Bar Bip-Bip, um reduto do samba carioca em Copacabana

Alfredinho, o lendario dono do bar Bip-Bip. Foto: Reprodução/Facebook

O menor dos grandes redutos do samba do Rio de Janeiro, o Bar Bip-Bip é um clássico de Copacabana. Patrimônio Cultural Carioca, foi inaugurado em 1968 e se transformou em um tradicional ponto de encontro de músicos da velha e da nova geração. Nomes como Milton Nascimento, Moacyr Luz e Beth Carvalho costumam dar uma palhinha por lá, na mais completa informalidade.

Aberto diariamente, somente aos sábados o Bip-Bip não tem música ao vivo. E a programação é sempre gratuita. As rodas de samba acontecem às quintas, sextas e domingos e costumam ser concorridas. O chorinho toma conta às segundas e terças, enquanto a quarta-feira é dia de bossa nova.

Roda de samba no Bip-Bip. Foto: The Table Hopper C.C.
Roda de samba no Bip-Bip. Foto: The Table Hopper C.C.

Dentro do bar, pequeno e estreito, os músicos ocupam praticamente todas as mesas e cadeiras, mas ninguém se incomoda: aqui, a música é a grande estrela. O estalar de dedos no lugar da salva de palmas ao final das canções, para não incomodar a vizinhança residencial, é outra marca registrada do Bip-Bip. E essas são apenas algumas das muitas particularidades do lugar.

O Bip – para os íntimos – conta com um sistema de atendimento peculiar. A cerveja, sempre geladíssima, fica numa geladeira no fundo do bar. Pra conseguir uma, basta ir lá pegar. A vibe self-service também vale pros petiscos. Quer uma porção de bolinhos de bacalhau? É só pegar e esquentar no forno. Sentado numa mesinha na porta do bar, o dono, Alfredinho, vai anotando o nome dos clientes e o que foi consumido. No fim da noite, é só acertar as contas.

Aliás, Alfredinho é uma atração à parte. Suas broncas são lendárias. Se o burburinho do público do lado de fora ficar mais alto que a música, não tem errada: Alfredinho vai levantar e dar um sonoro esporro. Nada pessoal. No Bip-Bip, a música é sempre prioridade. E que assim seja.

Bar Bip-Bip

Onde fica: Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2267-9696

Horário: Seg-Dom 19:00-00:00

Estação Próxima: Cantagalo (Metrô)


Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Erika Azevedo

Agenda cultural de fim de ano 2016 Rio-SP

Fim de ano é tempo de ficar o Natal com a família...
Leia Mais