Réveillon em Lisboa: o que esperar desta noite

Le Réveillon no Convento do Beato. Foto: Facebook / Le Réveillon
Le Réveillon no Convento do Beato. Foto: Facebook / Le Réveillon

Quem escolhe a Europa para passar o Réveillon deve ter em mente uma coisa: a passagem de ano aqui em nada se parece com uma passagem de ano no Brasil. Faz frio (em alguns lugares, muito frio), está todo mundo de preto na rua e o repertório de superstições é bem menor que o dos brasileiros. Mas se você resolver trocar o verão brasileiro pelo inverno europeu e quiser passar o Réveillon em Lisboa, saiba o que esperar desta noite.

Apartamentos em Lisboa que nós conhecemos e recomendamos para sua temporada na cidade

Jantar de Réveillon

Muitos restaurantes oferecem menus especiais para a noite de Réveillon. Como Lisboa vem se tornando uma cidade cada vez mais turística, a cada ano a oferta é maior – e também o público. Para evitar uma noite de Réveillon frustrada, faça sua reserva de jantar com antecedência. Hotéis e restaurantes com vista para o rio Tejo podem ser uma boa opção para quem procura um jantar especial de Réveillon. Algumas sugestões: Bairro Alto Hotel, Chapitô, Tágide e Panorama, no Sheraton Lisboa.

Cinco aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Megafestas de Réveillon

O que não falta é festa de Réveillon para entrar o ano novo bombando na pista. E não são poucas as megaproduções, que ocupam espaços incríveis de Lisboa. Alguns endereços para quem procura uma superfesta de Réveillon em Lisboa são o Convento do Beato, o Palácio Real da Tapada da Ajuda e o Museu da Carris. Alguns desses eventos oferecem jantar e a opção de ir só para se jogar na pista.

Pista da Lux Frágil. Foto: Facebook / Lux Frágil
Pista da Lux Frágil. Foto: Facebook / Lux Frágil

As festas descontraídas de Réveillon

Nem só de megafesta é feito o Réveillon em Lisboa e há boas opções para quem quer só se divertir sem compromisso. A Fábrica Braço de Prata, o Teatro do Bairro e a MusicBox são pousos certos para depois da virada. E a mítica Lux Frágil é ótima opção para se acabar na pista e ainda ver o primeiro nascer do sol do ano sobre o Tejo. Se você estiver perdido depois da meia-noite, siga para o Cais do Sodré ou o Bairro Alto e deixe-se levar pela vibe do momento.

5 lugares em Lisboa que viajantes brasileiros amam (e por que conhecê-los)

Hora da virada

A Câmara Municipal de Lisboa organiza uma programação de shows na Praça do Comércio e à meia-noite lá é o epicentro da virada, com queima de fogos. O clima é de festa na rua, com uma mistura de jovens e famílias. Como o metrô fecha à 1h mesmo na noite de Réveillon, logo após a queima de fogos a dispersão é grande: muita gente começa a se encaminhar para casa ou para alguma festa fechada.

Queima de fogos no Rio Tejo. Foto: Facebook / Câmara Municipal de Lisboa
Queima de fogos no Rio Tejo. Foto: Facebook / Câmara Municipal de Lisboa

O que vestir

Isso vai depender do seu estilo de Réveillon. Como é inverno, faz frio, e quem quiser ver a queima de fogos na rua vai precisar estar mais protegido. Já nas festas fechadas, a temperatura da pista vai fazer você suar. Nesse caso, leve um bom casaco para andar na rua, mas vista algo mais leve por baixo. Quase sempre as casas de festas têm uma chapelaria para você deixar seu casaco. E não se preocupe em vestir branco – quase ninguém usa a cor aqui no Réveillon.

O que colocar na mala para Lisboa

O dia seguinte

Dia 1º de janeiro é dia de atrações turísticas fechadas, assim como acontece nos comércios e boa parte dos restaurantes. Programe-se para não ficar perdido no primeiro dia do ano. Se estiver um dia de sol, vale visitar os miradouros da cidade ou fazer uma caminhada por Belém, aproveitando para visitar (e provar) os Pastéis de Belém. O Mercado da Ribeira e o Oceanário também funcionam nesse dia, mas em horários especiais.

Conheça os principais miradouros de Lisboa

Não dá para pular sete ondinhas no Tejo nem fazer oferenda para Iemanjá (porque isto é rio, da alçada de Oxum) mas passas, uvas e lentilhas você vai encontrar para manter a tradição e fazer suas simpatias de Ano Novo – se esse for o seu caso.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Visitamos a 8ª Colina, cervejaria artesanal no coração da Graça, em Lisboa

A Graça é um bairro de Lisboa que guarda alguns segredos nas...
Leia Mais