Onde comer na Ilha de São Miguel, nos Açores

Restaurante da Associação Agrícola. Foto: Reprodução / AASM

Há poucas formas melhores de se conhecer um lugar do que pela gastronomia local. Com os Açores, não seria diferente. Pescados super frescos e bifes deliciosamente tenros estão à prova em lugares que vão de autênticos botecos a verdadeiros candidatos a estrelas Michelin. Não se esqueça também do típico (e levemente picante) queijo da ilha de São Jorge e do bolo lêvedo, um pão típico local de massa adocicada, que você não deve voltar para casa sem provar. Se você também acha que conhecer um lugar é provar dos seus sabores, vem conferir essas dicas de onde comer na Ilha de São Miguel.

De Lisboa à ilha de São Miguel: incluindo os Açores no seu roteiro de férias em Portugal

Sofisticação em Ponta Delgada

Ponta Delgada não é um destino para turismo de luxo, mas os amantes de alta gastronomia vão encontrar seu lugar por lá. As opções para almoços e jantares mais sofisticados na cidade são o Anfiteatro, o restaurante da escola de hotelaria, e o À Terra, do Azor, o único hotel cinco estrelas do arquipélago. Ambos se baseiam na frescura dos ingredientes locais para oferecer pratos criativos e seus salões oferecem belas vistas da marina.

Salão do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Divulgação / Azor Hotel

Uma opção que não é de alta gastronomia mas é concorridíssima (tanto que tivemos que fazer reserva e voltar no dia seguinte) é A Tasca. No centrinho de Ponta Delgada, esse é o lugar para provar comida açoriana servida de forma descontraída. Foi lá que provei as típicas lapas – um marisco em concha, servido com manteiga de alho – e também comi atum selado com gergelim acompanhado por batata doce e inhame. Tudo muito bom. E ,sim, as raízes são outro ingrediente fundamental na dieta local.

Do mar à terra: o que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

O boteco dos chefs

Também fica em Ponta Delgada um restaurante que é querido pelos locais e – dizem – pelos chefs do continente. Oficialmente chamado de Cervejaria Sardinha, o Mané Cigano é um típico boteco português. O salão é pequeno e apertado, o balcão é de alumínio e as mesas são compartilhadas.

No cardápio, há um único prato especial a cada dia da semana e os cinco clássicos de todos os dias. Nós fomos nos recomendados chicharros fritos, peixes pequenos como sardinhas, na crocância ideal. E demos a sorte de passar por lá em dia de polvo guisado com batatas (tão curtidas no molho que chegaram escuras à mesa). Uma experiência de sabor inesquecível.

Lugares para tomar banhos quentes em São Miguel, nos Açores

Chicharros do Mané Cigano. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Alcides: um clássico local

Mas como não se pode falar em comida açoriana sem fazer referência ao bife, é preciso indicar O Alcides. Também no centro histórico de Ponta Delgada, esse restaurante pertence ao hotel anexo de mesmo nome e é tão concorrido que numa noite de segunda-feira de baixa temporada foi a sorte que nos ajudou a conseguir sentar na única mesa não reservada.

O bife é sensacional, macio ao ponto, o molho típico vem com o tempero perfeito para dar aquela molhadinha marota no arroz. Éramos três à mesa e um bife e meio foi mais que suficiente.

Dicas para escolher hospedagem na Ilha de São Miguel, nos Açores

Salão superior do restaurante Anfiteatro. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Almoçando nas Furnas

Um dos pratos típicos açorianos é o cozido das Furnas. Trata-se de um panelão de carnes (de boi, porco e frango) cozido com legumes nas caldeiras termais das Furnas. Como essa região fica dentro da cratera de um vulcão ainda ativo, seu subsolo tem diversas caldeiras em alta temperatura. É nelas que o cozido é preparado, em horas de cozedura lenta.

O resultado é bem parecido com o cozido que se popularizou no Brasil e vários restaurantes das Furnas oferecem não só o prato como também o mis-en-scene da retirada da panela da caldeira. No Terra Nostra não é diferente. A gente pode acompanhar a retirada do cozido e seguir para prová-lo no restaurante, acompanhado de arroz preparado no próprio caldo do cozido (maravilhoso).

Como fomos convidados mesmo para provar do cozido, experimentamos a cozinha do hotel na entrada e na sobremesa. Comecei o almoço com um tártaro de peixe fresco com pesto de salsa, salada de pepino e alcaparras que estava muito fresco e saboroso. Encerrei com uma sopa de ananás com crumble de especiarias: uma bola de sorvete numa calda quente de abacaxi com o toque diferente dos temperos.

Saiba o que fazer em um dia nas Furnas, na Ilha de São Miguel, Açores

Tártaro de peixe do Terra Nostra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Onde comer na Ilha de São Miguel, além de Ponta Delgada

Quando eu achava que já tinha provado as receitas clássicas da ilha de São Miguel – as lapas grelhadas, o atum fresco, o bife impecável, o bolo lêvedo e ananás de diversas formas – eis que Sete Cidades me apresenta um novo sabor local: o queijo fresco.

Feito de leite de vaca, com uma consistência bem macia (tipo um queijo minas frescal, mas menos salgado e mais ‘liso’), ele chega à mesa no restaurante Lagoa Azul servido sobre uma folha de conteira, a planta com propriedades bactericidas na qual o queijo é conservado. Acompanhe com um pouco da pasta de pimenta típica açoriana e temos aí uma entrada que pode muito bem roubar a cena na refeição.

Seguimos com um bifão, vinho açoriano e foi até difícil resistir à vontade de tirar um cochilo depois do almoço naquele dia chuvoso. Vale dizer que a região de Sete Cidades tem escassas opções para comer. Quando estávamos lá vimos também um café e um quiosque para lanches rápidos, à beira da Lagoa Azul (a lagoa mesmo, não confundir com o restaurante onde almoçamos).

Sete Cidades: a natureza exuberante na Ilha de São Miguel, nos Açores

Lapas grelhadas da Tasca. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Comendo um bifão na Ribeira Grande

O restaurante da Associação Agrícola de São Miguel é uma referência frequente quando se fala em comida na Ilha de São Miguel. Na Ribeira Grande (e próximo à Lagoa do Fogo), ele tem nos bifes a sua especialidade. A carne é servida em três cortes diferentes e o acompanhamento principal é a batata frita – mas se você pedir um arroz, eles fazem fresquinho.

O bife que leva o nome da associação chega à mesa coberto com a pimenta típica açoriana, pouco ardida e muito saborosa, e ainda um ovo estrelado. Há ainda opções de bifes com molhos e nós pedimos o de queijo da Ilha (como não?).

Um dia na Ribeira Grande: do surf ao centro histórico na Ilha de São Miguel, nos Açores

O bifão da Associação Agrícola. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Uma carta de vinhos de mais de 20 páginas oferece rótulos para todos os paladares e bolsos, de diversas regiões de Portugal. O ambiente é agradável, com paredes de vidro que permitem ver o céu, e grandes luminárias tipo cesto de vime dando um charme rústico ao espaço.

De executivos a famílias, nós vimos todo o tipo de cliente ali. E também vimos uma fila considerável se formando da hora que sentamos ao momento que fomos embora. A dica? Faça reserva ou chegue cedo.

Quer saber mais sobre o que visitar nos Açores? Entre em contato e saiba como ter um guia de viagem personalizado, com o Almost Locals Experience.

A série de posts “Açores para Brasileiros” foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. Essa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do Visit Azores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – Azores Airlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa. Todas as opiniões neste post são da autora.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Cinco paisagens impressionantes na Ilha de São Miguel, nos Açores

Lá se vão quatro meses desde a nossa breve temporada na Ilha...