BCN: Sant Jordi, um dos dias mais especiais da Catalunha

O Dia de São Jorge (em catalão “Sant Jordi”) é uma das datas comemorativas mais especiais da Catalunha. Apesar de não ser feriado, a data é super importante para os catalães, que comemoram o dia da padroeiro da Catalunha e também o amor – uma quase Dia dos Namorados –  com uma troca de livros e rosas entre os casais apaixonados: as moçoilas são presenteadas com rosas vermelhas e os moçoilos ganham livros. Mas calma que a brincadeira não é nada sexista e todo mundo termina ganhando rosas e livros. 

As rosas tem inspiração na rosa de São Jorge e está muito presente na cultura catalã. A tradição dos livros é mais recente e foi criada por um vendedor de livros muito esperto que resolveu usar a troca de livros para homenagear Miguel de Cervantes e William Shakeapeare, que faleceram no mesmo 23 de abril.

Durante todo o dia de Sant Jordi, as ruas se enchem com barracas vendendo rosas e livros a cada dois metros, a cidade é tomada por bandeiras da Catalunha e pra onde quer que você olhe, as pessoas estão carregando rosas, livros e sorrisos. O solzão da primavera e as árvores já cheia de flores fazem deste dia um dia bem especial para qualquer um que viva por aqui.

 Museus, livrarias, bares, restaurantes e importantes atrações também tem programação especial para o dia de hoje: o Hospital de Sant Pau (um dos recintos modernistas mais lindos de Barcelona), por exemplo, está aberto a visitação, incluindo as áreas reservadas que nunca abrem ao público. 

Feliç diada de Sant Jordi a tothom!

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Amanda Foschini

BCN: Piknic Electronik, a melhor festa do verão

O verão causa uma espécie de histeria coletiva nos europeus. Ao contrário...
Leia Mais