Parques e Jardins de Paris

Paris não tem praia e por isso, os locais investem na vida de parques e jardins. O piquenique é algo comum na cidade, assim como jogar conversa fora em algum banco, ler um livro, jogar bocha ou simplesmente pegar um sol – quando ele resolve dar as caras. Segundo o site da Fundação Parques e Jardins da cidade, existem 116 deles! Paris é urbana, mas é uma das capitais mais verdes na Europa. Para quem quer curtir a cidade ao ar livre, separamos alguns parques e jardins de Paris – sempre com uma dica a mais de local para aproveitar ainda mais.

Parque de Buttes-Chaumont

Um dos maiores parques de Paris, com 25 hectares, o Buttes-Chaumont fica no 19° distrito da cidade, perto de Belleville e do norte do Canal Saint Martin. De cara, dá para perceber que ele não tem nada a ver com os parques do centrão. Além do tamanho, o Buttes-Chaumont tem lago, cachoeiras, cavernas, uma ponte suspensa e exuberantes plantas exóticas. Como fica na parte alta da cidade, ele é bem sinuoso e por isso, tem vistas lindas da cidade.

Flickr Phil Beard

Os frequentadores são bem locais, já que o parque fica em uma zona fora do circuito turístico. Os mais antenados, porém, pegam as linhas 2 ou 11 do metrô para conferir um dos parques de Paris mais impressionantes. Dica local? Beba um vinho no Rosa Bonheur, uma antiga taverna dentro do parque. Como o Rosa fica na parte de cima do parque, tem vistas lindas para Sacre-Coeur e boa parte de Paris. Os fins de tarde de verão são uma delícia e bombam de gente.

Jardin des Plantes

Os franceses sabem fazer um belo jardim, vide os de Versailles. Imagine então como é o mais importante jardim botânico do país. Esse é o Jardin des Plantes.

Flickr JR P

Criado no século XVII como o parque das plantas medicinais, é hoje um dos mais bem cuidados e maiores jardins de Paris. A enorme estufa é o maior herbário do mundo, com 8 milhões de diferentes espécies de plantas. O labirinto é uma das lindas atrações verdes, junto com as flores que colorem esse jardim durante a primavera e o verão.

Além do jardim, a grande atração desse parque é o Museu de História Natural de Paris. Um programão para quem gosta de natureza.

Jardim da Place des Vosges

A Place des Vosges é a mais antiga praça planejada de Paris e fica no coração da cidade, entre o 3° e 4° distritos. Construída no século XVI com o nome de Praça Real, ela foi a responsável por fazer do Marais um bairro disputado a tapa como endereço quente de Paris para morar há centenas de anos. Era o point da nobreza para colocar o papo sobre a corte em dia e gente como Victor Hugo e o Cardeal Richelieu já moraram nos edifícios em volta da icônica Place des Vosges.

Flickr Marko Maras
Passaram-se os anos e hoje, todo mundo pode contemplar a beleza imponente desse jardim de Paris que é um dos mais históricos e tradicionais. Pela localização, é um lugar onde turistas estão transitando em todos os lugares. Dica para curtir melhor esse programa? Passe no L’éclair de Genie e prove um dos melhores da cidade. O de caramelo salgado é de lamber os dedos. Peça para levar em uma caixinha, sente na praça e coma essa delícia tipicamente francesa em um dos mais importantes  jardins de Paris. Se bater uma fome, passe no Chez Janou, bistrô charmoso em uma esquina, com menu da região da Provença. Saladas, entrecôte, pato, mexilhões e um risoto incrível com vieiras são algumas dos pratos que você vai encontrar no cardápio.

Parc Monceau

Situado no bairro mais chique de Paris, o 8° distrito, o Parc Monceau é um dos mais elegantes da cidade. No século XVIII, o Duque de Chartres, primo do Rei Luis XVI, decidiu fazer um parque público ao seu gosto pessoal. Como o tal Duque era fã dos parques britânicos, o Monceau é diferente da maioria dos parques de Paris exatamente por isso. Ao invés de caminhos simétricos, ele é mais orgânico, com rotas em curva. Outra curiosidade desse parque é a salada de referências. Uma rotunda na entrada, uma pequena pirâmide egípcia, colunas romanas, um templo dedicado a Marte, um moinho holandês e por aí vai. Tipo uma volta ao mundo.
jardins de paris
Flickr Cmkalina
O Monceau é um parque tão intenso em seus tons de verde que foi reproduzido por Monet em algum dos seus quadros. Vale ou não a visita?
Dica de formiga: passe na chique Pâtisserie des Rêves e escolha os doces das lindas vitrines da loja para levar e comer no parque.

E você, curte outros parques e jardins de Paris, com uma dica local?

Veja aqui mais dicas de Paris por nossas locais.

Foto de destaque: Flickr Cristiano Medeiros

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Onde comer as melhores tapas em Barcelona

Barcelona não é conhecida por ter uma das melhores cozinhas regionais da...
Leia Mais