Como curtir o São João no Porto como um (quase) local!

São João no Porto

Centenas de martelos plásticos batendo na cabeça de desconhecidos, alho-poró nas mãos dos festeiros, venda de vasos de manjericão grego (manjerico) e ruas abarrotadas de gente à espera da grande queima de fogos de artifício que acontecerá à meia-noite da madrugada do dia 23 de Junho… Isto é o São João do Porto em Portugal, a noite mais longa do ano onde celebra-se uma das maiores e mais animadas festas populares da Europa.

Festa de São João no Porto
Foto: publico.pt

A festa católica portuense vem na sequência do festejo de Santo Antônio em Lisboa, que acontece no dia 13 de Junho, outro mega festão. As celebrações em Lisboa e Porto durante o mês de junho oferecem além das festas, uma programação bem diversificada para agradar a todos os gostos, idades e nacionalidades; os hotéis este ano atingiram 80% de ocupação. 

Festa de São João no Porto
Foto: The Yeatman

A Tradição

Na noite de São João, os portugueses saem de casa para jantar na Ribeira ou na Baixa do Porto, onde os pratos típicos da noite são: a tão esperada sardinhada, o caldo verde, a broa de milho e as feveras (no Porto se pronuncia febras) de porco.

Festa de São João no Porto

Após o jantar, balões de mais ou menos um metro e meio de altura são lançados no céu, e a maioria dos participantes inicia a uma caminhada que pode demorar até seis horas, em direção à Foz. O objetivo é ir saltando o maior número de fogueiras possíveis, saçaricar de bailarico em bailarico (baile em baile), e ir comendo e bebendo até a chegada do grand finale: o nascer do sol na areia da praia.

Festa de São João no Porto
Foto: ofsplendourinthegrass.wordpress.com

Para os festeiros que dormiram ou não, o dia de São João continuará rendendo: cada grupo de amigos escolhe uma programação e volta para rua. Aqueles que já não querem festa e comilança, podem usufruir do feriado participando de outros programas.

Festa de São João no Porto
Foto: vortexmag.net

Hotéis cinco estrelas que nós experimentamos no Porto

Se você estiver no Porto, compre um martelinho e venha curtir com a gente! Este ano, a programação está repleta de exposições, instalações, performances, workshops, e até alguns programas bem inesperados!

…e para se recuperar da festa no dia seguinte?

  • Indicamos tomar um café da manhã bem típico português na Padaria Ribeiro  (Baixa do Porto)
  • Para almoço, a espetada de polvo do restaurante O Felipe em Matosinhos
  • Para jantar, indicamos a francesinha vegetariana do Lupin (Rua Arquitecto Marques da Silva, 74 R/C) reservas +351 913894248)

 

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Priscilla Cavalcante

Descubra as lojas de discos mais legais de Amsterdã

Se você é do tipo que mal deixa as malas no hotel, e...
Leia Mais