SAO: Shintori, grill japonês com clima de Tóquio em São Paulo

Uma das primeiras coisas que planejei fazer ao visitar São Paulo foi ir a um bom restaurante japonês. Em Berlim há alguns, mas não com a fartura e variedade dos paulistanos. Também sempre ouvi falar que o sushi no Brasil é mais fresco do que o da Alemanha, mas como não como peixe nunca pude tirar a teima. A visita a São Paulo permitia levar o marido alemão para fazer a comparação. Depois de pedir muitas dicas e quase perder a chance de almoçar num japônes, já que a maioria na Liberdade fecha entre o almoço e o jantar, achei o Shintori, um grill japonês. Super bem recomendado, lá fomos nós para o que eu achava que seria um restaurante de sushi.

Chegando lá, a primeira surpresa: como eu nunca vi esse restaurante, que já está ali há 30 anos e é uma casa enorme perto de um dos meus endereços da época paulistana? O Shintori fica numa casa enorme na Alameda Campinas, no Jardins, e não é nada difícil de encontrar. A segunda surpresa foi o interior: é como um labirinto japonês e me lembrou minha única visita a Tóquio. Decoração linda, atendimento perfeito… e não só sushi!

Apesar de não comer peixe, sou muito fã da culinária japonesa. Aprecio principalmente quando os restaurantes vão além do Yakisoba entre as opções sem peixe. No Shintori, eles oferecem um cardápio enorme de opções, mas a estrela mesmo é o fato deles terem uma chapa acoplada às mesas da área do grill, onde o cozinheiro prepara a sua comida na sua frente, com um cuidado e atenção que são lindos de ver.

Fonte: Site Destemperados
A grelha na mesa, em ação. Fonte: Site Destemperados

Antes do prato principal grelhado, no entanto, pedimos os croquetes de cogumelos. Foi a surpresa maravilhosa número três: fresquinhos, crocantes por fora e cremosos por dentro. Delícia mesmo! Depois, eu comi o mix de cogumelos grelhados com legumes (beringela grelhada à perfeição, abobrinha saborossísima, cebolas). O marido pulou o sushi (e não conseguimos tirar a teima) e foi no salmão grelhado com legumes. Adicionamos um arroz e, pronto, refeição fresquinha, divertida e deliciosa! Os cogumelos estavam suculentos e o serviço fez toda a experiência ser ainda melhor.

Não conseguimos provar as sobremesas de tanto que comemos, mas certamente entrou na lista de favoritos em São Paulo. Apesar do preço salgado, vale a pena para uma ocasião especial. Também me lembrou um dos motivos para amar a cidade: há tanta coisa que, mesmo depois de anos, você ainda descobre lugares – verdadeiras instituições gastronômicas! Não só de novidades vive a cidade, mas seria preciso várias vidas para conhecer tudo o que já existe por lá.

Veja uma matéria da TV Gazeta de São Paulo sobre culinária japonesa no Shintori.

Shintori
Al. Campinas, 600 (Al. Jaú x Al. Santos)
São Paulo – SP
Tel: (11) 3283-2455

Ficou com fome? Confira um japonês tradicional em Berlim.

 

 Siga Almost Locals no InstagramNão perca nenhum post Almost Locals no TwitterAcompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

More from Helena Nacinovic

As maiores roubadas de Berlim, parte 1

Berlim é uma cidade incrível e tem tanta coisa interessante para ver...
Leia Mais