O que fazer em Bruxelas: onde comer

Procurando o que fazer em Bruxelas? Para quem gosta de comer ¨junk food¨, a cidade é o paraíso. A Bélgica é famosa por ser a terra do chocolate, waffles, batata frita e muito mais. Porém, o show calórico não pára por aí. Listamos alguns pratos belgas bem locais para você ficar por dentro e já se preparar para essa orgia. Descubra quais são e onde comer os pratos tradicional da Bélgica em Bruxelas.

BATATA FRITA

o que fazer em bruxelas

Foto: Flickr Drip e Ju

Em inglês, batata frita é french fries. Mas lá na Bélgica, elas são as frites. Grandes e meio grossinhas, são vendidas em barraquinhas de rua, pequenas lojinhas especializadas que só vendem isso e em qualquer parte da cidade. Dizem que a diferença delas para as outras, além do formato, é que são feitas da batata Bintje e fritas na gordura do boi. Uma refeição nada saudável, mas…quem vai deixar de provar pelo menos uma porção de batata frita em Bruxelas por isso?

Para provar uma boa porção de frites em Bruxelas, anote os seguintes lugares: Fritkot Bompa, Friterie du Miroir, Friterie Clementine (a moderninha e ecológica da lista)  e Chez Fernand. São bem menos manjados que os lugares famosíssimos (alou Maison Antoine) e por isso, muito mais locais, menos filas e beeeem menos turistas. Esses lugares são as típicas friteries, especialistas em frituras. Por isso, além de batatas, você vai encontrar fish and chips, croquetes, frango e outras comidas…fritas. O colesterol vai te xingar com certeza, mas a felicidade das férias agradece.

COSTELINHAS DE PORCO

o que fazer em bruxelas

¨Costelinha¨ do Amadeo. Foto: Flickr Giselle Leung

Pode soar estranho, mas as costelinhas de porco ao estilo BBQ são muito comuns na Bélgica. Em cidades pequenas ou nas grandes, como em Bruxelas, os restaurantes de ribs à volonté são populares. Sim, é isso mesmo que você está pensando: ribs à vontade, um rodízio de costelinha sem fim! Os garçons passam pelo salão com bandejas gigantes com peças enormes de costela. Como acompanhamento, batata assada, recheada e uma saladinha para disfarçar tudo isso. Peça uma cerveja Belga e pronto, ressaca curada. Para sair rolando pela porta.

O lugar mais tradicional de ribs à volonté em Bruxelas é o Amadeo, uma cadeia com restaurantes no país inteiro. Em um dia de inverno, ir lá com os amigos é diversão e ogrice na certa.

WAFFLES

Maison-Dandoy-2

Interior da Maison Dandoy. Foto: Flickr Pinn

Em Bruxelas, não dá para resistir ao gaufre. Também vendido na rua e em todos os lugares, como as frites, os waffles são outra instituição na Bélgica. É muito difícil escolher os melhores, porque waffle é sempre bom. Olho, porque existem dois tipos de waffle: o de Bruxelas, mais leve e aerado, e o de Liege, mais denso e com pedacinhos crocantes de açúcar na massa.

Buscando não só o que fazer em Bruxelas, mas um bom lugar para provar um waffle local? A Maison Dandoy tem mais de 100 anos de tradição e usa ingredientes naturais. Ou seja, um waffle artesanal. A loja é um charme, as embalagens são bem cuidadas e definitivamente, vale a visita.

CHOCOLATE

Pierre Marcolini 2

Foto: Flickr Ulterior Epicure

Taí o que você queria, onde comer chocolate em Bruxelas. Nos lugares mais famosos de chocolate na cidade, não espere encontrar o comum chocolate ao leite que é popular no Brasil, aquele bem doce. Quanto mais puro cacao, melhor e mais amargo.  Fora os sabores, diversos e diferentes. Vamos ao que interessa, uma lista de lugares onde provar o melhor chocolate em Bruxelas: Pierre Marcolini (onde um bombom é uma jóia), Laurent Gerbaud Mary (loja clássica com ar rococó). Não esqueça de levar um pouco para os amigos na mala, mas cuidado com o verão brasileiro, porque essas belezinhas não são muito resistentes ao nosso calor.

MEXILHÕES COM BATATA FRITA

Moules Frites talvez seja o prato mais tradicional da Bélgica. O mexilhão com batata frita é super popular no país inteiro e o ideal é comê-lo é durante o verão europeu, quando é a época do mexilhão no continente. O prato é simples: mexilhões cozidos em um caldo (existe uma infinidade deles no cardápio, escolha o seu favorito) e à parte, uma porção de batatas fritas. No final, o caldo sobra no final da panela e a tradição pede que as batatas sejam molhadas nele. Para quem não gosta de batata frita molhada e mole (soggy, em inglês), molhar um pão nessa sopa de restos de mexilhões é uma opção bem melhor.

Moules-Frites

Foto: Flickr Chris Knisley

Se você estiver batendo perna, buscando o que fazer em Bruxelas, vai ver que é fácil encontrar moules frites pela cidade. Separamos alguns dos mais tradicionais da cidade, para quem estiver buscando o que fazer em Bruxelas. Le Zineke (70 tipos diferentes de caldos de moules frites!), Le Boussole e o Restaurant François, ambos paraísos para quem curte peixe. Se você for neles, não deixe de provar outro prato muito típico e popular da Bélgica: Crevettes Grises, camarões pequenos servidos com salada.

——————————————————————————————————————————————————

A Bélgica tem outros pratos muito tradicionais que você pode provar enquanto busca o que fazer em Bruxelas. A comida belga não está na lista das mais elaboradas ou saborosas da Europa, mas como mostramos na lista, existem momentos de extrema felicidade glutona. Se você tiver alguma dica de onde comer os pratos mais típicos da Bélgica em Bruxelas, divida com a gente nos comentários!

Foto de destaque: Flickr Yuichi Sakuraba

Curta Almost Locals no Facebook e não perca nenhum post.

Siga Almost Locals no Instagram e saiba por onde andamos.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Sarah Oliveira

BCN: Uma lista de bons brunches em Barcelona

Quer começar o dia comendo bem? Ou curar a ressaca do dia...
Leia Mais