RIO: Um roteiro para curtir os ensaios das escolas de samba até o carnaval chegar

Os ensaios da Mangueira lotam a quadra da escola aos sábados. Foto: Divulgação - Facebook

Na contagem regressiva para o carnaval, um dos programas mais animados do verão carioca é ir a um ensaio das escolas de samba. É daqueles daqueles que se encaixam na categoria do tem-que-fazer-pelo-menos-uma-vez-na-vida, mesmo que você não tenha nascido com o samba no pé.

Mais do que simples ensaios, esses ensaios de escolas de samba são grandes festas, reunindo comunidade, turistas e celebridades ao som retumbante das baterias. Cada escola tem seu dia tradicional para abrir a quadra e fazer todo mundo ficar com o enredo do ano na ponta da língua pra não fazer feio no desfile. Algumas, como a Imperatriz Leopoldinense, não cobram entrada. Já outras, como Portela, Mangueira e Salgueiro, vendem ingressos na hora pra quem não é da comunidade. E mesmo assim ficam lotadas, não se engane.

E, como em 2016 o carnaval já é no comecinho de fevereiro, os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí também já estão a todo vapor. Com entrada gratuita, neles, as escolas de samba simulam o desfile com os componentes de suas alas, inclusive suas rainhas de bateria, nas semanas que antecedem o carnaval. Não tem as luxuosas fantasias nem os carros alegóricos, mas já dá pra sentir bem a vibração.

Animou? Agora confere aqui o nosso roteiro, reunindo os ensaios das principais escolas de samba cariocas. Seja na quadra ou na avenida, já tem carnaval pra todo mundo no Rio de Janeiro.

almost-locals-rio-infografico-ensaio-escola-samba

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: Guia de bairros onde se hospedar no Rio de Janeiro

Uma coisa que os amigos sempre perguntam quando querem visitar o Rio...
Leia Mais

2 Comentários

Os comentários estão fechados