SAO: Onde comer um bolovo delícia em São Paulo

O bolovo está para São Paulo assim como a coxinha está para o Rio de Janeiro. Quer dizer, não é como se a coxinha não fosse uma paixão nacional, querida também em solo paulistano. É que aqui em São Paulo o amor pelo bolovo é grande. Eu não sabia disso quando aqui cheguei. De comida de boteco com ovo eu só conhecia os famosos ovos cor de rosa dos subúrbios cariocas! Juro. De onde eu venho não rolava esse frenesi com o tal do bolovo. 

Pois bem. O bolovo. Para quem não está familiarizado com a iguaria, nada mais é que um bolo de carne tamanho M – uma ALMONDEGONA, vamos dizer assim – recheado com um ovo cozido. Bolo + ovo = bolovo. A graça da coisa está em vários quesitos: crocância, frito-mas-sequinho, aderência da carne ao ovo, tempero e, claro, a gema do ovo. Na minha humilde opinião de degustadora de bolovo, a gema mole corre na frente com vantagem. Mas há gosto para tudo. 

Andei provando alguns bolovos por aqui, e venho com boas e más notícias. A boa é que você vai comer coisas gostosas. A má é que você vai pelo menos uma vez por semana sonhar em comer esse negócio de novo. Ah, sim: se você tiver algum outro bolovo preferido conte pra gente nos comentários, assim crescemos nossa lista! Bolovo: serviço de utilidade pública. 

O melhor bolovo de todos: Boca de Ouro

bolovoboca

A gente já falou do Boca de Ouro por aqui. O bar de Pinheiros é um achadinho em Pinheiros. O espaço é pequeno, vive cheio e eu sei, às vezes dá preguiça de chegar cedo para garantir um lugar ao balcão, ou de chegar tarde e ficar se espremendo entre tanta gente. Mas o bolovo do Boca é simplesmente o melhor que existe. Vá e coma. Peça um drinque. Coma mais um bolovo. 

Boca de Ouro. Rua Cônego Eugênio Leite 1121, Pinheiros. Tel.: +55 11 4371-3933. Seg a qua, das 18h à 0h. Qui a sáb, das 18h às 2h. 

Bolovo vice-campeão correndo por fora: 12 Burger & Bistrô 

bolovo12

O 12 Burger & Bistrô fica num cantinho entre a Vila Madalena e Pinheiros, já fora da muvuca da Aspicuelta, a rua onde tudo acontece. Fui parar lá por causa do meu amigo Bruno, que chegou em São Paulo depois de mim e já sabe do que é bom. O bolovo do 12 chega bem perto do que é servido no Boca de Ouro. Feito com carne de porco e batizado com o nome-frescura de Scotch Eggs, é de uma gostosura suprema. Os burgers de lá são ótimos, mas juro que na maioria das vezes cogito ficar só no bolovo. 

12 Burger & Bistrô. Rua Simão Álvares 1018, Pinheiros. Tel.: +55 11 3562-7550. Ter a sáb, das 12h às 23h45. Dom das 12h às 23h. 

Pra mim é ok, mas sei de gente que ama: bolovo do bar Tiquim

O Tiquim é um boteco simpático em uma das esquinas das intermináveis ladeiras do Oeste, também conhecidas como o aprazível bairro das Perdizes. Vive cheio e nunca consegui sentar lá. Isto posto, o bolovo do Tiquim é famoso. Comi uma vez e achei ok, gostosinho, apenas. Mas sei de gente que ama. A massa, me disseram, é feita de carne de panela e batata, e no recheio vai mussarela, além de ovo. Eu estranhei um pouco a maciez, confesso que prefiro o bolovo pedaçudo. Mas dia desses vi um food truck só de bolovos do Tiquim e prometi que daria uma nova chance, em respeito aos amigos fãs da iguaria do bar. 

Bar Tiquim. Rua Cayowaá 1301, Perdizes. Tel.: +55 11 3582-9743. Seg a sáb, das 12h às 23h. 

Siga Almost Locals no Instagram

Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

 

Comments

comments

More from Tatiana Contreiras

Conheça as imperdíveis festas italianas de rua de São Paulo

Para quem cresceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, conhecendo São...
Leia Mais