5 lugares onde assistir aos jogos do Barça como um autêntico Culé

Haaaja coração! É dia de jogo e você ainda não tem ingresso para ir ao Camp Nou? Calma, calma, pois existem vários lugares onde assistir os jogos do Barça junto com os locais e claro, na maior animação com a galera.

Sou um louco por futebol, mas sinceramente acho que existem outras prioridades na capital catalã, Barna (lembre-se, Barça é o time, você vem pra BarNa). É verdade que ver um jogo do Barça é uma experiência que pode parecer única, mas é ainda mais especial assistir ao jogo com a verdadeira torcida Culé.

pedri_torcida_03
Foto: Pedro Souza

Nelson Rodrigues classificaria o Barça como a pátria catalã de chuteiras. Os culés, por sua vez, os filhos dessa pátria, barcelonistas fanáticos que encontram no clube a melhor maneira de expressar seu sentimento nacionalista catalão.

Além disso, se o futebol é o ópio do povo, convenhamos, a cerveja dá uma turbinada. Em dias de jogo os bares em Barcelona ficam lotados, o ambiente é fantástico e você pode se munir de muitas cañas e boas tapas durante todo o embate.

No meu entender essa é uma proposta, já à primeira vista, mais interessante que o Camp Nou. E você ainda pode sair dali com novos amigos… Abaixo relacionamos 5 boas – e variadas – opções de lugares onde assistir os jogos do Barça para você se divertir com os culés locais.

Associació Mama Inés (Can Manel – Gótico)

Da categoria ¨Loucos pelo Barça¨. Não espere conforto. Não espere mesas. Não espere espaço. Um verdadeiro boteco de centro, escondido na poluição visual da Calle Avinyó, de tamanho inversamente proporcional à sua devoção pelo clube.

A Associació Mama Inés é uma verdadeira capela da religião blaugrana. Um ponto de encontro dos fanáticos da cidade velha. Sem sombra de dúvidas a experiência mais local que você possa ter.

concedida_MamaInes_01
Foto: Mama Inés

“Faz duas jogadas de Pelé e uma de Mané”, “Tá parecendo árvore de natal: Só quer bola no pé”. Aqui você conta e escuta histórias, conhece mais sobre as lendas do futebol, ouve jargões de sentir saudade da boa e velha várzea.

Via de regra, qualquer bar de tapas – esses de bairro mesmo, cheios de gente – com uma TV ligada no futebol já é um bom lugar para saborear essa imersão na cultura futebolística local. Mas chegue cedo porque quando jogam os blaugranas sempre falta espaço, não importa o bar.

pedri_MamaInes_01
Foto: Pedro Souza

Outras opções onde assistir os jogos do Barça que seguem este mesmo estilo, segundo a sua localização, são: Casa Lopez (Gràcia), Jai-Ca (Barceloneta), Butyklan (Les Corts), entre muitos. Aventure-se também e encontre o seu.

Associació Mama Inés: Calle Avinyó, 34. Bairro Gótico, Barcelona. Telefone: + 34 687 259 126

Ítaca (Grácia)

No famoso bairro de Gràcia, uma antiga vila afastada do centro (antigamente, já que a cidade cresceu e Gràcia virou parte do centro), encontra-se o Ítaca. Esse pequeno bar de ambiente único destaca-se pelo seu modelo de autosserviço.

É sabido que a atenção ao cliente e agilidade na reposição de cervejas numa mesa de bar na Europa, em geral, é bastante diferente do modelo frenético que temos em bares das capitais brasileiras. E menos ainda em dia de jogo.

Esse bar culé, no entanto, permite que você mesmo decida a hora de repor a cerveja. Basta aproximar um cartão pré-pago ao dispositivo instalado em algumas mesas e servir-se à vontade. 

Os donos e frequentadores são fanáticos pelo time catalão. Antes de cada partida e após cada gol se executa o hino, cantamos músicas de estádio e tudo acaba, habitualmente, em uma grande festa. O bar fica bem próximo à parada de metrô Fontana, fácil acesso para quem está no centro ou próximo da linha verde.

Ítaca: Calle Santa Rosa, 14. Gràcia, Barcelona. 

L’Ovella Negra (Praça Catalunha)

Central, carismático, o bar ao melhor estilo taverna espanhola que agrada a todos os públicos. De universitários aos quase quarentões. De espanhóis a gringos que estão de passagem ou fazendo cursos de temporada. Para curtir de tarde, de noite, de madrugada. É sempre uma ótima pedida e um dos lugares mais animados onde assistir os jogos do Barça.

concedida_Ovella_01
Foto: L´Ovella Negra

Atualmente em dois endereços, o mais emblemático está localizado próximo à praça Catalunha. Peça meio litro de cerveja, ou seu copão de sangria e Visca el Barça. Não é incomum que em dias de jogos o bar faça promoções de shots e combos com tapas para animar a galera.

concedida_GeorgePayne_01
Foto: George Payne

E para os mais emocionados, em lugar de vestir a camisa e entrar em campo, o futebolin (pebolim, totó…) é uma tradição do bar que não pode ser ignorada.

L´Ovella Negra: Calle de les Sitges, 5. Raval, Barcelona.

The George Payne Irish bar (Urquinaona)

Um legítimo pub irlandês. Com cervejas em sua maioria do norte da Europa e seu público em grande parte guiri (gringo) o local é o destino preferido de muitos quando há grandes eventos europeus. Qualquer transmissão ao vivo nos seus telões espalhados pelos dois andares em plena praça Urquinaona ganha caráter de espetáculo.

Sim, de fato originalmente essa opção já perde um pouco do selo de legitimidade dos bares mais clássicos catalães. Mas é uma experiência bastante interessante, afinal da mesma maneira é comum e interessante assistir aos jogos da Champions League com torcedores do clube rival sejam eles alemães, ingleses, franceses, etc. Um lugar onde assistir os jogos do Barça com uma torcida mundial.

Nesse mesmo estilo alguns recomendariam o Sports Bar, nas Ramblas. É verdade que tem boa estrutura, tem ambiente, mas extrapola os limites da gringolândia. Ao contrário do George Payne, é pouco frequentado por moradores da cidade.

George Payne Irish Bar: Praça d´Urquinaona, 5. Eixample, Barcelona

Calle Blai (Poble Sec)

A rua que mais parece um calçadão do reurbanizado bairro à encosta do monte Montjuïc. Os barzinhos típicos compartilham os quarteirões com frutarias, escritórios de envio de dinheiros, açougues, bugigangas e outros pequenos comércios que ainda resistem à mudança da zona.

As mesas de bares espalhadas pela rua inundadas por camisetas listradas em azul e vermelho anunciam os dias de jogos. Onde assistir os jogos do Barça na Calle Blai? O lance é entrar em qualquer um dos bares da rua. Entre num bar e outro, tome uma caña, entre no outro e prove um bom pintxo basco, vá ao seguinte e termine de ver o primeiro tempo.

Quando o intervalo chegar, peça uma nova caña, volte pra rua, faça amigos. É possível que você nem veja o segundo tempo. E daí? Viva, se joga, você tá na Espanha!

Carrer Blai, entre as estações de metros Paralel e Poble Sec

Esse post foi escrito pelo Pedro Souza, um fanático pelo futebol que mora em Barcelona.

Foto de destaque: Pedro Souza

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Guest Blogger

RIO: Cinco casas de shows para conhecer a nova música brasileira no Rio

A música brasileira é referência de excelência em todo o mundo, mas...
Leia Mais