Restaurantes em Bolonha para lamber o prato

Quem busca bons restaurantes em Bolonha, tem curiosidade (e muita fome) em saber quais são os melhores lugares onde comer em uma das capitais gastronômicas da Itália. Quem já leu os 12 motivos para ir para Bolonha, sabe.

Fomos para Bolonha mais de uma vez e durante nossa primeira visita, provamos restaurantes clássicos encontrados em muitos blogs e sites, como Osteria dell’orsa, Pasta Fresca Naldi e Le Stanze, um lugar de aperitivo que fica dentro de uma antiga capela. Porém, na nossa segunda visita, pedimos dicas de alguns locais sobre restaurantes em Bolonha. O resultado dessa busca deliciosa está abaixo e também, nos nossos quilinhos a mais.

La Montanara

Esse pequeno restaurante em Bolonha é uma típica trattoria italiana. Ou seja, aconchegante, com mesas de madera, toalhas quadriculadas e claro, pratos que merecem aquela limpada final com o miolo do pão. O clima é romântico e vintage, com direito a um fogão antigo da vovó no canto.

O antipasto misto vem com uma focaccia fresca e fofinha, queijos e frios locais, polenta e uma mousse salgada. O Tagliatelle al ragù é o prato mais típico e se você está procurando restaurantes em Bolonha para provar essa delícia, já sabe onde. A Lasagne verdi al forno é outra ótima pedida. Outro prato super típico é a Cotoletta alla bolognese, que no Brasil, conhecemos como a famosa milanesa.

Foto: Sarah Galvao/Almost Locals
Foto: Sarah Galvao/Almost Locals
La Montanara

Onde fica: Via Augusto Righi, 15/A, Bolonha, Itália

Telefone: +39 051 221583

Horário: Seg-Sáb 12:15-14:30: 19:15-23:00. Fechado aos domingos.

Piadineria La Piadeina

Outra tradição gastronômica da Emilia Romagna é a piadina. Pense num taco estilo italiano, pensou piadina. O pão é fino e redondo e o recheio fica a critério do freguês. Com os ingredientes frescos da Itália, fica fácil saber que as piadinas são uma delícia. A do La Piadeina tem um pão fresco, macio e molhadinho (leva extra azeite na massa), bem superior à média local.

Nossas preferidas são a de mortadela com queijo provola doce e a de presunto de Parma com queijo squacquerone (queijo super cremoso) e rúcula. As piadinas são uma opção barata para quem quer comer bem em Bolonha, já que custam entre 4,50 e 6,50 euros na Piadeina.

O lugar, como qualquer Piadineria na Itália, não tem mesa para sentar, porém alguns balcões com cadeiras. Porém, não se preocupe, já que o conforto é inversamente proporcional à gostosura.

Piadineria La Piadeina

Onde fica: Via Calzolerie 1/C, Bolonha, Itália

Telefone: +39 051 849 1030

Horário: Todos os dias, de 11:00-20:00

La Bella Napoli

O nome não é nada criativo para uma pizzaria, mas a pizza do La Bella Napoli é uma delícia, ao estilão napolitano com massa fina e assada no forno à lenha. Ok, a pessoa tem que fazer muito esforço para encontrar uma pizza ruim na Itália. Mas curtimos o lugar também pelo climão familiar de cantina, com mesas gigantes de locais barulhentos, que se misturam com os turistas felizes e um serviço bem amigável.

Foto: La Bella Napoli
Foto: La Bella Napoli

Não tem muito bla bla bla. Peça a pizza com os ingredientes que você mais curtir, sem medo de errar.

Pizzeria La Bella Napoli

Onde fica: Via S. Felice, 40, Bolonha, Itália

Telefone: +39 051 555163

Horário: Ter-Dom 12:30-15:00; 18:00-01:00

To Steki

Quando você não puder mais ver massa na sua frente ou estiver a fim de comer uma ótima comida grega, passe no To Steki. O lugar tem um ambiente simples e um atendimento eficaz porém um pouco sem paciência.  A comida é caseira, cheia de sabor e o clima é festivo.

Muitas opções de carne grelhada, mousaka, croquetes de queijo feta, charutinho de uva, polvo com grão de bico, pimentão recheado com carne…para quem curte sabores mediterrâneos, frescos e deliciosos.

To Steki

Onde fica: Largo Respighi, 4E, Bolonha, Itália

Telefone: +39 051 268012

Horário: Todos os dias, 11:30-23:30

Quer mais dicas de restaurantes em Bolonha?

Ficou com água na boca e quer levar as delícias de Bolonha para casa? Confira essa lista de delicatessens e mercados em Bolonha! 

Quer provar o melhor sorvete italiano diretamente da fonte? Provamos e aprovamos várias sorveterias em Bolonha.

O Almost Locals foi convidado pelo Turismo da Emilia Romana para visitar Bolonha na Itália, pelo programa Blogville. Todos os lugares citados nesse post foram selecionados pelo Almost Locals, que visitou a todos por conta própria.

Foto de destaque: Flickr Jessica Spengler

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Sarah Oliveira

BCN: Bangkok Café, Thai ótimo fora do circuito

Depois de ter ido e amado o Petit Bangkok em Gràcia, achei...
Leia Mais