NYC: aplicativos úteis na conectada Big Apple

Para dar conta de tantas novidades na cidade que nunca dorme, alguns aplicativos podem ser úteis não somente para locais, mas principalmente para viajantes conectados que não têm tempo a perder. Não é caro nem difícil colocar um chip para ter conexão (com uma boa velocidade) à internet. Além disso, muitos cafés, parques, bibliotecas e estações de metrô têm wi-fi. A cidade está inclusive substituindo velhos orelhões por pontos de wi-fi, que além de conexão em um raio de 50 metros oferecem entrada USB para recarregar celular, acesso a mapas e ligações locais gratuitas (encontre aqui os pontos já em funcionamento). Ou seja, não tem desculpas para abusar de aplicativos que podem tornar a visita à Nova York ainda mais fascinante. Só fique atento para a bateria do celular – eu estou sempre com um carregador portátil!

Transporte

Assim como em Londres, como a Sarah recomendou, o Citymapper é um salvador da pátria em Nova York para te indicar não somente o melhor meio de transporte (sim, dependendo do itinerário, ônibus pode ser uma boa opção na cidade), como também o vagão do metrô mais próximo da saída indicada (são tantas saídas que é fácil ficar perdido). Além disso, o metrô de Nova York vive com alterações de horários para obras e o app te indica em tempo real a situação de cada linha. Vale muito a pena!

Quem curte andar de bike pode aproveitar as bicicletas da Citi bike (especialmente no verão). O app te indica a estação mais próxima, a disponibilidade das bikes, o planejamento das rotas e até dicas de onde tomar um bom café.

citibike

Em relação a táxis, não faltam opções de apps na cidade – Uber, Lyft e Gett. A concorrência é tanta que até o táxi amarelo lançou seu próprio app. O bom é que isso rende bons descontos (veja propaganda do Lyft abaixo). Uma dica para quando não está com horário marcado é usar a versão carona (Uber Pool e Lyft Line).

lyft

Para comer

Uma cena do episódio final do seriado Master of None (Netflix) resume bem as opções gastronômicas em Nova York: o personagem principal, Dev, passa horas lendo críticas na web para encontra o melhor food truck de taco da cidade e quando finalmente chega lá, os tacos acabaram. É claro que não é para perder horas lendo as críticas, mas apps como Yelp, Zomato e Foursquare podem te ajudar a encontrar um restaurante que pode vir a ser o seu preferido na Big Apple. E para reservar um restaurante mais concorrido, o Open Table. A grande maioria dos new yorkers não cozinha (até porque a maior parte dos apartamentos tem uma cozinha muito pequena), e outro grande favorito para delivery e take out é o Seamless (propaganda abaixo).

seamless-adweek

Confira os apps mais úteis para conhecer Madri

Museus e parques

Vale a pena dar uma conferida no site dos museus ou parques para verificar o que seus apps oferecem. Alguns, como o Explorer, do American Museum of Natural History, e o do Metropolitan Museum of Art vão te ajudar a ir direto ao ponto e a não perder tempo. Outro bem interessante é o do Central Park, que oferece uma série de histórias narradas por famosos de seus pontos favoritos do parque (Celebrity Audio Guide, abaixo o da Whoopi Goldberg), além de mapa interativo e lista de eventos.

alice_central_whoopi

5 aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Eventos

Para ficar por dentro do que acontece na cidade, vale a pena baixar Time Out NYC e Event Brite. Esse último na verdade é um aplicativo usado para reservar ou comprar ingressos para eventos, mas se você der uma busca por palavras-chave, vai encontrar muitas opções interessantes. Em relação às peças da Broadway, o Today Tix oferece preços com descontos e também realiza sorteios para ingressos com preços bem em conta – você só paga se for sorteado (eu já fui e consegui lugares muito bons).

todaytix

Gorjeta

Nem sempre é agradável fazer conta para calcular a gorjeta (especialmente se for pagar em cash; quando se paga com cartão costuma vir a opção da tip a ser paga). O NYC Tip calcula a tip de 15%, 18% ou 20%, além de dividir o valor pelo número de pessoas na mesa.

IMG_5982

Tempo

É sempre bom ficar de olho na previsão do tempo em Nova York. O AccuWeather oferece detalhes precisos que podem lhe ajudar a decidir qual casaco sair ou se é preciso levar um guarda-chuva.

5 aplicativos para conhecer melhor Barcelona

Notícias

O app NYT Now traz as notícias mais importantes do dia – um resumo na parte da manhã e outro à noite te deixarão informado sobre o que está acontecendo no mundo.

Todas as imagens são reproduções da internet, exceto a que abre o post, que é do CityBridge/Huffington Post, de um dos pontos de wi-fi em NYC.

 

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Larriza Thurler

NYC: Robotic Church, uma orquestra de robôs dentro de uma antiga igreja

Você pode ler este post ouvindo 1001 Robots O local que abrigou uma igreja...
Leia Mais