Santo Antônio de Lisboa para iniciantes

Bailarico na Alfama. Foto: Câmara Municipal de Lisboa
Bailarico na Alfama.Foto: Câmara Municipal de Lisboa

Antes de mais nada eu preciso dizer que um dos iniciantes a que se refere o título deste post sou eu mesma, que passo este ano meu primeiro dia de Santo Antônio em Lisboa. Então esse texto não traz exatamente dicas (afinal, eu nunca vivi isso antes), mas o que eu planejei para o meu dia 12 de junho. Embora o aniversário do padroeiro da cidade seja mesmo o dia 13 de junho, é na véspera que a grande festa começa, sem hora para acabar. As Festas de Lisboa agitam a cidade durante todo o mês de junho, mas o dia 12 é mesmo o mais comentado – e rivaliza com o São João do Porto (24 de junho, mas comemorado desde o dia 23) como a melhor festa dos santos de Portugal. Dito isto, vamos aos planos:

Junho é o mês mais animado em Lisboa. Confira a agenda das festas

O Santo Vertical de 2014. Foto: Hugo Silva / Divulgação Red Bull
O Santo Vertical de 2014. Foto: Hugo Silva / Divulgação Red Bull

O Santo Vertical – Um prédio no Largo do Intendente (uma zona recém-revitalizada da cidade, onde muita coisa boa vem acontecendo) recebe shows na fachada. Músicos e DJs se apresentam nas varandas e janelas e o público ocupa a praça em frente. A ideia me parece ótima. Começa às 19h e vai até umas 2h, então eu planejo ir depois de conferir pelo menos uma parte do desfile das marchas populares (veja item abaixo).

Marchas populares – Alegorias, adultos e crianças fantasiados, cantando e fazendo coreografias. Eu vejo as fotos e vídeos e penso nas quadrilhas das festas juninas e no carnaval brasileiro. No dia 12, cada bairro apresenta sua marcha na Avenida Liberdade, num percurso que vai do Marquês de Pombal até os Restauradores. Ao longo da avenida, há arquibancadas instaladas. Para mim, que gosto de manifestações populares, uma passadinha por lá vai ser inevitável. Começa às 21h.

Cenas das Marchas Populares de 2014. Fotos: Câmara Municipal de Lisboa
Cenas das Marchas Populares de 2014. Fotos: Câmara Municipal de Lisboa

Todo fim de semana, até setembro, tem shows ao ar livre e de graça em Lisboa. Veja a programação

Arraiais – São 23 arraiais oficiais na cidade e o que eu já ouvi dizer é que eles garantem que Lisboa não durma na madrugada de 13 de junho. Rola música, sardinhas assadas, pão com chouriço e outras delícias portuguesas, bebida e bailaricos. Dizem que os mais concorridos são o da Bica (é preciso pernas para o subir e descer da rua) e os de Alfama. O que me recomendaram: paciência.

E viva Santo Antônio!

As típicas sardinhas na brasa. Foto: Câmara Municipal de Lisboa
As típicas sardinhas na brasa. Foto: Câmara Municipal de Lisboa

 

A foto que abre este post é da Câmara Municipal de Lisboa.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Lisboa em março: programe sua temporada na cidade

Chegou o mês de março, trazendo a primavera (oba!). É preciso passar...
Leia Mais