Natal em Nova York para além das Rockettes e do Rockefeller Center

Macy's. Foto: Ben Hider.jpg
Macy's. Foto: Ben Hider.jpg

Você pode ler este post ouvindo The First Noel

Nova York foi cenário de tantos filmes de Natal que a gente até se sente familiarizado com as decorações e as atrações mais famosas dessa época do ano na Big Apple. Alguns clássicos viraram símbolo da cidade, como a árvore de Natal do Rockefeller Center, a vitrine da Macy’s, o espetáculo das Rockettes do Radio City Music Hall. A região de Midtown fica lotada e é preciso muita disposição para driblar a multidão ou enfrentar filas. A cidade, no entanto, é uma das que mais entram no espírito natalino do mundo e há opções em todos os boroughs. Separamos algumas sugestões.

Multidão vendo decoração da Macy’s neste Natal. Foto: Larriza Thurler
Multidão vendo decoração da Macy’s neste Natal. Foto: Larriza Thurler

Dyker Heights Christmas Lights, no Brooklyn

Já virou tradição a decoração natalina das casas em Dyker Heights (especialmente nas ruas 83rd a 86th entre a 11th e a 13th avenidas). Existem algumas empresas que fazem tours no local, mas a sugestão é andar a pé – até porque o trânsito fica por vezes caótico com tantos visitantes. As luzes ficam acesas do entardecer até meia-noite.

Foto do site Home Reporter. Crédito: SB News
Foto do site Home Reporter. Crédito: SB News

Saiba como é o Natal e o Ano Novo em Paris

A Christmas to Remember, no The Brooklyn Tabernacle

A igreja evangélica promove especiais de Natal em diversas datas em dezembro, gratuitas e abertas ao público. O coral gospel ganhou seis prêmios Grammy e já lançou quase 30 álbuns.

Foto da página do Facebook da igreja
Foto da página do Facebook da igreja

Coca-Cola Winter Wonderland no Apollo Theater, no Harlem

A Coca-Cola é patrocinadora deste evento gratuito que inclui, na programação, fotos com o Papai Noel e apresentação dos corais Don’t Give Up Choir, The New York City Housing Authority Youth Chorus e Salvation & Deliverance Church Choir.  Há outras opções de apresentações natalinas no Apollo, porém pagas.

Foto do site do Apollo
Foto do site do Apollo

Holiday Train Show no Botanical Garden, no Bronx

Faça um passeio por Nova York por meio de uma miniatura de trem e maquetes de 150 pontos turísticos, como a Estátua da Liberdade, o Rockefeller Center, o estádio dos Yankees, dentre outros, criadas com folhas, cascas de árvore e outros materiais naturais. Um ótimo programa para fazer com as crianças. A entrada é paga. 

Ponte do Brooklyn. Foto do NYBG. Crédito de Ben Hider
Ponte do Brooklyn. Foto do NYBG. Crédito de Ben Hider

Luminaries, no Brookfield Place, em Battery Park City

A instalação é composta de quatro wishing stations e 650 lanternas penduradas. A ideia é fazer um pedido com as mãos no bloco de luz e quando aparecer a sua cor favorita, soltar as mãos e ver seu pedido percorrer as lanternas. Para cada pedido, a Arts Brookfiled doará U$ 1 para a GRAMMY Foundation® para apoiar programas de educação em música para alunos de segundo grau (até o valor de U$ 25 mil). De meia em meia hora as wishing stations são apagadas e são realizadas apresentações curtas de luzes.

Lanternas que mudam de cor. Foto: Larriza Thurler
Lanternas que mudam de cor. Foto: Larriza Thurler

Missa na The Cathedral Church of Saint John the Divine

No dia 24/12, a igreja tem missa às 16h, com cânticos natalinos e bonecos que contam a história do Natal, e às 22h30, missa celebrada pelo bispo de Nova York. Para essa última, recomenda-se chegar cedo. A partir das 22h o coral já começa a se apresentar. No dia 25/12, há missa às 10h30. Ao contrário da Saint Patrick’s Cathedral, não são distribuídos ingressos com antecedência.

Foto do site da igreja
Foto do site da igreja

Para a maior parte dos americanos, o grande dia de comemoração de Natal é o dia 25.  Ainda assim, é recomendável fazer reservas para a noite do dia 24/12 em algum restaurante. Há também passeios de barco que promovem jantar com Papai Noel.

Em Nova York, há uma tradição entre judeus de comer em restaurantes chineses no dia 25/12, e você certamente vai encontrar fila em Chinatown, pois, segundo o jornal AMNY, o Natal é o dia mais movimentado do ano nos restaurantes chineses da cidade. Dizem que isso se deve ao fato de chineses e judeus terem sido, no passado, o maior grupo de imigrantes não-cristãos no Lower East Side. Além disso, a culinária chinesa não usa muito leite – o que diminui os riscos de se misturar leite e carne, evitado pelos judeus.

Muitas atrações ficam abertas nos dias 24 e 25/12 (alguns com horário reduzido), como Empire State Building, Top of The Rock at the Rockefeller Center, dentre outros. Alguns museus fecham no dia 25, porém ficam abertos com horário reduzido no dia 24.

Feliz Natal!

A foto que abre o post é a loja Macy’s, no Holiday Train Show. Foto do NYBG, crédito de Ben Hider.

Dyker Heights Christmas Lights
Metrô: é preciso andar um pouco das estações de metrô, mas as mais próximas são 86th St. (linha R) ou 18th Ave. (linhas D ou M).

The Brooklyn Tabernacle
17 Smith Street, Brooklyn

Tel: 718.290.2000
Confira a programação no site.
Metrô: estações Borough Hall / Court Street (linhas 2, 3, 4 e 5), Jay Street- MetroTech / Fulton Street (linhas A, C, F ou R) ou Hoyt Street / Schermerhorn Street (linha G)

Coca-Cola Winter Wonderland no Apollo Theater, no Harlem
253 W 125th St

Tel: 212.531.5300
Metrô: estação 125th (linhas A, B, C, D, 2 ou 3)

Holiday Train Show Botanical Garden
2900 Southern Blvd., Bronx
Tel: 718.817.8700

Geralmente não funciona às segundas, confira o calendário aqui. Não abre no dia 25/12.
Metrô: estação Bedford Park Boulevard (linhas B, D ou 4)

Luminaries, Brookfield Place
230 Vesey Street

Tel: 212.978.1698
Metrô: Chambers (linhas 1, 2, 3, A e C)

Missa na The Cathedral Church of Saint John the Divine
1047 Amsterdam Avenue at 112th Street

Tel: 212.316.7540
Metrô: Cathedral Pkwy (linhas A, B, C ou 1)


Quer saber mais sobre o que visitar em Nova York? Entre em contato e saiba como ter um guia de Nova York personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Larriza Thurler

NYC: 5 museus para as crianças curtirem no inverno

Fazer bonecos de neve e  snow angels, deslizar downhill, ser puxado por...
Leia Mais