RIO: 5 fast-foods saudáveis pra não sair da linha

fast-foods saudáveis
Hambúrguer de soja com shitake é sucesso no Hare Burger. Foto: Divulgação - Hare Burger

Quem disse que fast-food e alimentação saudável não podem combinar? Muitas vezes fica difícil comer de forma balanceada no meio da correria do dia a dia mas, no Rio, vêm surgindo cada vez mais opções pra quem tem pouco tempo, mas não quer sair da linha. Pensando nisso, listamos 5 fast-foods saudáveis e cariocas pra provar que nem sempre a pressa é inimiga de uma refeição saudável e (por que não?) gostosa.

As prateleiras do Weeve são cheias de refeições prontas. frescas e saudáveis. Foto: Facebook Weeve

Weeve

O Weeve é um oásis dos fast-foods saudáveis pra quem vive no corre-corre do Centro do Rio. Com duas lojas na região – uma na Rua Rodrigo Silva, próxima ao Largo da Carioca, e outra na Rua São Bento, pertinho da Praça Mauá – o Weeve tem como proposta a sustentabilidade, oferecendo refeições e lanches vendidos prontos e feitos a partir de alimentos frescos, com preferência por ingredientes integrais e orgânicos, originários principalmente de pequenos produtores da região serrana do Rio.

Tem sanduíches, saladas e sucos funcionais, além de pratos e sobremesas elaborados por nutricionistas, vendidos em embalagens práticas e recicláveis, pra você pegar e levar pra onde quiser. Ou, se preferir, pode aquecer e comer lá mesmo, em um espaço agradável e aconchegante, com música ambiente e um mesão coletivo.

O cardápio oferece opções sem glúten, sem lactose, fitness, vegatarianas e veganas. O wrap vegano, com alface orgânica, patê de tofu orgânico com cenoura, lâminas de legumes assados (berinjela, abobrinha, pimentão) e xerém de castanha de caju é uma delícia. Tem até picadinho, feito com carne orgânica e milho, legumes orgânicos salteados e arroz integral orgânico com passas. O frango natural ao curry, sem glúten e sem lactose, com coco e castanha de caju, arroz integral com passas e cardamomo e legumes orgânicos salteados é um dos meus preferidos.

E pra quem tem tanta pressa que nem consegue sair para comer, as duas lojas fazem entrega, mas só na região do Centro.

Onde encontrar:

Rua Rodrigo Silva, 18 – Loja A, Centro
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.
Telefone: (21) 2533-4353

Rua São Bento, 32 – Loja B, Centro
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.
Telefone: (21) 2263-7683
www.weeve.com.br

O Market, em Ipanema, também aposta no formato ‘pague e leve’. Foto: Facebook Market

Market

O Market era um restaurante delicioso que ficava escondidinho no meio da agitada Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, famoso por sua gastronomia com base em ingredientes orgânicos e pratos leves e equilibrados. Por questão de espaço, o restaurante acabou, mas a chef Carol Figueiredo levou suas criações para um novo endereço na mesma rua, mas agora no formato “pague e leve” que é usado em vários fast-foods saudáveis, em que você pode comprar porções quentes embaladas separadamente para montar uma refeição do seu jeito, além de oferecer sanduíches, saladas, bolos, biscoitos e sucos.

A forma de servir mudou, mas o cuidado na escolha dos ingredientes, sempre frescos, e no preparo de comidas gostosas e saudáveis permaneceu. No cardápio, estão delícias como Risoto de quinoa com lula, tomate e ervas; Salmão em crosta de gergelim; Sanduíche de focaccia da casa com pasta de queijo de cabra e tomate e sobremesas pra comer sem culpa, como mousse de banana, mamão, cacau e água de coco.

Quem quiser, pode comer na própria loja, que tem um grande balcão com bancos e algumas poucas mesas, que sempre ficam cheias na hora do almoço. As embalagens estão em sintonia com a proposta da casa: são de material biodegradável, que se decompõe junto ao lixo orgânico.

Agora, o Market se prepara para abrir duas filiais. Uma, na Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio, e a outra no bairro de Nolita, em Nova York.

Onde encontrar:

Rua Visconde de Pirajá, 452 – Loja 01, Ipanema
Aberto de segunda a sexta-feira, das: 11h às 18h. Sábado, das 11h às 16h.
Telefones. (21) 3283-1438 / 3251 2981
marketipanema.com.br

O Rolé é uma lanchonete que investe em sanduíches e saladas leves e saudáveis. Foto: Facebook Rolé

Rolé

No meio da galeria do cinema São Luiz, no Largo do Machado, fica o Rolé, uma lanchonete diferente do que se costuma encontrar nos arredores de um multiplex. Lá, é possível comer um lanche leve, rápido e sem gastar muito. Seu cardápio conta com saladas, wraps e sanduíches, que podem ser pedidos individualmente ou combinados entre si. Você também pode fazer “combos” e, por um precinho camarada, levar de quebra também uma bebida.

Os sanduíches podem ser servidos em pães normais ou integrais e vão desde baguete com falafel, molho tahini, alface americana e tomate a ciabatta com ossobuco desfiado, queijo minas curado e agrião, passando pela baguete levinha com berinjela e abobrinha marinadas em ervas finas, muçarela de búfala e tomate. Entre as saladas, a Julienne de Legumes (com cenoura, abobrinha, palmito pupunha, aspargos e sementes de linhaça no azeite) e a de Quinoa (misturada com abobrinha, cenoura, cebola roxa, tomate, tomilho e amêndoas) são as minhas favoritas, assim como o suco de abacaxi com capim limão. Mais um lugar delicioso para nossa lista de fast-foods saudáveis no Rio de Janeiro.

Onde encontrar:

Rua do Catete, 311 – Loja 109
Aberto de segunda a quarta, das 11h às 22h; quinta, das 11h às 23h; sexta e sábado, das 11h às 23h30; e domingo, das 13h às 22h
role.com.br

O Hare Burger tem cara de gordice, mas é feito com hambúrguer de soja assado. Foto: Facebook Hare Burger

Hare Burger

Antes do Hare Burger, pouco – ou quase nada – se falava sobre hambúrguer feito de algo que não fosse carne ou frango. Sucesso nas praias cariocas desde 2006, a marca de hambúrguer vegetariano cresceu e apareceu e hoje conta com nada menos que cinco lojas de fast-foods saudáveis espalhadas pelo Rio – da Zona Norte à Zona Sul, do Centro à Barra da Tijuca. O segredo de tanta popularidade está na própria proposta da marca: oferecer fast-food vegetariano, natural, leve, saboroso e feito no forno.

O carro-chefe da casa é o sanduíche que dá nome à marca, uma combinação básica que leva hambúrguer à base de soja, queijo cheddar, tomate, alface americana e mostarda artesanal. Quem gosta de misturas mais elaboradas pode apostar no Shiva Shiitake, que leva fatias generosas do cogumelo refogadas no molho soyu, tomate seco e molho de mostarda e mel; ou no Mango’s Fly, com queijo gouda, chutney de manga, castanhas de caju e rúcula hidropônica.

Recentemente, a casa lançou seu primeiro sanduíche 100% vegano, com hambúrguer feito de quinoa, feijão e batata-doce, montado com cebola-roxa, molho de semente de mamão, cenoura, tomate, queijo à base de aipim e mix de folhas no pão integral.

Pra acompanhar, saladas, sucos naturais, mate, açaí, cookies veganos e chips feitos a partir de ingredientes nada comuns em redes de fast-food tradicionais, como beterraba, banana e batata doce. Pra quem não faz questão de pão, algumas lojas oferecem a opção do hambúrguer separado, acompanhado de salada.

Onde encontrar:

Botafogo
Praia de Botafogo, 400 – 4º Piso, Loja 406 (Botafogo Praia Shopping)
Telefone: (21) 3570-6400

Barra
Av. Lucio Costa, 1976 – Loja A, Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3627-995

Tijuca
Rua Santo Afonso, 445 – Loja G, Tijuca
Telefone: (21) 3040-0303

Ipanema
Avenida Henrique Dumont, 68 Loja G, Ipanema
Telefone: (21) 3518-4966 e 3518-4968

Centro
Travessa Dídimo, 90 E, Lapa (Ao lado do novo prédio da Petrobras)
Telefone: (21) 2221-7476

hareburger.com

Os smoothies do Jaeé fazem sucesso no pós-praia. Foto: Facebook Jaeé

Jaeé

No meio do burburinho do “Baixo Leblon”, bem ao lado da famosa (e gordurenta) Pizzaria Guanabara, fica o último dos fast-foods saudáveis da nossa lista. Inaugurado em 2013, o Jaeé virou ponto de encontro para quem busca fazer uma comer algo leve, nutritivo e rápido depois da praia.

Nas prateleiras, ficam opções diversas de saladas, quiches, wraps, sobremesas e bebidas, com variedades de pratos com e sem glúten e lactose, devidamente sinalizadas. As receitas fogem do trivial, como é o caso spaghetti de abobrinha e do yakisoba feito com noodles de cenoura

A linha de “Copos”, uma espécie de smoothie, faz sucesso na casa. Entre os sabores, estão o Creme de abacate refrescante (abacate, banana, leite de castanhas, mel e granola), Creme de Papaya (papaya, blueberry, banana, leite de coco, água de coco e granola), Juçai (juçai, goiaba, banana, água mineral e granola) e Mousse Jaeé (cacau, abacate, banana e mel).

Você pode pegar e levar ou saborear por lá mesmo. O salão é pequenininho, mas aconchegante e descontraído.

Onde encontrar:

Av. Ataufo de Paiva 1228 LjB, Leblon
Aberto todos os dias, das 8h às 23h30
Telefone: (21) 2540-5627
jaee.co

E você, conhece outros fast-foods saudáveis no Rio de Janeiro? Conta para a gente nos comentários.

Gostou? Leia mais aqui:

RIO: 6 restaurantes vegetarianos pra conquistar qualquer paladar

LON: Comida rápida e barata em Londres

Siga Almost Locals no Instagram

Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

Coisas que você precisa saber antes de passar o réveillon em Copacabana

Passar o réveillon em Copacabana pode ser uma experiência inesquecível ou uma grande...
Leia Mais