LIS: Experimente o Pharmacia, um restaurante delicioso em Lisboa

Salão interno do restaurante Pharmacia

Há tempos eu queria experimentar o Pharmacia, um restaurante que ocupa o bonito prédio do Museu da Farmácia, em Lisboa, de cara para o Miradouro do Adamastor. Um dia, aproveitando a passagem da Paulinha – nossa Almost Local de Madri – pela capital portuguesa, afinal fui conhecer o lugar. Se eu gostei? Gostei tanto que passei seis horas ali dentro, entre um almoço na área externa e umas garrafas de vinho no gramado.

Miradouros de Lisboa: descubra qual combina mais com você

Era um domingo de primavera, com aquele vento fresco que os lisboetas conhecem bem e que fazem da permanência sob o sol um prazer por si só. Assim, Paulinha e eu optamos por ficar na área externa para o nosso almoço. O cardápio do Pharmacia é mais voltado para a experiência da partilha. Ou seja, os pratos vêm na medida para serem divididos por toda a mesa e todo mundo provar um bocadinho de tudo. Eu, que sou do tipo de meter minha colher no prato alheio, adoro essa mania portuguesa.

Área externa do Restaurante Pharmacia, em Lisboa

Área externa do Restaurante Pharmacia, em Lisboa. Foto: Flávia Motta

Escolhemos uma salada de legumes grelhados, beterraba assada, queijo picante de Castelo Branco (que queijo!) e torradas de bolo do caco. O adocicado da salada com o picante do queijo combinava à perfeição. Comemos ainda uma tábua de sardinha empanada na farinha de milho com choco frito (algo parecido com lula, típico daqui) e maionese de cenoura. Completamos a tríade principal com vieiras à bulhão pato com massa fresca e chalotas, que foi o prato de destaque da tarde. Paulinha e eu ainda dividimos a torta de limão no jarro. Ela amou, eu sou do tipo que prefere chocolate na sobremesa.

Descubra cinco delícias que você PRE-CI-SA provar quando passar por Lisboa

Salada de legumes grelhados com queijo do restaurante Pharmacia

Salada de legumes grelhados do Pharmacia. Foto: Flávia Motta

Tábua de choco frito com sardinhas do restaurante Pharmacia

Tábua de choco frito e sardinhas com maionese de cenoura. Foto: Flávia Motta

Massa fresca à bulhão pato com vieiras grelhadas, do restaurante Pharmacia

Massa fresca à bulhão pato com vieiras grelhadas, o prato campeão da tarde. Foto: Flávia Motta

Torta de limão no pote, do restaurante Pharmacia

Torta de limão no pote, com suspiros. Foto: Flávia Motta

Do almoço fomos para o gramado, onde duas amigas já tomavam a primeira garrafa de vinho. Depois dessa, foram mais duas garrafas e o tempo de bater uma fominha de novo. Voltamos a petiscar e dessa vez optamos pelos croquetes de pato com compota de laranja – tão bons que pedimos uma segunda porção.

Duque: um pub em Lisboa para conhecer a cerveja artesanal portuguesa

Croquetes de pato com compota de laranja, do restaurante Pharmacia

Croquetes de pato com compota de laranja. Foto: Flávia Motta

Tirando partido do fato de estar dentro do Museu da Farmácia, o Pharmacia brinca o quanto pode com isto. O cardápio se chama Receituário e a carta de drinques traz bebidas com nomes de remédios conhecidos, como Omeprazol. No lindo salão principal, mobiliário e objetos de farmácias antigas reafirmam o conceito do espaço e até o papel de parede tem como estampa utensílios típicos desses estabelecimentos.

Descubra seis boas sorveterias para você se refrescar em Lisboa

Salão interno do restaurante Pharmacia

Salão interno do restaurante Pharmacia. Foto: Flávia Motta

O cardápio do Pharmacia é assinado pela chef Susana Felicidade, que já esteve à frente dos menus da Petiscaria Ideal, da Taberna Ideal e hoje divide sua atenção também com a Cozinha da Felicidade, no Mercado da Ribeira. Com perdão do trocadilho, mas eu sempre fui muito feliz nos restaurantes da Felicidade. Acho que você devia ser também.

Onde fica: Rua Marechal Saldanha 1, Bica, Lisboa, Portugal
Telefone: +351 213 462 146
Horário: Todos os dias 12:30-01:00
Estação próxima: Chiado

A foto que abre este post mostra um dos salões internos do restaurante Pharmacia e é de Flávia Motta.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Rooftops em Lisboa para curtir a cidade do alto em grande estilo

Sendo a cidade das sete colinas (oito, na verdade), Lisboa tem um...
Leia Mais