Passeio de barco pelo Tejo é uma forma mágica de conhecer Lisboa

De barco pelo Tejo. Foto: Flávia Motta
De barco pelo Tejo. Foto: Flávia Motta

Fazia tempo que eu ficava, em terra firme, admirando o vaivém de barcos pelo Tejo. Namorando de longe aqueles veleiros navegando por esse rio que desafoga as vistas de Lisboa. Pois eis que a oportunidade surgiu, a convite da SeaBookings, e eu encerrei esse verão em grande estilo: com um passeio de barco em Lisboa ao pôr-do-sol, no último dia da estação.

Nosso ponto de partida foi a Doca do Bom Sucesso, bem pertinho da Torre de Belém. Filipe, nosso skipper, entregou nossos coletes salva-vidas, deu as orientações necessárias e anunciou nosso roteiro antes de partir: da Torre à Baixa de Lisboa, voltando mais próximos da margem sul do Tejo.

Torre de Belém. Foto: Flávia Motta
Torre de Belém. Foto: Flávia Motta
Lá no alto, Igreja de São Vicente e o Panteão. Foto: Flávia Motta
Lá no alto, Igreja de São Vicente. À direita, o Panteão. Foto: Flávia Motta
Cristo Rei, na margem sul do Tejo. Foto: Flávia Motta
Cristo Rei, na margem sul do Tejo. Foto: Flávia Motta

Do Bairro Alto a Santos, um passeio pelos bairros boêmios de Lisboa

Admirar Lisboa pelas águas do Tejo

Já na saída, a primeira surpresa foi ver a Torre de Belém de dentro d’água, como se flutuasse sobre o rio. Foi a deixa para Filipe começar a dar sua pequena aula. Eles nos contou que a Torre tinha um par, uma construção idêntica na margem sul do Tejo e que, antes do terremoto de 1755 (que marcou para sempre a história de Lisboa), aquele pedaço de terra era uma ilha, com o Tejo indo até a beira de onde hoje fica o Mosteiros dos Jerônimos.

Cinco aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Seguimos subindo o rio, passando sob a Ponte 25 de Abril, beirando Cais do Sodré, Ribeira das Naus, Praça do Comércio, Alfama… Agora era a minha vez de ver a cidade passar por mim, admirar Lisboa do seu ponto mais baixo, com as colinas se movimentando à minha frente.

Ponte 25 de Abril. Foto: Flávia Motta
Ponte 25 de Abril. Foto: Flávia Motta
Torre de Belém ao pôr-do-sol. Foto: Flávia Motta
Torre de Belém ao pôr-do-sol. Foto: Flávia Motta

Passada a Baixa, era hora de retornar ao cais. O passeio de barco pelo Tejo termina de frente para o pôr-do-sol. Com o veleiro é bem estável, não balança muito, foi inevitável ir até a proa para ter uma visão ainda mais privilegiada do fim do dia. Some-se a isso o copo de vinho branco que nos foi oferecido e, sinceramente, eu não podia ter me despedido melhor desse verão europeu.

Experimente o Pharmacia, um restaurante delicioso em Lisboa

Fim do passeio de barco pelo Tejo. Foto: Flávia Motta
Fim do passeio de barco pelo Tejo. Foto: Flávia Motta

Flávia Motta fez o passeio de barco pelo Tejo a convite da SeaBookings, especializada em reservas de atividades marítimas em Portugal.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Onde comer na Ilha de São Miguel, nos Açores

Há poucas formas melhores de se conhecer um lugar do que pela...
Leia Mais