LIS: 4 fatores que fazem de Portugal um campeão também fora dos gramados

Seleção portuguesa na Alameda Afonso Henriques, comemorando a vitória na Euro 2016. Foto: João Maria Pingo

Portugal conquistou a taça da Eurocopa 2016 e o técnico português José Mourinho se apressou em postar nas redes sociais uma comemoração e um convite para que se visite o país dos campeões europeus. Futebol à parte, há outras razões pelas quais Portugal pode ser considerado um verdadeiro campeão. Vamos a elas.

Saiba como é assistir a um jogo de futebol no Estádio da Luz, em Lisboa

Balneabilidade das praias

Praia do Porto de Mós, no Algarve. Foto: Lacobrigo / Wikimedia
Praia do Porto de Mós, no Algarve. Foto: Lacobrigo / Wikimedia

Segundo o último relatório anual da Agência Ambiental Europeia (EEA, na sigla em inglês), de maio de 2016, 85% das águas de Portugal têm excelentes condições de balneabilidade. A porcentagem considera praias fluviais e praias litorâneas. Quando se restringe a análise apenas às praias litorâneas, Portugal tem 96,8% delas em condições excelentes ou boas de banho.

Descubra cinco diferenças entre as praias cariocas e as praias ao redor de Lisboa

Segurança

Segundo o Índice Global de Paz, divulgado em junho de 2016, Portugal é o quinto país mais pacífico do mundo. No índice anterior, de 2015, tinha ficado em 14ºlugar. Com isso, foi o país europeu que mais posições subiu no ranking. Entre os países lusófonos, Portugal é campeão absoluto, sendo o mais pacífico. Só para efeito de comparação, o Brasil ocupa a 105ª posição no ranking geral do Instituto para Economia e Paz.

Cinco hábitos que eu mudei quando vim morar em Lisboa

Energia elétrica

Parque Eólico da Lousã. Foto: CorreiaPM / Wikimedia
Parque Eólico da Lousã. Foto: CorreiaPM / Wikimedia

Em maio deste ano, Portugal passou 107 horas funcionando com eletricidade produzida apenas por fontes renováveis de energia. Ou seja, foram mais de 4 dias inteiros em que o país se abasteceu apenas com energia solar, hídrica e eólica, sem produzir nenhuma emissão de carbono.

Confira seis respostas para perguntas sobre morar em Portugal

Bandeira Azul

Portugal tem 332 praias litorâneas e fluviais certificadas com Bandeira Azul. Essa certificação considera qualidade da água, disponibilidade de informação ambiental (e existência de atividades de educação ambiental), limpeza da praia, condições das instalações sanitárias, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e uma série de outros fatores. Em números absolutos, Portugal é o sexto país europeu com mais praias de Bandeira Azul, perdendo apenas para países que têm litorais bem maiores, como Espanha e Grécia.

Escapada de verão no Algarve, desde Lisboa. Veja como fazer

A foto que abre este post mostra a seleção portuguesa comemorando a vitória do Euro em Lisboa e é de João Maria Pingo.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Há bem mais do que arraiais rolando em Junho em Lisboa. Prepare-se

Mês em que se comemora o aniversário do padroeiro de Lisboa, Santo...
Leia Mais