As mudanças (boas) que vão rolar em Paris em 2016

Em 2016 muita coisa legal vai acontecer em Paris para que as pessoas possam aproveitar melhor a Cidade Luz. A maioria delas esta prevista para ficar pronta antes do verão acabar, ou seja, a gente vai poder curtir as novidades nos melhores meses do ano!

 

1) Limpeza do Canal Saint-Martin

Foto: P6 storage

O Canal Saint-Martin fica nos 10º  e 11º arrondissements e durante o verão ele fica lotado de locais e turistas desde o Arsenal, perto da Bastille até a o Bassin de la Vilette e além do Canal do Ourcq. Várias atividades estivas são promovidas ali.  Cada “spot” tem seus frequentadores típicos (um pouco como as praias do Rio de Janeiro e cada posto com seu público cativo), fazendo do Canal um personagem importantíssimo para a vida social parisiense.

E bom, você deve bem imaginar que esses frequentadores nem sempre são os mais limpinhos e mais sóbrios (afinal, depois de tantas garrafas de vinho rosé ao sol das 22h, até os mais certinhos dão uma entortada). Então de tempos em tempos ( a última foi há 15 anos) eles esvaziam o canal todinho e limpam tudo  <3.

Legal, ok, mas o melhor são os “tesouros” encontrados depois de tanto tempo embaixo d’água.  Já semana passada anunciaram mais de uma centena de Vélibs encontrados, scooters, cadeiras, malas e até privadas inteiras foram encontradas! E isso não é nada, da outra vez que limparam até munições da segunda guerra e peças de ouro tinha ali!

Com tudo isso algumas pessoas se perguntam: será que eu posso recuperar minhas chaves de casa que eu deixei cair lá dentro? Aparentemente a prefeitura de Paris colocou no ar um dispositivo para tentar recuperar objetos perdidos.

Outros querem saber se já podem nadar lá em abril, mês previsto para o fim da limpeza e entrega do canal cheinho novamente. Eu sei lá, antes eu sempre tive medo de cair lá dentro e voltar com três braços e um olho a mais na testa, acho que nem se jogar Quiboa por um ano inteiro resolve… mas tem quem curta.

Tesouros englutidos pelo Canal Saint-Martin

 

2) Transformação das bordas do Sena Rive Droite em ruas pedonais

almost_locals_paris_plano_mudanca_berges_de_seine

Foto: City guide Paris 

YES! Finalmente entenderam que a avenida Georges Pompidou do lado direito do Sena precisava ser fechada para pedestres! Falaram um monte sobre isso e finalmente o Conselho de Paris aprovou o projeto, para a nooossa alegriaaa! Assim, mais um lugarzinho para bater perna, ver a vida passar e andar de bicicleta olhando nada mais nada menos as melhores paisagens do centro de Paris, na beira do rio! São 3,3 quilômetros de ruas transformadas para acolher apenas pedestres e.. arborizadas, cheias de verdinhos, jogos para crianças, terrenos de petanca! Nossos pulmões agradecem…Deve ficar pronto pra esse verão!

3) A cidade musical e o polo de arte contemporânea da Ilha Seguin por Jean Nouvel

Previsto para esse ano, Paris vai ganhar na Ilha Seguin uma eco-cité cultural do futuro, imaginada por Jean Nouvel. Uma espécie de Museu do Amanhã da música, um polo de arte contemporânea (R4), galerias de arte, marionetes e um jardim de mais de 400 metros. Ao sudoeste da Grande Paris, perto de Boulogne Billancourt o complexo promete!

4) O parque Buttes de Chaumont recupera seu espírito original

Depois da parte central em torno do lago, é a vez das partes leste e oeste do parque, próximas da rua Crimée e da avenida Simon Bolivar de aproveitar de um embelezamento realizado até março de 2016. São as partes onde as mudanças serão mais visíveis e onde a grama será remodelada, onde os bancos, lustres e ambientações retomarão o estilo do segundo império, como era na época da criação do parque, em 1867! Pense em fotos maravilhosas que você vai poder tirar, principalmente na primavera <3

Pessoalmente adoro o parque, palco dos melhore piqueniques de verão, casa do Rosa Bonheur, famoso bar total gay-friendly, e um reduto de natureza no meio da loucura da metrópole! Ele já é lindo do jeito que é, imagino que depois da reforma vai ficar ainda mais legal, então esperamos ansiosamente o final do inverno para curtir com uma bela taça de vinho rosé! 😀

5) Abertura da Canopée des Halles 

Foto: Pôlerer châtelet les halles

Como uma imensa folha translúcida cobrindo à altura dos topos das árvores do jardim, a Canopée vai abrigar os dois edifícios, dos quais um será apenas para lojas. Essas duas alas serão dispostas ao redor de um pátio que se tornará o novo “coração” do les Halles

Bom, tudo isso pra dizer que, ENFIN, eles estão prevendo finalmente melhorar aquele labirinto de minotauro chamado de le Forum les Halles. A obra começou em 2010 e deve realmente terminar em 2018…quase 10 anos! O negócio ali é muito confuso hoje, com tapumes e pedaços em construção, fazendo com que uma simples busca pela Decathlon, pelo RER ou pela Darty se transforme em uma aventura subterrânea sem fim.

YES 2016 ! Previsto para a primavera deste ano!

6) Reforma do Nordeste parisiense

almost_locals_paris_plano_mudanca_nord_est_parisien

Foto: Paris Nord-est Imaginons

A região nordeste de Paris vai ficar de cara nova. Entre as portes de la Chapelle e de la Villette estão previstos vários espaços verdes, asssim como uma cité universitaire para os estudantes e além disso os lojistas farão parte também da mudança de paisagem.

Mais precisamente os arrondissements 10, 18 e 19. Promete dar o que falar, porque são bairros que hoje se encontravam até agora um pouco abandonados pela prefeitura, sujos e mal organizados. Vamos ver como vai acontecer, porque são bairros muito populares, com muitos imigrantes e essas mudanças todas são feitas para melhorar a vida dos cidadãos, porém é preciso muita organização para que a operação tenha sucesso! Previsto para acontecer ao longo do ano de 2016…

7) A Champs Elysées vai ser fechada para os pedestres uma vez por mês

almost_locals_paris_ano_novo_natal

Foto: 20 minutes

Todo mundo adorou o primeiro Dia Sem Carros em Paris, mas todo mundo achou que não foi suficiente. Por isso a prefeita de Paris, Anne Hidalgo decidiu renovar a ação todos os meses na belíssima Champs Elysées. A contar à partir da primavera! Se por acaso você vier para cá, verifique qual será o dia do mês, pois pode conseguir tirar fotos mais bonitas do Arc du Triomphe sem precisar esperar o sinal fechar/arriscar sua vida! Hahah!

Gostou das mudanças previstas para Paris em 2016? O que você acha que poderia melhorar além disso? Deixe nos comentários!

*Foto de destaque: screenshot da Amélie Poulain encontrado no site Ma Culture Confiture

 

PAR: Vrai ou Faux – mitos e verdades sobre Paris e parisienses

PAR: La vie n’est pas toujours rose – 6 coisas que não gosto em Paris

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Jordana Felisberto

Coisas que você nunca vai escutar sair da boca de um parisiense

Anedotas da vida parisiense entre-murs vista e explicada por uma brasileira quase...
Leia Mais