Mercato Centrale de Roma: comer na estação de Termini pode ser uma excelente ideia

Especialidades italianas. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma
Especialidades italianas. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma

De modo geral rodoviárias, estações de trem, aeroportos e portos não são o melhor lugar para se fazer uma refeição. A não ser que você esteja em Roma. Aí a coisa pode mudar de figura. Em especial se você vai a Termini, onde o Mercato Centrale de Roma reúne alguns dos melhores representantes da gastronomia local.

Aberto em outubro de 2016, o Mercato Centrale de Roma tira proveito de um conceito que vem ganhando força em grandes cidades europeias: o de oferecer boa comida local de forma autêntica e a preços honestos. É assim que a coisa já funciona em lugares como Madri, Barcelona, Amsterdam e Lisboa.

Quer saber o que visitar em Roma? Entre em contato e saiba como ter um guia de Roma personalizado, com o Almost Locals Experience.

Linha de produção de pizza. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma
Linha de produção de pizza. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma

Comida típica italiana

São 15 bancas e um restaurante e mercearia oferecendo o que faz da Itália uma referência em gastronomia: queijos, massas, trufas, sorvetes, pizzas, alcachofras. No Mercato Centrale de Roma, cada banca tem sua especialidade e ninguém oferece a mesma coisa que os concorrentes.

Como não se trata de uma atração turística, há bancas também de sushi e hambúrguer. Mas nós apostamos em sabores italianos: vinho toscano, cerveja artesanal local, fusilli fresco em pesto genovês e alcachofras salteadas com cogumelos e batatas (ia para Roma agora só para comer essas alcachofras de novo).

3 boas pizzas em Roma

Doces italianos. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma
Doces italianos. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma

Acesso muito fácil

A localização em Termini é estratégica para o viajante porque passar pela estação é quase inevitável. São ali as conexões de trem para o aeroporto de Fiumicino e de ônibus para o aeroporto de Ciampino. Além disso, a estação de Termini é um ponto central de deslocamentos, já que concentra ainda metrô e pontos finais de muitas linhas de ônibus e bonde.

Isso faz com que o Mercato seja frequentado não apenas por visitantes, mas também pelos locais. Não foram poucos os que vimos ali numa segunda-feira a meio do dia fazendo sua refeição. E foi também ali que a chef Marta, da nossa aula de culinária, nos indicou comprar os souvenirs gastronômicos que queríamos levar para casa. Melhor dica, impossível.

5 programas diferentes para você fazer em Roma

Massa em preparação. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma
Massa em preparação. Foto: Facebook / Mercato Centrale de Roma
MERCATO CENTRALE DE ROMA

Onde fica: Via Giolitti 36, Roma, Itália
Funcionamento: Todos os dias, 07:00 à 00:00
Estação próxima: Termini

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Conheça as dicas da health coach Kris Oak para comer saudável em Lisboa

Kris Oak nasceu em Luxemburgo e morou Cabo Verde antes de se...
Leia Mais