Quer ir ao museu de graça em São Paulo todo dia? Pergunte-me como!

Divulgação

Uma das melhores coisas de São Paulo é a quantidade de programas gratuitos, ou quase de graça. Dá para ir a shows sem pagar um centavo. Dá para assistir espetáculos de dança ou teatro pagando pouquíssimo. E dá para visitar vários museus de graça em São Paulo. A semana inteira. Quer ver?

SEGUNDA-FEIRA
Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB 

O CCBB é um dos poucos espaços culturais em São Paulo que abrem suas portas às segundas-feiras. O prédio, construído em 1901, foi reformado e inaugurado como centro cultural em 2001. Com exposições gratuitas e mostras de cinema,  o CCBB é um programa imperdível para quem estiver na região do Anhangabaú. A maior parte da programação é gratuita, mas vale conferir antes: algumas peças de teatro são pagas, com ingressos acessíveis, no entanto – na faixa de R$ 20.

Rua Álvares Penteado 112, Centro. Tel.: +55 11 3113-3651. Estação do metrô: São Bento.
Entrada gratuita: qua a seg, das 9h às 21h.

TERÇA-FEIRA
MIS – Museu da Imagem e do Som

O MIS é um dos meus espaços preferidos em São Paulo. Com um histórico de exposições maravilhosas e lotadíssimas – Kubrick, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum – , o MIS é uma delícia e sempre tem uma surpresa bacana. As exposições do primeiro piso normalmente são gratuitas, mas às terças é tudo liberado.

Avenida Europa 158, Jardim Europa. Tel.: +55 11 2117-4777
Entrada gratuita para as exposições às terças, das 12h às 21h.

Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE

Exposições, cursos, palestras, feiras de antiguidades… O MuBE fica na Avenida Europa, coladinho ao MIS e, como o nome diz, esculturas são sua especialidade – mas exposições, recitais de piano e peças de teatro (estas com cobrança de ingresso, ok?) também fazem parte de sua programação. A feira de antiguidades rola todo domingo, das 10h às 17h, e o MuBE ainda tem um jardim projetado por Burle Marx – fácil ver carrinhos de bebês na área.

Avenida Europa 218, Jardim Europa. Tel.: +55 11 2594-2601
Entrada gratuita: ter a dom, das 10h às 19h.

QUARTA-FEIRA
Casa das Rosas

Na verdade, a Casa das Rosas tem entrada gratuita diariamente. Mas vale a pena visitá-la na quarta, já que outros museus têm entrada gratuita apenas em dias específicos da semana. Bora otimizar o roteiro, né? O foco da casa é a escrita e a literatura, com ciclos de debates, leituras e e palestras relacionados aos temas – mas também há espaço para a música e a poesia. Vale a visita.

Av. Paulista 37, Bela Vista. Tel.: +55 11 3285-6986. Estação do metrô: Brigadeiro
Ter a sáb, das 10h às 22h. Dom e fer, das 10h às 18h. Entrada grátis.

QUINTA-FEIRA
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP

Crédito: Site da Prefeitura de SP
Crédito: Site da Prefeitura de SP

Um dos cartões postais de São Paulo, o MASP vai além do seu famoso vão. Localizado na Avenida Paulista, uma das regiões mais agitadas e pulsantes da cidade, o museu na verdade tem entrada gratuita às terças, durante todo o dia, e às quintas, após as 17h. Em seu acervo fixo, de mais de 8 mil peças, estão obras de nomes como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Van Gogh e Matisse, entre outros. Vale ficar de olho nas exposições temporárias. Ah: aos domingos também rola uma feira de antiguidades.

Av. Paulista 1578, Bela Vista. Tel.: +55 11 3284-0574. Estação do metrô: Trianon-MASP
Entrada gratuita: ter, das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); qui, das 17h às 20h (bilheteria até 19h30)

SEXTA-FEIRA
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, o MAC USP

O MAC tem duas sedes: uma na Cidade Universitária, outra no Parque Ibirapuera. Seu acervo de arte contemporânea é dos bons – e a entrada é gratuita sempre. Mas por que não ir à sexta, para já entrar no clima do fim de semana, com direito a caminhadinha no parque? Parece um bom plano? Com mais de 10 mil obras no acervo, o MAC apresenta exposições temporárias com nomes como Modigliani e Tarsila do Amaral.

Avenida Pedro Álvares Cabral 1301, Parque do Ibirapuera. Tel.: +55 11 2648-0254.
Entrada gratuita: ter, das 10h às 21h. Qua a dom, das 10h às 18h.

SÁBADO
Catavento Cultural e Educacional

O Catavento Cultural é um dos espaços preferidos por muitos pais paulistanos. O motivo? Dividido em quadro grandes seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade – , o centro cultural é bastante atraente e educativo para a criançada (e curiosos de plantão).

Avenida Mercúrio s/n, Parque Dom Pedro II, Brás. Tel.: + 55 11 3315-0051. Estação do metrô: Dom Pedro II.
Entrada gratuita aos sábados, das 9h às 17h.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Divulgação
Divulgação

A Pinacoteca é um dos passeios clássicos e mais agradáveis de São Paulo. Perto da estação do metrô da Luz, o museu fica numa casa linda, rodeada pelo Parque… da Luz, claro. Recentemente, a exposição do artista hiperrealista Ron Mueck fez a casa bater recordes de público: foram mais de 400 mil visitantes entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015.  O primeiro andar normalmente recebe as exposições temporárias, enquanto 0 segundo é dedicado a mostra de longa duração do acervo.

Praça da Luz 2, Luz. Tel.: +55 11 3324-1000. Estação de metrô: Luz.
Entrada gratuita: sáb, das 10h às 18h.

Museu da Língua Portuguesa

Pertinho da Pinacoteca e também gratuito aos sábados, o museu conta a história da Língua Portuguesa de forma interativa. Você sabia que São Paulo é a cidade com mais falantes do Português no mundo? A história da nossa língua é resgatada no espaço, dividido em 3 andares na Estação da Luz. Uma linha do tempo resgata o passado do Brasil, e recursos de áudio também entram em cena. Antenado com as novas tecnologias, o museu avisa: nada de paus de selfie por lá, hein?

Praça da Luz s/nº, Luz. Tel.: +55 11 3322-0080. Estação de metrô: Luz. , São Paulo
Entrada gratuita: sáb, das 10h às 18h.

Museu de Arte Moderna (MAM)

mam
Crédito: www.mam.org.br

Também no Ibirapuera, o MAM foi fundado em 1948 e tem mais de 5 mil obras em seu acervo – e maioria de artistas brasileiros. A programação é dividida em temporadas e as exposições principais ocupam duas salas. O MAM faz parte da história da cidade e, coincidência ou não, abre espaço para nomes contemporâneos.

Avenida Pedro Alvares Cabral s/n°, Parque do Ibirapuera. Tel.: +55 11 5085-1300.
Entrada gratuita: sáb, das 10h às 18h.

DOMINGO

Museu da Casa Brasileira

Instalado em uma mansão dos anos 1940, o MCB é para quem ama design e arquitetura.

Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP. Tel.: +55 11 3032-3727

Entrada gratuita: sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Tatiana Contreiras

Agenda cultural do fim de semana: Rio-SP 05.08

Tá no ar nossa agenda cultural do fim de semana! Entre o...
Leia Mais