RIO: Feijoada no Cardosão e Roda de Samba do Rebarbas

A Roda de Samba do Rebarbas acontece todo último sábado do mês, em Laranjeiras. Foto: Erika Azevedo

Há dois anos, uma roda de samba de bairro, escondidinha lá no alto de Laranjeiras, vem conquistando despretensiosamente quem curte um bom sambinha pelas bandas da Zona Sul. A Roda de Samba do Rebarbas acontece no último sábado de cada mês, de graça, na quadra da Associação de Moradores do Alto Laranjeiras, conhecida como Quadra do Cardosão.

A festa, que começa às 16h, abre os trabalhos com o chorinho do grupo Pega no Tranco. Mais tarde, quando a noite cai, quem assume é a roda de samba, formada por músicos do bloco carnavalesco Rebarbas – uma dissidência do tradicional Bloco do Barbas -, que anima a quadra até umas 23h, com um repertório recheado de sucessos do samba, de clássicos a hits mais recentes.

E o que ela tem de especial? Além da boa música, o astral descontraído de “festa de bairro”, em que todo mundo se cumprimenta e parece se conhecer há tempos, conquista de cara quem curte um clima mais intimista que os das grandes rodas em quadras de escolas de samba.

O Armazém Cardosão é um tesouro escondido no alto de Laranjeiras. Foto: Erika Azevedo

Parte do charme da festa também se deve ao tal Cardosão, vizinho que rendeu o apelido à quadra onde acontece a roda. Subindo (bem) a rua Cardoso Júnior, em Laranjeiras, você dá de cara com o Armazém Cardosão: botequim tradicional do bairro, um tesouro escondido frequentado por quem conhece mesmo o lugar. Pra quem tem disposição e curte uma caminhada, dá pra subir a pé, curtindo o casario e a vista da cidade de cima, mas boa parte das pessoas prefere a comodidade de subir de táxi ou de carro. Tá procurando uma feijoada no Rio de Janeiro? Acabou de encontrar.

É logo atrás dele que é realizada a roda de samba. Graças a ela, o Cardosão vem ficando mais conhecido por gente de outros bairros, que acaba se encantando também pelo bar. O clima é de cidade pequena, com mesas na rua e pracinha com parque para as crianças brincarem.

O Cardosão é boteco como os de antigamente, com cara de mercearia de secos & molhados, garrafas de cachaça na parede e cardápio repleto de iguarias clássicas de botequim, como pasteis e empadas, além da cerveja de garrafa gelada. A feijoada, servida sempre aos sábados, é considerada uma das melhores do Rio.

E você já viu dobradinha melhor do que feijoada no Rio de Janeiro e roda de samba? Se a sua ideia for provar da feijoada antes da festa, é melhor se programar para antecipar o almoço. Em dias de evento, ela acaba mais cedo do que de costume. E o programa duplo é mais do que indicado: é praticamente obrigatório.

Roda de Samba do Rebarbas
Quadra do Cardosão: Rua Cardoso Junior, 420, Laranjeiras – Ao lado do Batalhão da PM
Todo último sábado do mês, das 16h às 23h
De graça

Armazém Cardosão
Rua Cardoso Júnior, 312, Laranjeiras
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 23h, sábado, das 10h às 23h, e domingo, do meio-dia às 20h
Telefone:(21) 2225-3493

E você, tem alguma dica de feijoada no Rio de Janeiro?

Gostou? Leia mais aqui:

LON: SERAFINA, a festa brasileira e do balangandã que você deveria ir aonde quer que ela aconteça

SAO: três feijoadas imperdíveis

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook
 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO OLÍMPICO: Dicas no Rio de Janeiro: guia para curtir Madureira

Buscando dicas no Rio de Janeiro para as olimpíadas? O tradicional bairro...
Leia Mais

4 Comentários

Os comentários estão fechados