Restaurantes em Berlim para ir com os amigos

Dividir comida nos restaurantes em Berlim não é muito comum. Os alemães, mesmo em grupo, pedem cada um seu prato e pronto. Mas eu sou brasileira, de ascendência asiática e estudei num colégio italiano, então eu cresci com essa coisa de achar legal encher as pessoas de comida, mesas cheias de pratos diferentes, porções grandes e tudo o mais. Por sorte, alguns dos meus lugares favoritos pela comida aqui são especialmente adequados para se ir com a família ou os amigos, porque servem pratos enormes. E todo mundo adora, independente da nacionalidade.

Wok Show

O cardápio tem especialidades chinesas e alguns menus de preço fixo, mas todo mundo só pede os jiaozi. Recheados com carne de porco, boi, cordeiro, camarão ou vegetais, podem ser cozidos ou fritos. Eu sempre calculo uma porção inteira de 40 unidades para cada 3 pessoas. A meia porção, com 20 unidades, satisfaz bem 2 pessoas. Os meus preferidos são o de camarão com carne de porco (fritos) e o de carne de porco com espinafre (cozidos), mas vou dizer que já provei quase todos os tipos num dia em que pedimos 210 unidades para 12 pessoas…

wok show
Jiaozi do Wok Show (foto: A.Lim/Almost Locals)

Louis

Situado em uma parte pitoresca de Neukölln, o Louis serve cozinha austríaca e um dos maiores schnitzels de carne de porco que já vi. Como no Wok Show, o ideal é dividir um schnitzel em três (não dá pra ver, mas vem com umas batatinhas por baixo, eu juro). Com uma cerveja para cada um, a conta vai dar cerca de 10 euros por pessoa. E sim, é uma delícia.

Arirang Bulgogi

Existem vários restaurantes coreanos chamados Arirang em Berlim. Este é o que abriu mais recentemente em Prenzlauer Berg, no lugar de um restaurante grego (por isso, não estranhe o interior nada típico). O cardápio é bem tradicional e autêntico, bem diferente dos coreanos moderninhos que surgiram na cidade na última década, e oferece vários pratos para serem divididos, entre hot pots e churrasco coreano (bulgogi). Nas duas vezes em que pedimos um desses para 2 pessoas, não demos conta da comida. Peçam um mariniertes Rindfleisch ou um Feuertopf e divirtam-se.

churrasco coreano
Bulgogi no Arirang Bulgogi (foto: A.Lim/Almost Locals)

Doyum Grillhaus

Como em todo restaurante turco que se preze, alguns pratos são feitos mesmo para se dividir. Isso na foto é um Lahmacun Porsiyon – 3 pizzas turcas (lahmacun) enormes (não dá pra ver, mas estão uma em cima da outra), cortadas na metade e acompanhadas por salada. Pedindo também os meze (seleção de pequenas entradas) frios e quentes, dá pra alimentar muita gente gastando pouco.

lahmacun do Doyum
Lahmacun Porsiyon do Doyum (foto: A.Lim/Almost Locals)

Veja também: Restaurantes baratos em Viena? Sim, existem!

 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Anna Lim

BER: Shaniu’s House of Noodles

Pronto. Começou a palhaçada de escurecer às 5 da tarde. Com a...
Leia Mais