Porque morar em Barcelona é incrível

2017, é moda morar em Lisboa ou Berlim. Morar em Barcelona já foi hype, por volta dos anos 2000, quando muita gente viu que as mudanças das olimpíadas de 92 vieram para ficar. Mas isso não significa que ninguém mais vem para a Cidade Condal, pelo contrário. A cada dia, mais e mais estrangeiros chegam para chamar Barcelona de casa. Só não está no boom dos noticiários como a bola da vez e a salvação de todos os problemas.

Morar em Barcelona é incrível a gente conta aqui alguns dos motivos.

Hello from Sunny Barcelona

É comum na Europa que as pessoas se refiram à cidade dessa maneira. O motivo é óbvio. O clima de Barcelona é abençoado com um céu azul e um sol que brilha até nos dias de inverno. Barcelona tem 2.524 horas de sol por ano, contra 1480 de Londres. Entendeu porque todo inglês ama isso aqui? Muita gente quer morar em Paris, mas há que considerar que a cidade tem 1661 horas de sol por ano. Ou seja, se você gosta de sol, Sunny Barcelona é para você.

Estamos no mediterrâneo e por isso, o verão em Barcelona pode ser seco. Porém, ele é menos sofrido que em outros lugares da Espanha, Itália ou França. O motivo é o próximo item da lista.

Um dia de praia de inverno em Barcelona! Foto: Flickr Henri Vk

Mar i Muntanya

Barcelona tem praias e isso conta muitos pontos para ela ser uma das melhores metrópoles para morar na Europa. A Barceloneta é bem turística e suja, porém outras praias, como Bogatell, tem um clima um pouquinho mais local e tranquila. Os barceloneses, porém, gostam de ir às praias fora da cidade, como Sant Pol de Mar, Montgat e Gavà, a apenas 30 minutos do centro. Mais selvagens, águas mais cristalinas e gente que mora na cidade.

Aí chega o inverno e o que quem mora em Barcelona faz? Vai para as montanhas! Na verdade, os locais sempre gostam de fazer caminhadas por lá, independente do clima. Ao norte da cidade está o Parc Natural de la Serra de Collserola. Já fora de Barcelona, estão as impressionantes Montserrat e Montseny, montanhas com formas naturais bem peculiares. Para quem quer esquiar, os Pirineus ficam a duas horas de carro da cidade.

Mar i Muntanya é uma expressão bastante usada na Catalunha e marca muito o mindset local – até na comida, com misturas de polvo com almôndegas ou lulas e linguiça.

I want to ride my bicycle

Morar em Barcelona é andar de bicicleta. A cidade é uma das melhores do mundo para quem quer se locomover em duas rodas e fazer um pouco de exercício. Não é uma opinião, é um fato. O Copenhagenize Bicycle Friendly Cities Index 2017 elegeu Barcelona como a 11a melhor cidade para andar de bicicleta.

morar em Barcelona
Ciclovia do Passeig de Sant Joan. Foto: Flickr Henri

A colocação no ranking é boa, mas apresenta alguns problemas que a cidade tem. Muitas vezes, temos que andar junto com os carros, pois não existem tantas ciclovias como em Berlim ou Amsterdã. Porém, é tudo bem tranquilo. A maioria dos motoristas respeitam o ciclista, então é só andar pela direita e NUNCA pela contramão (só no Brasil as pessoas acham que isso é normal) e dificilmente algo vai acontecer.

Pequena e grande

Barcelona tem 1,6 milhões de pessoas. Para proporções brasileiras, isso é uma cidade pequena. E ela realmente é, comparada com Madri, Paris ou Londres. E isso que faz dela especial: uma capital (da Catalunha, claro) longe de ser lotada de gente – e com espaço para as pessoas transitarem.

morar em Barcelona
Barcelona entre o mar e a montanha. Foto: Flickr Rodrigo Paredes

Apesar do tamanho, Barcelona está no mapa global por muitos motivos – seu exemplo urbanístico, sua beleza, gastronomia e agenda de eventos. A maior feira de mobile do mundo acontece aqui todos os anos, além de alguns dos festivais de música mais importantes do mundo.

Ou seja, morar em Barcelona é estar em um pueblo y una ciudad.

Tranquilona e festeira

Quando um turista vem para Barcelona, principalmente no verão, tem a impressão que a cidade é um formigueiro. Durante essa época, tente andar pelo Eixample, Poblenou ou Sants que você vai ver a tranquilidade que é. Até mesmo em lugares hypados, como Sant Antoni, as ruas são calmas. Caminhas à noite então é uma sensação de paz total.

Ao mesmo tempo, quem quer agito pode dar um passeio pelo Raval ou Born, com milhares de barzinhos ou baladas. Para quem curte shows, Barcelona é um prato cheio. De DJs estrelados, bandas consagradas ou aquelas que são a novidade do ano, todos passam por Barcelona.

Outra cena bastante movimentada por aqui é a gastronômica. Barcelona tem fama de ser um dos melhores lugares da Europa para comer e não páram de abrir novos restaurantes, desde as tradicionais tapas até aquela comida moderninha.

Suspirar pelas esquinas

Morar em Barcelona é sempre encontrar um prédio surpreendente pelo caminho. O modernismo catalão impera no Eixample, enquanto no Poblenou, estão os edifícios contemporâneos.

morar em Barcelona
Prédio modernista no Eixample. Foto: Flickr Maduarte

Já na cidade antiga, é possível sentir um pouco de como seria a vida na cidade em outros séculos. O Raval, Gótico e Born são os 3 bairros antigos da cidade que tem ares históricos.

Em Barcelona, o antigo e o moderno convivem bem e esse é um dos motivos porque a cidade é uma das mais bem planejadas do mundo. Ficar apaixonado por ela é fácil.

E você, tem outros motivos para morar em Barcelona?

Veja todos os nossos posts sobre Barcelona aqui.

Foto de destaque: Flickr Eser Aygun

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

LON: Mercados de rua no leste de Londres

Uma das maneiras mais divertidas de comprar em Londres é ir aos...
Leia Mais