Onde comer mais barato com os melhores chefs do mundo

Todo foodie adora uma listinha de restaurantes. Talvez a mais incensada delas seja a dos 50 melhores restaurantes do mundo, o grande termômetro da alta gastronomia global. A próxima cerimônia de entrega será em Melbourne na Austrália em Abril de 2017 e promete ser uma festa gigante, já que o prêmio irá comemorar 15 anos de existência. Dos 50 melhores de 2016, provamos 4 deles: D.O.M (São Paulo, 11º lugar, Pujol (Cidade do México, 25º lugar), Tickets (Barcelona, 29º lugar) e Biko (Cidade do México, 43º lugar) e sim, a maioria deles custa bem caro. Se a maré não está para peixe mas a curiosidade de provar um prato de um chef estrelado não passa, separamos alguns restaurantes dos melhores chefs do mundo, mas que são bem mais em conta na hora de passar o cartão de crédito.

Franceschetta 58 (Modena, Itália)

Foto: Almost Locals
Foto: Almost Locals

O chef do melhor restaurante do mundo tem uma versão budget em Modena. Massimo Bottura, além da Osteria Francescana, é dono da Franceschetta 58, que serve um menu de almoço bem amigo por 19,90 euros por pessoa. De entrada, comemos um mix de frios e queijos locais, simples e delicioso, como várias coisas na Itália. Nosso prato principal foi um Orchiette com anchovas e vagem, que estava bem gostoso (para quem curte o sabor forte de anchovas, claro). Foi tão fácil arranjar uma reserva (ligamos e em 1 hora, estávamos lá) que parecia inacreditável. Se foi o melhor restaurante da vida? Não. Se foi um restaurante inesquecível? Também não. Foi bom? Sim, foi, tudo estava bem feito! O serviço é bem amigável e só de comer em um restaurante do Massimo já deixa a gente feliz, porque ele parece ser um cara tão legal… e responsável por projetos que fazem a diferença como o Refettorio Gastromotiva.

Franceschetta 58

Onde fica: Strada Vignolese, 58, Modena

Telefone: +39 059 309 1008

Horário: Seg-Sáb 12:30-15:00, 20:00-00:00. Fechado aos domingos.

Rocambolesc (Barcelona e Madri, Espanha)

Foto: Instagram Rocambolesc
Foto: Instagram Rocambolesc

Mesmo quem tem grana para pagar um menu do famoso Celler de Can Roca precisa de muita sorte para descolar uma reserva. Para esses – e para quem não tem centenas de euros para um jantar, resta a sobremesa. Jordi Roca, o mais novo dos irmãos e responsável pela pâtisserie do restaurante abriu o Rocambolesc, a sorveteria do (ex) melhor restaurante do mundo. E sim, é bom demais, maravilhoso, único. A textura dos sorvetes é cremosa, aerada. Os sabores vão desde os mais comuns como chocolate ou coco a outros criativos, surpreendentes e gostosos, como o de panettone, pão torrado com azeite ou de queijo parmesão. O pecado fica por conta do brioche recheado com o sorvete que você escolher. Antes, tínhamos que ir até Girona para provar essas delícias. Mas como os glutões têm sorte, agora existe um Rocambolesc nas Ramblas, centro turístico nervoso de Barcelona.

Rocambolesc

Onde fica: La Rambla, 51-59, Raval, Barcelona. El Corte Inglés da Calle Serrano, 52, Madri

 Consulte horários e outros endereços no site

Dalva e Dito (São Paulo, Brasil)

Foto: Wellington Nemeth
Foto: Wellington Nemeth

A cozinha brasileira do Alex Atala também pode ser provada no Dalva e Dito. Com pratos com mais corpo e substância, como a famosa galinhada, o pato no tucupi e o couvert com manteiga Aviação, tudo é gostoso e bem executado. Se a sua curiosidade de provar a comida do Alex Atala for maior e sua carteira não chega até o D.O.M, dê uma paradinha no Dalva e Dito.

Dalva e Dito

Onde fica: R. Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César, São Paulo

Telefone: +55 11 3068-4444

Horário: Verifique aqui no site

Estação Próxima: Trianon MASP ou Consolação

Bodega 1900 (Barcelona, Espanha)

Foto: Flickr Kent Wang
Foto: Flickr Kent Wang

O Tickets do Albert Adrià é o 29o melhor restaurante do mundo segundo a lista do 50 best e pode até parecer barato quando você olha o menu, já que existem tapas de 5 euros. Pero, ojo, porque muitas delas são do tamanho de uma mordida. Antes, o menu tinha um perfil mais espanhol, mas Albert Adrià agora está com uma pegada super oriental no menu do Tickets. Para tapas mais espanholas, passe na Bodega 1900. Segundo ¨ojo, ojito¨: os ingredientes são de primeira e por isso, não é tããão barato assim. Para quem mora em Barcelona, pagar 9 euros em 4 filetes de boquerones é um absurdo e 11 euros em 40g de lacón (tipo tender) é uma ofensa. Mas não quando o lacón é Joselito, dito o melhor presunto do mundo. A croqueta (2,50 a unidade) é deliciosa, perfeitamente frita. Dá até para comer um prato clássico do Tickets, as batatas confitadas com caldo de porco com presunto cozido, por 9,80 euros. Tá vendo como não é tãããão caro assim?

Bodega 1900

Onde fica: Carrer de Tamarit, 91, Sant Antoni, Barcelona

Telefone: +34 933 25 26 59

Horário: Ter-Sáb 13:00-22:30. Fechado aos domingos e segunda.

Estação Próxima: Poble Sec

The Hinds Head (Bray, Reino Unido)

Foto: Hinds Head
Foto: Hinds Head

O Heston Blumenthal, um dos melhores chefs do mundo, ficou anos na lista com o The Fat Duck e agora figura com o Dinner em Londres. Nunca fomos a nenhum deles, mas visitamos seu pub em Bray, ao lado do Fat Duck, em uma cidadezinha perto de Londres. Foi uma refeição inesquecível no The Hinds Head. A batata frita (3,75 libras) foi a mais perfeita da vida, crocante e deliciosa, frita na gordura de pato três vezes e nada saudável. O clássico Scotch Egg (bolovo, 3,95 libras) também era perfeitamente frito. Mandamos ver no pudim de rabo de touro com fígado (19,25 libras), um prato e tanto para quem gosta de miúdos. O menu tem opções mais saudáveis, como filé de cherne com kale, anchovas defumadas, molho de manteiga e cidra e mexilhões (25,20). O Hinds Head tem uma vibe de pub tradicional do interior da Inglaterra, com mesas de jantar de madeira escura, um clima muito aconchegante e cervejas artesanais maravilhosas. Vale a pena totalmente: além da comida fora de série, é bem interessante ver o clima local e bucólico das pequenas cidades no interior da Inglaterra.

The Hinds Head

Onde fica: High St, Bray SL6 2AB, Bray, Reino Unido

Telefone: ++44 1628 626151

Horário: Ter-Sáb 11:30-23:00, Dom 12:00-18:30, Seg 12:00-23:00. Fechado aos domingos e segunda.

E você, conhece outros restaurantes dos melhores restaurantes do mundo em versão budget?

Foto de destaque: Flickr Kent Wang

 

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

Todo dia é dia de Brunch no Can Dendê

O Can Dendê está todos os dias lotado de gente. Em uma esquina...
Leia Mais

1 Comment

  • Que post mara!!! Comer bem é um item que sempre está na minha lista de viagens. Mesmo com low budget, reservo uma graninha pra provar algo diferenciado. Ter uma relação de ótimos restaurantes como alternativas aos mais badalados (e por vezes difíceis de se conseguir reserva) ainda por cima provados e garantidos pelos almost locals me deixa super empolgada! 🙂

Os comentários estão fechados