Onde comprar queijos em Barcelona para levar na bagagem

Finalmente o governo liberou a entrada de alguns produtos que os turistas brasileiros trazem na mala de volta para casa. Não, não estamos falando de eletrônicos, é algo muito mais gostoso mesmo: queijos e frios! Antes, rolava aquele frio na barriga na alfândega e o medo que um policial federal fosse jogar no lixo todas aqueles queijos franceses ou os presuntos espanhóis que você ia degustar com os amigos no Brasil. Agora, todo mundo pode!

Pensando nisso, separamos 5 endereços onde comprar queijos em Barcelona. Mas antes, uma dica: prefira os queijos curados e maduros na hora de levar na mala para o Brasil. Os queijos muito frescos ou de leite cru podem ficar comprometidos depois de tantas horas fora da geladeira. Outra boa dica é pedir para embrulhar o queijo ou os frios à vácuo na loja, assim ele vai durar muito mais.

Fromagerie Can Luc

A Queijaria do Luc, um francês ‘cremier-formager’ que vende queijos e produtos lácteos de todos os cantos do mundo, porém com foco nos queijos franceses e catalães. A loja parece pequena, mas Luc tem uma variedade de 100 queijos, além de todos os acompanhamentos imprescindíveis para uma degustação como Deus manda: vinhos, geléias, biscoitos especiais, temperos exóticos e outros mimos. O atendimento da loja é um amor de simpatia e claro, dá vontade de levar tudo.

Luc recomenda queijos de acordo com o humor de cada um. Para um encontro romântico, um Saint-Marcellin, queijo francês feito de leite de vaca e mega cremoso por dentro. O queijo mais vendido da casa é o Tomme d’Aydius, de leite de cabra cru dos Pirineus Franceses. Peça a ajuda do pessoal da loja e não tenha vergonha para pedir para provar.

Se você não resistir, o Luc oferece tábuas de queijos e vinhos para degustar na loja mesmo. Pela foto abaixo, dá para ver que eu não resisti. Esse é um dos principais lugares onde comprar queijos em Barcelona, hein?! E em um bairro super local, Gràcia.

can-luc-quesos-barcelona
Crédito: Almost Locals

El Corte Inglés – Plaza Catalunya

O El Corte Inglés é a maior loja de departamentos da Espanha e o maior de Barcelona é o da Plaza Catalunya. No subsolo, está também o maior supermercado da cidade, dividido em duas partes: o mercado ¨normal¨, gigantesco e com uma variedade impressionante de produtos da Espanha e de outras partes da Europa. O outro é o mercado gourmet, pequeno porém com uma seleção especial de queijos, frios e muito mais. Aqui você vai encontrar o melhor presunto do mundo, o Joselito. E também vai encontrar o Fuet, essa iguaria catalã.O Fuet tem um formato de um salame, porém é mais fino e sequinho. Na Catalunha, a tradição é cortar o Fuet em fatias e degustar com os amigos com vinho ou cerveja, enquanto o papo flui. O melhor Fuet da Catalunha (e como consequência, do mundo), é o de Vic. E claro que a loja do El Corte Inglés tem ele e muitos outros.

Can Mati Carles

Quer saber onde comprar queijos em Barcelona em um dos grandes mercados locais da cidade? Vá ao Can Mati Carles no lindo Mercat de Santa Catarina, no Born. Pegue sua senha e durante a espera, aproveite o tempo para escolher os queijos e presuntos para levar para casa, porque são muitos. As descrições estão em catalão, mas dá para entender tudo quase tudo. A variedade de presuntos é grande, desde o famoso Jamón de Bellota Ibérico, o Lomo Ibérico de Salamanca e claro, Fuet. Eles embalam à vácuo, como a maioria das lojas.

can-marti-carles
Crédito: Almost Locals

 

Fromatgeria Simó

Essa queijaria familiar está há 30 anos vendendo queijos europeus no Bairro Gótico em Barcelona. Ou seja, em um endereço bem fácil de passar na frente para quem está turistando pela cidade. Aqui, dá para encontrar o pecorino curado italiano, o autêntico cheddar de Gales e claro, muitos queijos das diversas regiões da Espanha. Como a loja é tranquila, dá para pedir muitas dicas das senhoras do balcão e provar os queijos antes de levar.

Vila Viniteca

Esse é um dos endereços gourmet principais onde comprar queijos em Barcelona. A Vila Viniteca no Born em Barcelona tem duas lojas grandes: uma dedicada completamente aos vinhos, com uma seleção animal, com vinhos tradicionais e biodinâmicos. A deli, logo em frente, tem uma ótima variedade de queijos, presuntos e também, acompanhamentos perfeitos para esse trio maravilhoso ¨queijos-frios-vinhos¨, como crackers, chutneys, geléias, azeites e muito mais.

vila-viniteca
Crédito: Vila Viniteca

 

Butifarreria Santa Maria

Essa casa de embutidos no Born, quase em frente à igreja de Santa Maria del Pi, é um arraso e um ótimo lugar onde comprar queijos em Barcelona. A quantidade de linguiças da Catalunha é impressionante e muitas são recheadas: cogumelos, foie com maçã e muito mais. A seção de presuntos e fuet é bem completa e existe uma geladeira de queijos interessante, com produtos locais

botifarreria-santa-maria
Crédito: Almost Locals

E você, tem alguma história triste de quando jogaram seus queijos e frios fora no aeroporto depois de uma viagem? Ou de alguma vez que você conseguiu trazer tudo na mala e depois comeu tudo em casa? Conta para a gente nos comentários

 

 

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Motivos para odiar o inverno em Londres

Para quem nasceu e cresceu derretendo no verão brasileiro e nunca passou...
Leia Mais