RIO: Britan Bar, o Bar do Zé, um sucesso na contramão da gourmetização

A fachada do Bar do Zé, na Glória. Foto: Erika Azevedo

Na contramão do raio gourmetizador que assola o Rio de Janeiro, o Bar do Zé, na Glória, vem atraindo cada vez mais frequentadores justamente por manter as características dos bons e velhos botequins de antigamente: sem frescura, com cerveja geladíssima e preços honestos. Coisa cada vez mais difícil de encontrar na Zona Sul carioca.

Escondidinho na subida da Rua Barão de Guaratiba, ladeira na fronteira entre Glória e Catete, o Britan Bar – na nomenclatura oficial – é comandado há mais de 30 anos pelo “almost local” Seu Zé, paraibano que ao lado da esposa, Dona Nete, transformou um velho armazém de secos e molhados em um dos bares mais autênticos da região, com clima relaxado de cidade do interior.

O Bar do Zé ainda mantém suas raízes de mercearia. Foto: Erika Azevedo
O Bar do Zé ainda mantém suas raízes de mercearia. Foto: Erika Azevedo

 

A cerveja é de garrafa e servida em copo americano, como manda a tradição. Os petiscos também seguem os mandamentos do bom boteco: pasteis, fartas porções de linguiça, caldinho de feijão e sanduíches de frios fatiados na hora, como nas mercearias de outros tempos.

Durante o dia, a casa ainda funciona como mercearia, vendendo de fósforos e papel higiênico a cachaça. Aliás, a água que passarinho não bebe é um dos fortes do bar. A parede é repleta de garrafas e a origem dos rótulos vai de Minas Gerais à Paraíba.

O salão é pequenininho, com poucas mesas. O melhor é encontrar um lugar na calçada, ou mesmo ficar sentado no meio-fio, batendo papo bem à vontade do lado de fora. O clima é informal e me lembra muito os bares da minha saudosa Olinda (Budega do Véio feelings).

O enxuto cardápio do Bar do Zé. Pra saber as cachaças disponíveis, é só perguntar pra ele. Foto: Erika Azevedo
O enxuto cardápio do Bar do Zé. Pra saber as cachaças disponíveis, é só perguntar pra ele. Foto: Erika Azevedo

 

Como não costuma fechar tarde, o Bar do Zé é um programa perfeito para um happy hour ou uma pré da noitada, já que fica a cinco minutinhos da Lapa. Só não insista na saideira na hora do bar fechar, sob o risco de levar um fora. O mau humor do Zé é lendário (favor não confundir com grosseria, são coisas distintas). A questão é que ele leva o bar a sério e não atura freguês folgado. Com jeitinho, dá até pra arrancar um sorriso dele.

Bar do Zé (Britan Bar)
Endereço: Rua Barão de Guaratiba, 54, Glória
Aberto de segunda a sábado, das 10h à meia-noite. Domingo, do meio-dia às 17h.
Telefone: (21) 2558-6583

Gostou? Leia mais aqui:

RIO: As pataniscas do Pavão Azul, um clássico de Copacabana

SAO: petiscos e cerveja gelada na Adega Bar e Mercearia Santo Antônio

 


Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

 

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: Com ingressos a R$ 10, Theatro Municipal é programa imperdível

Assistir a um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro é,...
Leia Mais