RIO: 5 esportes cariocas e olímpicos (ou não)

A linda paisagem do Rio de Janeiro é a desculpa perfeita para colocar os pés para fora de casa durante o dia inteiro. Com tanto espaço ao ar-livre, praticar esportes no Rio é comum e algumas modalidades viraram instituições no lifestyle da cidade. Algumas foram inventadas ali mesmo – cariocas da gema. Outras, foram adaptadas à informalidade da cidade e por isso, são relaxadas demais para estar em uma Olimpíada.

Descubra os esportes cariocas que são olímpicos (ou não tão olímpicos assim) que são a cara da cidade. Quem sabe, um dia você se anima a praticar algum deles quando estiver por lá?

FUTVÔLEI

esportes cariocas

Foto: Gregory Bryson

O esporte mais carioca do mundo é o futvôlei. Nascido nas areias do Rio nos anos 60, hoje é oficialmente reconhecido e representado por várias federações pelo mundo. O futvôlei fez sua primeira aparição olímpica e foi a modalidade de exibição na Rio 2016, como símbolo de um esporte genuinamente local. Nosso sonho olímpico seria ver o Romário jogando futvôlei, outro esporte onde baixinho é craque. Mais carioca da gema do que essa mistura, impossível.

FRESCOBOL

esportes cariocas

Foto: Sheila Tostes

Não é um esporte olímpico, mas essa modalidade informal do tênis de praia é uma instituição carioca. Já foi proibido por lei de ser jogado nas praias do Rio de Janeiro, mas agora, com a onda olímpica, foi proclamado bem imaterial da cidade.

VÔLEI DE PRAIA

esportes cariocas

Não precisa ser o rei da praia para jogar vôlei no Rio. Foto: Sandi

Até o fechamento desse texto, não sabemos se ganharemos o ouro ou não no vôlei de praia. Mas esse esporte é tão brasileiro que nossa medalha já está garantida. No Rio de Janeiro, com uma orla gigante, não poderia ser diferente. As areias cariocas são muitas vezes quadras de treinamento para os campeões dessa modalidade. Mas não fique acanhado, porque qualquer nível de jogador pode jogar por lá, inclusive os mais pregos.

SURF

Esportes-cariocas-surf

Olha o caixoteeeeee. Foto: Alobos Life

Com um litoral gigante de cara para o Oceano Atlântico, é óbvio que o surf seria um esporte muito popular no Rio. Nos anos 80 e 90, o número de marcas de surf wear era gigantesco na cidade. Muitos cariocas têm suas pranchas, das mais amadoras até algumas mais profissionais, e caem no mar sem medo de tomar caixotes. O importante é surfar.

ASA DELTA

Esportes-Cariocas-Asa-Delta

Lá de cima do Morro Dois Irmãos. Foto: Mirrelle Cordeiro

Esse é para os mais corajosos. Para quem tem coragem, deve ser incrível sair voando do Morro Dois Irmãos. É uma das paisagens mais bonitas do Rio – e talvez, do mundo. Por ter um cenário como esse para a prática de asa delta, a prática virou um esporte com a alma carioca.

Ficou faltando algum dos esportes cariocas que são a cara da cidade na nossa lista? Conta para a gente!

Foto de destaque: Nina Nagano

Curta Almost Locals no Facebook e não perca nenhum post.

Siga Almost Locals no Instagram e saiba por onde andamos.

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

LON: Um café de gatos em Londres

Inspirado em um exemplo no Japão, o Lady Dinah´s Cat Emporium é...
Leia Mais