O melhor pastel de nata de Lisboa

Chiado, Lisboa
O 28 passa bem à porta da Manteigaria. Crédito: Facebook / Manteigaria
Fila na Manteigaria
Fila na Manteigaria, uma constante. Crédito: Manteigaria

De tudo o que a cozinha portuguesa pode me oferecer – e é muito, acredite – o pastel de nata é a única coisa que eu não recuso nunca, esteja ou não com fome. Eu não consigo resistir a um pastel de nata fresquinho, com massa crocante e o creme ainda morninho. Pois aqui em Lisboa eu descobri o meu ‘melhor pastel de nata da vida’.

Fica logo ali no Chiado, bem ao pé da estátua dos Camões, numa fachada antiga reformada, uma porta que quase sempre tem fila (mas anda bem rápido, não se preocupe):  a Manteigaria União. Um lugar que era mesmo uma manteigaria mas reabriu em 2014 como pastelaria só faz pastéis de nata. O dia inteiro. Uma fornada atrás da outra, que você pode comer ali mesmo com café ou levar para casa. A cada vez que eu me lembro daquela massa folhada estaladiça minha vontade é ir correndo ao Chiado. Felizmente a distância da minha casa até lá inibe esses arroubos.

Confira quatro endereços para comer bem em Florença

Na Manteigaria, a cozinha fica à mostra e você pode ver todo o processo de produção dos pastéis de nata. Da colocação da massa folhada na forma à retirada do forno de cada tabuleiro com recheio ainda borbulhante. Dá até para perder as contas de quantos ovos eles usam para fazer aquele creme dos deuses.

Pastéis de nata saindo do forno
Pastéis de nata saindo do forno. Crédito: Manteigaria

Os pastéis custam um euro, e de vez em quando a Manteigaria faz uma promoção oferecendo o sexto pastel de graça, na compra de cinco. Você vai encontrar outros pastéis de nata mais baratos na cidade? Certamente. Serão mais gostosos? Duvido muito mas, caso sejam, retribua a cortesia e me dê o endereço, se faz favor. 

Descubra restaurantes para vegetarianos em Buenos Aires

P.S.: Se você ficou se perguntando se pastel de nata e pastel de Belém são a mesma coisa, a resposta: são e não são. Supostamente é a mesma receita, mas a confeitaria de Belém conseguiu provar por A+B que sua receita não é exatamente a mesma e, com isso, patenteou o nome. Então, todo pastel de Belém que não for feito na Pastéis de Belém é pastel de nata. E todo pastel de nata feito na Pastéis de Belém é pastel de Belém. E são todos muito bons.

Manteigaria União
Endereço: Rua do Loreto, 2, Lisboa
Telefone: +351 21 347 1492
Horário: Seg-Dom de 08:00 às 12:00


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

RIO: Melhor chef do mundo abre restaurante comunitário no Rio de Janeiro

Foi no que até poucos meses atrás era um estacionamento de carroças...
Leia Mais

6 Comentários

  • São ótimos mesmo! Fui durante a noite (depois de uma passadinha no Bairro Alto), duas vezes, e não tinha fila (ou bicha). O da rede Low Cost tb é bom, a massa é mega crocante, mas o creme não é tãooo gostoso, e custa só 0,50.

    • Viviane, a Low Cost é uma dica ótima para quem viaja com orçamento apertado. Nesses tempos de câmbio desfavorável para o Brasil, então… De repente rende um post. Obrigada pela lembrança. 🙂

  • Gosto tanto de Lisboa!Todas as vezes que fui, trouxe tantas lembranças boas.
    E adoro seus posts, me dá vontade de voltar mais vezes.

  • a minha pergunta se na verdade melhor que o pastel de belem da unica fabrica dos pasteis de belem? 🙂

    • Oi Giselle, são tão bons os da Manteigaria quanto os de Belém. Só que a Manteigaria fica bem aqui no meio de Lisboa, mais fácil de visitar (para mim). 🙂

Os comentários estão fechados