Passeando de barco pelas mais lindas praias de Menorca

Praias em Menorca

As praias de Menorca estão entre as mais impressionantes da Espanha. O motivo? Esse maravilhoso azul turquesa do mar. A apenas 40 minutos de vôo de Barcelona, essa ilha ainda tem uma aura selvagem e bem menos turística que suas irmãs mais famosas – Ibiza e Mallorca.

As mais lindas praias de Menorca estão ao sul da ilha. Macarella, Macarelleta e Turqueta formam a trindade sagrada de quem passa por lá. Visitá-las durante a temporada alta, porém, requere um pouco de planejamento e paciência. A lotação e os estacionamentos das praias são limitados. Para evitar o congestionamento e a confusão, o governo de Menorca coloca painéis eletrônicos nas estradas, que avisam se os estacionamentos das praias estão cheios. Assim, quem entra no caminho estreito de mão única que leva à praia, sabe que vai encontrar um lugar ao sol com certeza. O problema é que quando a praia é muito disputada, o melhor horário para chegar é ao redor das 8 da manhã. Puxado para as férias!

Por isso, para conhecer as mais lindas praias de Menorca, alugamos um barco. Assim, não precisaríamos acordar cedo, caminhar quilômetros para chegar na praia e nem lutar por um pedaço de areia, que é realmente disputada. Ah claro, não podemos esquecer da poluição sonora: praias lotadas de gente falando alto, crianças gritando e impedindo seu cochilo ou uma leitura sossegada de livro. Mas o melhor dos motivos mesmo é dar de cara com essas vistas.

Alugar um barco em Menorca e passear pelas praias da ilha é um programa de sonho de verão. Mergulhar em alto mar, nadar junto com os peixes, entrar em cavernas com águas cristalinas, deitar na proa e ficar contemplando o formato das impressionantes rochas da costa…tudo isso só dá para fazer do mar, dentro de um barco.

Alugamos uma lancha pela Nautal, site que funciona como se fosse um Booking.com dos barcos. Presente em toda a Europa, a Nautal é um comparador de preço de embarcações, reunindo várias pequenas e médias empresas que trabalham com aluguel de veleiros, lanchas e outros. Alugamos essa aqui, que tem capacidade para 8 pessoas, custa 290 euros o dia  e exige que o condutor tenha carta. Caso não tenha ninguém no seu grupo que possa fazer isso, a saída é alugar embarcações menores que não precisam de permissão para conduzir – ou contratar o serviço de alguém que possa ser o capitão durante o passeio. Todos esses detalhes são acertados com a empresa que aluga o barco, via o site da Nautal.

Pegamos o barco por volta das 11 da manhã no porto da Ciutadella de Menorca e de lá, partimos direto para a Turqueta. O trajeto durou em torno de 30 minutos. O mar estava perfeito nesse dia: pouco vento e poucas ondas. Por isso, a calmaria deixava o mar muito mais cristalino – e o barco não balançava nada. Dica: se o vento está norte, vá para o sul e vice versa. Assim, o mar fica menos revolto e o passeio, muito mais prazeroso. Ficamos algumas horas parados na Turqueta – contemplando, nadando, suspirando…

Nossa capitã Anne Sophie e a foto clássica do pulinho

No meio da tarde, colocamos nossa âncora na Macarella e Macarelleta. É possível ir nadando até a praia e comparar a beleza dos dois lados. Ficamos com o lado de quem está no mar! Macarelleta é deslumbrante…cala bem pequena, cravada entre paredões de pedra, com a beleza dramática mediterrânea de cena de cinema.

Muita gente aluga o barco para dar a volta na ilha e conhecer muitas praias. Decidimos focar em Turqueta, Macarella/Macarelleta e Es Talaier e gastar mais tempo contemplando a beleza de cada uma delas. Como a tempo entre elas é de 10 minutos de barco, tampouco gastamos muito em gasolina  – ao redor de 50 euros. Ah sim, essa uma dica importante para quem aluga barcos: é preciso devolver o tanque cheio! No caso da Nautal, a empresa que alugou nosso barco nos levou até o posto de gasolina marítimo, ajudando a gente nesse momento importante.

Outra dica para os marinheiros de primeira viagem:  antes de embarcar, prepare toda a comida e bebida. Passar o dia em um barco exige hidratação e claro, snacks para matar a fome. Saladas, pastinhas e outros pratos levem caem bem. Ah claro, não pode faltar a cava espanhola ou o gin de Menorca para brindar a vida em alto mar, de cara para as estonteantes praias dessa ilha maravilhosa.

Bring your own booze!

Quer conhecer outras praias européias? Saiba porque a Croácia é a boa do verão.

Agradecemos a Nautal por ter nos ajudado na escolha do barco perfeito para o nosso passeio marítimo pelas praias de Menorca!

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Onde comer mais barato com os melhores chefs do mundo

Todo foodie adora uma listinha de restaurantes. Talvez a mais incensada delas...
Leia Mais