RIO OLÍMPICO: Fique por dentro dos eventos-teste que agitam a cidade, na contagem regressiva para as Olimpíadas Rio 2016

Centro Olímpico de Tênis, palco das Olimpíadas Rio 2016. Foto: Daniel Ramalho / Rio 2016
Centro Olímpico de Tênis, palco das Olimpíadas Rio 2016. Foto: Daniel Ramalho / Rio 2016

Quem disse que é preciso esperar até agosto pra sentir o gostinho das Olimpíadas Rio 2016? Na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, a cidade recebe uma série eventos-teste para entrar no ritmo da maior festa do esporte mundial. Os eventos-teste são competições preliminares que servem para testar as estruturas, a segurança e as equipes montadas para o megaevento. Alguns deles, inclusive, são etapas de classificação para atletas olímpicos e abertos ao público – uma chance e tanto para ver de perto alguns dos melhores esportistas do mundo, num esquema mais tranquilo – e bem mais barato – do que quando os jogos começarem pra valer.

Batizado de Aquece Rio, o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos começou ainda em 2014 e, na reta final dos preparativos, vai contar com mais 22 competições até o fim de maio, abrindo pela primeira vez equipamentos olímpicos como a Arena Carioca 1, o Estádio de Deodoro e o Campo Olímpico de Golfe.

A partir de agora, acontecem os primeiros eventos-teste abertos ao público, com venda de ingressos. O primeiro deles é a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais – FINA, de 19 a 24 de fevereiro, que inaugura o novo Centro Aquático Maria Lenk, na Barra. Participam da competição 270 atletas de 50 países, que disputam 92 vagas para os Jogos. Os ingressos estão disponíveis no site do Aquece Rio e custam R$ 30 (inteira). 

Daí em diante, tem evento-teste praticamente toda semana e as competições acontecem em três regiões Olímpicas: Barra, Deodoro e Maracanã. Entre os torneios valendo vaga para os jogos, estão o qualificatório de Nado Sincronizado, também no Parque Aquático Maria Lenk, de 2 a 6 de março; a 2ª etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, no Centro Aquático & Arena da Juventude, em Deodoro, de 10 a 14 de março; as finais do Grand Prix de Espada & Campeonato Mundial de Esgrima, na Arena Carioca 3, na Barra, de 23 a 27 de abril; e o Campeonato Íbero-Americano de Atletismo, no Estádio Olímpico do Maracanã, de 14 a 16 de maio.

Vale lembrar que nem todos os eventos-teste contam com venda de ingressos, sendo fechados ao público. É o caso dos que levam o nome do Aquece Rio, organizados exclusivamente para testar as operações específicas de cada esporte. Para conferir a programação completa e acompanhar a venda de ingressos, basta acessar o site: www.aquecerio.com.

Gostou? Leia mais aqui:

RIO OLÍMPICO: No clima das Olimpíadas, um guia para curtir o melhor de Madureira

RIO OLÍMPICO: Por que a nova Praça Mauá é o novo point da cidade


Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: 6 marcas de cerveja artesanal do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Que carioca gosta de cerveja, não e novidade pra ninguém – a...
Leia Mais