NYC: Robotic Church, uma orquestra de robôs dentro de uma antiga igreja

Crédito: © Chico MacMurtrie/ ARW. Foto: cortesia de Robert Wright

Você pode ler este post ouvindo 1001 Robots

O local que abrigou uma igreja de marinheiros da Noruega no século XIX, em Red Hook, no Brooklyn, foi reformado para se tornar ateliê e palco para uma orquestra de robôs, a Robotic Church. Trata-se de uma criação do artista Chico MacMurtrie, que depois de rodar o mundo com alguns de seus “músicos” resolveu fixar porto em Nova York. Em algumas datas específicas, o local é aberto ao público e é possível conferir de perto as 35 esculturas pneumáticas com feições humanas controladas por meio de computadores operados por uma equipe formada por artistas, arquitetos e engenheiros que integram o coletivo Amorphic Robot Works (ARW).

Electrodrummer Crédito:©Chico MacMurtrie/ARW. Foto: ARW
Electrodrummer Crédito: ©Chico MacMurtrie/ARW. Foto: ARW

 

Curte programas inusitados? Saiba mais sobre o Secret Cinema em Londres

Fomos conferir umas dessas integrações homem-máquina. Alguns dos robôs, que variam de 12 cm a 4,5 m, foram criados na década de 80 e já passaram por museus, como o Reina Sofia (Madri) e o National Art Museum of China (Pequim), e espaços culturais, como o Sesc São Paulo. O espetáculo é ora assustador, com o dog monkey, um misto de cachorro e macaco que surpreende a audiência; ora cômico, com o robô Drumming and Drawing, orgulhoso do quadro que pinta ao vivo; ora reflexivo, com o personagem Tumbling Man, que luta para ficar de pé. Cada robô é responsável por um instrumento ou som específico, resultando em uma peça sonora cacofônica e única. Assista ao vídeo da apresentação musical.

Gosta de diversão e tecnologia? Confira estes lugares em Chicago

TransparentBody Crédito: ©Chico MacMurtrie/ ARW. Foto: ARW
Transparent Body
Crédito: ©Chico MacMurtrie/ ARW. Foto: ARW

 

A série de apresentações de outubro (U$ 42,99) – que contou ainda com um tour por trás dos bastidores e discussões sobre o passado do ARW e seus futuros projetos – foi realizada em parceria com a Obscura Society NY, que organiza eventos em lugares inusitados em Nova York, com as mais variadas temáticas. Os próximos eventos de outubro serão, por exemplo, um tour pelas raízes tecnológicas do oeste de Manhattan nos escritórios da Bell Labs e do Google (U$ 26, 62), ou ainda uma experiência única de preparar o seu próprio drinque com absinto à moda da Belle Époque (U$ 42,99). Confira o calendário para as cidades de Nova York, Chicago, Los Angeles e Filadélfia.

A foto que abre a matéria é cortesia de Robert Wright, crédito de © Chico MacMurtrie/ARW.

Robotic Church
111 Pioneer Street – Brooklyn
A estação de metrô mais próxima é a Smith – 9th Street (G e F). De lá, uns 20 minutos de caminhada ou em torno de 15 minutos de ônibus (linha B61 até a parada Van Brunt St/Pioneer St)
Tel: (+1) 718-403-9292
Acompanhe o site, Twitter ou Facebook para saber das próximas apresentações. Você também pode entrar em contato para verificar a possibilidade de visitar a Robotic Church.


Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Larriza Thurler

Almost Tourists: de Denver a São Francisco a bordo do trem California Zephyr

Desde que fiz intercâmbio nos EUA, na década de 90, sonhava em...
Leia Mais