RIO: 6 restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro

Delícias vegetarianas do restaurante Gouranga Veggie, na Lapa. Foto: Divulgação

Este post é um desafio àqueles que acham que comida vegetariana é sem graça. No Rio, não faltam restaurantes investindo em cardápios sem carne, mas cheios de sabor, que atraem não só adeptos do vegetarianismo, como vêm conquistando um público fiel de gente interessada simplesmente em comer bem. Por isso, listamos 6 restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro. Bom apetite!

Vegana Chácara

Nosso primeiro da lista dos restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro fica meio do burburinho de Botafogo, em uma casa no fim de uma rua sem saída, fica um dos restaurantes mais aconchegantes da cidade. O Vegana Chácara parece um oásis, com clima de pensão e mesas de madeira no terraço, em meio a um jardim com direito a rede e barulho de pássaros. O cardápio oferece duas opções do dia, com entrada e prato principal sem nenhum derivado animal, que variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes, sempre frescos e orgânicos, além de sucos deliciosos e refrescantes. A feijoada vegana, com shitake e tofu, é servida sempre às sextas e não fica nada a dever à tradicional: uma delícia. O restaurante aceita cartões de débito, mas quem paga em dinheiro é convidado a deixar o valor da conta em uma caixinha e retirar seu próprio troco. Um charme extra. Pena que não abre aos fins de semana.

Endereço: Rua Hans Staden, 30 – Botafogo
Abre de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30

Refeitório Orgânico

Também em Botafogo, o Refeitório Orgânico segue a linha vegana (que não utiliza nenhum ingrediente de derivação animal), o que nem de longe significa um cardápio limitado. Lá, você pode optar por se servir à vontade em um variado bufê com preço fixo ou pelo menu à la carte, em que você monta o prato escolhendo de 2 a 5 porções dos itens do dia – que podem ir desde espaguete com pesto de manjericão e castanha do pará até cuscus marroquino e bolinhos indianos. É um dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro, pela comida e pelo preço.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120, Botafogo
Aberto de segunda a sábado, das 11h às 16h
Telefone: (21) 2537-0750
Veja o cardápio no site: www.refeitorioorganico.com.br

Ambiente zen do Refeitório Orgânico, em Botafogo. Foto: Site Refeitório Orgânico

Gouranga Veggie

Buscando restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro? É na Lapa que fica um dos restaurantes vegetarianos mais gostosos da cidade, aberto em 2014. O cardápio e o ambiente, inspirados na cultura indiana, são os grandes atrativos da casa. A elaboração da comida tem como base a Ayurveda, medicina tradicional indiana. Por isso, seus pratos são cheios de sabores e aromas que transportam pra bem longe do paladar da culinária brasileira tradicional. O menu, com preço fixo, conta sempre com duas opções de prato principal por dia, que vem acompanhado de saladinha de entrada, sobremesa e refresco natural. Apesar de estar localizado no meio do mais boêmio bairro do Rio, o restaurante só funciona pra almoço e durante a semana. Uma vez por mês, sempre no primeiro sábado por conta da Feira Rio Antigo da Rua do Lavradio, ele abre excepcionalmente, com um cardápio especial.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 625 – 2º andar, Lapa
Aberto de segunda a sexta, das 11h30 às 16h. E todo primeiro sábado do mês, das 11h30 às 16h
Telefone: (21) 2252-6052
Veja o cardápio no site: www.gourangaveggie.com.br

Delícias com sabor indiano são a especialidade do Gouranga Veggie, na Lapa. Foto: Facebook Gouranga Veggie

Metamorfose

Outro top, na minha humilde opinião, o Metamorfose é super tradicional, com quase 30 anos de atividade. Baseado nos princípios da macrobiótica, que privilegia o uso de cereais integrais, legumes e leguminosas e o equilíbrio entre as propriedades de cada alimento, não é 100% vegetariano por oferecer também opções com peixe (geralmente às terças e quintas). Também trabalha no esquema de dois tipos de pratos por dia, que podem vir, ou não, acompanhados de sopa. Conceitos à parte, a comida é uma delícia. O bobó de shitake e o crepe de palmito orgânico são imperdíveis, anotem aí.

O espaço conta ainda com uma pequena mercearia de produtos naturais, além de vender pães, tortas, biscoitos, doces e salgados integrais de produção própria artesanal. E vale destacar que almoçar por lá também significa dar uma escapada do frenesi do Centro do Rio. O atendimento é gentil e o ambiente é espaçoso, fresco e tranquilo. Pra sair se sentindo bem (e satisfeito).

Endereço: Rua Santa Luzia 405, sobreloja 207, Centro
Aberto de segunda a sábado, das 12h às 16h
Telefone: (21) 2262-6306
Veja o cardápio no site: www.restaurantemetamorfose.com.br

Naturallie Bistrô

Comandado pela chef Nathalie Passos, especializada em culinária natural e saudável, o restaurante abriu em janeiro e já é um dos queridinhos da cidade. A casa tem a sustentabilidade como um de seus pilares, trabalhando com produtos orgânicos, frescos e integrais. Por isso, o cardápio costuma variar, acompanhando a sazonalidade dos ingredientes. O que conquistou vegetarianos e não vegetarianos foi a criatividade na elaboração do menu, que oferece opções de pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e sem lactose. A lasanha de abobrinha, com ricota de cabra e tomate assado, acompanhada de salada, é um dos carros-chefes, assim como a feijoada vegana, servida aos sábados.

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 11, Botafogo
Aberto de segunda a sexta, das 11h às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Telefone: 2537-7443

Um dos risotos do cardápio do BioCarioca, que tem três restaurantes na cidade. Foto: Site BioCarioca

BioCarioca

O BioCarioca abriu há cerca de quatro anos em Copacabana, com uma proposta de “gastronomia natural com sabor”. Massas, risotos, sanduíches, saladas e sobremesas são servidos em pratos individuais à la carte. Por ter uma pegada meio de comida italiana, meio de comida chinesa, acaba sendo mais fácil de convencer aquele amigo que ainda torce o nariz quando se fala em restaurante vegetariano a dar uma chance. O risoto de cogumelos orgânicos é um dos carros-chefes da casa.

Endereço:
Copacabana – Rua Xavier da Silveira, 28
Aberto de terça a sábado, das 11h30 à meia-noite. Domingo e segunda, das 11h30 às 18h.
Telefone: (21) 2523-4820

 

Veja o cardápio no site: www.biocarioca.com.br

E você, conhece outros restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro?

Gostou? Leia mais aqui:

SAO: 5 restaurantes vegetarianos imperdíveis em São Paulo

BUE: Buenos Aires para Vegetarianos

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: Bar Madrid, comida espanhola na Tijuca

Se tem uma coisa que espanhóis e brasileiros têm em comum é...
Leia Mais