NYC: 7 programas para curtir o verão em Nova York ao ar-livre

Você pode ler este post ouvindo Coney Island Baby, de Lou Reed

A Big Apple é repleta de opções de lazer em todas as estações, mas há algumas que são exclusivas do verão. Listamos sete atividades outdoor gratuitas (ou com preços bem acessíveis) para você se planejar para a temporada de verão em Nova York.

1) Visitar a Governors Island

Aberta ao público por alguns meses ao ano desde 2006, a ilha que ficou 200 anos sob administração militar abriga uma variedade de eventos e exposições artísticas. Você pode chegar à ilha de ferry, saindo do Brooklyn (no Píer 6 do Brooklyn Bridge Park), ou de Manhattan (ao lado da Staten Island Ferry). A viagem, de sete minutos, é gratuita aos fins de semana e durante a semana, custa U$ 2/adulto. No ano passado, meio milhão de pessoas visitaram a ilha – um dos anos de maior movimento. Além de conferir as exposições, aproveite para visitar o castelo Williams, descansar nas redes na Hammock Grove, conhecer as casas onde moravam os militares e, claro, desfrutar da vista da estátua da Liberdade, do skyline de Manhattan e da Brooklyn Bridge. As visitas encerram-se no dia 25/9, ou veja, somente durante o verão em Nova York. Saiba mais sobre a programação e horários de visita aqui.

DSC09814

 

2) Assistir à uma peça de Shakespeare no Central Park

O teatro ao ar livre do Central Park, o Delacorte Theater, recebe há 54 anos o evento Shakespeare in the Park. Este ano, duas peças foram escolhidas para celebrar os 400 anos do legado de William Shakespeare. A primeira, que ficou até 26/6 no teatro, é “The Taming of the Shrew”, com um elenco composto só por mulheres, dirigida por Phyllida Lloyd (de Mamma Mia!). A segunda, de 19/7 a 14/8, é “Troilus and Cressida”, dirigida por Daniel Sullivan (de Proof e Cymbeline). As senhas são distribuídas diariamente ao meio-dia na portaria do teatro para a sessão daquela noite (às 20h). As filas assustam e muitos recomendam chegar muito cedo ao parque para conseguir ter ingresso. No ano passado, cheguei por volta das 11h e consegui dois ingressos. Mais informações aqui.

PUBLIC_Teather
Crédito: Foto Public Theater

 

3) Andar de caiaque no rio Hudson

É possível andar gratuitamente de caiaque em alguns locais durante o verão em Nova York. Os que eu experimentei foram no Hudson River Park, no Pier 96 (foto abaixo, mais informações aqui), e em Inwood, por meio do Inwood Canoe Club (o mais antigo da cidade, fundado em 1902, cuja foto abre o post), somente aos domingos (veja aqui mais detalhes). Em ambos, você tem um prazo de tempo para usar o caiaque em um espaço delimitado do rio.

DSC09707

 

4) Passear a pé ou de biclicleta na Park Avenue

Durante três sábados consecutivos em agosto, quase 11 quilômetros de ruas da Brooklyn Bridge ao Central Park, ao longo da Park Avenue, ficam fechadas das 7 da manhã às 13h e se transformam em pistas de lazer  durante o Summer Streets. No ano passado, quase 300 mil pessoas curtiram as ruas abertas somente ao público andando a pé, de bike ou se divertindo nas muitas atividades oferecidas gratuitamente. Confira mais detalhes aqui.

DSC09464

 

5) Ver um show do SummerStage Festival

O festival reúne no palco do Central Park opções para todos os gostos – há inclusive uma programação brasileira, o Brasil Summer Fest, de 2 a 6/8. Anualmente, são em torno de 30 atrações gratuitas, de junho a setembro. Entrada pela 69th Street com a 5th Avenue. Confira a programação deste ano.

6) Visitar Coney Island

Nova York não é feita de só arranha-céus. Há algumas praias na Big Apple, que ficam abertas somente no verão. Elas podem desapontar brasileiros – a água é gelada, não são tão bonitas quanto as nossas e ficam bem cheias.  Portanto vale mais pelo passeio e, nesse clima, a Coney Island pode ser interessante por causa do quase centenário parque de diversões Deno’s Wonder Wheel  (os brinquedos são pagos) e do aquário da cidade, o NYAquarium (U$ 10,75 online e U$ 11,95 no portão e gratuito para menores de 2 anos). Até dia 2/9, às sextas é realizado o evento Coney Island Friday Night Fireworks, com fogos de artifício na praia, na altura da West 10th Street.  Para chegar lá, basta pegar as linhas N e D para Coney Island–Stillwell Ave ou F ou Q para West 8th Street-Coney Island, Brooklyn.

DSC09980

 

7) Assistir a um filme nos parques da cidade 

Cinéfilos têm até 15/9 para assistir a filmes em vários parques da cidade durante o verão em Nova York. Basta levar sua cadeira ou canga e aproveitar as sessões, que geralmente começam por volta das 20h ou 20h30. Confira a programação aqui.

Quais são as suas atividades favoritas no verão em Nova York? Conte para a gente!

Confira os rooftops para curtir o verão em Londres 

Conheça 5 piscinas públicas de Madri

Foto de destaque: Flickr Amelie Nova York

 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Larriza Thurler

Parques em Nova York fora do óbvio

Você pode ler este post ouvindo Take the A Train – Duke Ellington...
Leia Mais