La Graciosa
Paisagem “lunar” de Lanzarote

Existe um pedacinho de Espanha lá na África onde o sol brilha o ano todo e onde a temperatura dificilmente baixa dos 18ºC. Em pouco mais de 3 horas de voo você chega a Canárias, um arquipélago espanhol composto por sete ilhas, das quais Lanzarote é a minha escolha número 1. Por que? Porque a ilha tem uma paisagem única por conta da sua origem vulcânica, o que dá uma vibe meio “espacial” para o lugar: pouca vegetação, areia meio avermelhada, penhascos, grutas, crateras, gêiseres e água cristalina. Por estar muito próxima à linha do Equador, a ilha é um dos melhores pontos no mundo para a observação de estrelas. A ilha também é um dos mais importantes locais de surf na Espanha. Tá bom, né? 

Granada – Andaluzia 

Alhambra e sua influência árabe. Crédito: Wikipedia
Alhambra e sua influência árabe. Crédito: Wikipedia

Ainda não conheço uma das cidades mais famosas da Espanha e um dos pontos turísticos mais visitados do país: a Alhambra. Por sua localidade estratégica, Granada era desejada por romanos, católicos e muçulmanos. Essa mistura de influências fez de Granada uma cidade como nenhuma outra no país. O maior reflexo disso é a Alhambra, uma antiga cidade que abriga palácios, jardins e fortalezas de origens romanas, árabes e cristãs. Uma mistura única que fez a UNESCO transformar o local em Patrimônio da Humanidade. 

Ilhas Cíes – Vigo, Galícia 

A melhor praia do mundo segundo o jornal The Guardian
A melhor praia do mundo segundo o jornal The Guardian

Na cidade de Vigo estão as Ilhas Cíes, um arquipélago formando por três ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. Duas destas ilhas estão ligadas por uma longa faixa de areia que formam a praia de Rodas, eleita pelo The Guardian como a melhor praia do mundo há alguns anos. O esquema é roots: para preservar as riquíssimas floras e faunas locais, só existe um camping na ilha. Se faltar coragem, existem muitos passeios de um dia saindo de Vigo. Vale acampar para conhecer uma das melhores praias do mundo? Opa!

Cabo de gata

Um dos "pueblos" de Cabo de Gata
Um dos “pueblos” de Cabo de Gata

Seguindo a linha roots, a minha quarta escolha espanhola é um parque estadual em Almería com mais de 30km de extensão e praias matadoras quase inexploradas. O nível “roots” da sua viagem pode variar: há pequenos vilarejos onde é possível se hospedar, há alguns poucos e caríssimos hotéis e há o bom e velho camping. O segredo aqui é ter como se locomover entre um vilarejo e outro para conhecer diferentes praias, trilhas e vilas.

Bilbao

Museu Guggenheim em Bilbao. Crédito: Guggeheim Bilbao
Museu Guggenheim em Bilbao. Crédito: Guggeheim Bilbao

A principal cidade do País Basco tem tudo: a arte do gigante Guggenheim, uma arquitetura surpreendente (com uma polêmica obra de Calatrava), um centro histórico lindo, uma vida cultural interessante e, claro, a famosíssima gastronomia local de chefs como Eneko Atxa, do Azurmendi (recém eleito o melhor restaurante da Europa), e de pintxos e txacolí, a sidra basca que desce como água.

Gostou deste post? Então continue aqui:

5 cidades para conhecer perto de Londres

4 motivos para descobrir Potsdam

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Amanda Foschini

Afrikaburn: a minha primeira vez no Burning Man africano

“Como é que vou explicar isso aqui para os outros quando eu...
Leia Mais