Mercados de Barcelona além da Boqueria

Foto de destaque: Gastroteca

Todo mundo que vem a Barcelona tem como plano ir ao Mercado da Boqueria para comer e ver como é um mercado na cidade. Por isso, está sempre insuportavelmente lotado de gente. Para os locais, é estressante ir a esse mercado fazer compras, já que é impossível transitar sem esbarrar em vários turistas. O que é uma pena, porque a Boqueria é realmente um dos melhores mercados de Barcelona em qualidade de produtos e bons preços. Que bom que a Boqueria não é o único bom mercado da cidade.

Leia também: conselhos arriscados sobre Barcelona

Em cada bairro de Barcelona, existe um mercado central. Como o resto das coisas na vida local, tudo é feito para que a pessoa não saia do seu bairro para utilizar os serviços básicos. É assim com o colégio, com o médico e não poderia ser diferente na hora de comprar comida. Por isso, existem 39 mercadões em Barcelona, para que todo mundo possa comprar os produtos mais frescos sem sair do seu bairro.

Como uma quase-local e curiosa, pego a bicicleta e vou conhecer os mercados por aí (e também porque o mercado do meu bairro, o do Fort Pienc, não é lá essas coisas). Separei alguns que valem a visita, seja pela beleza do mercado, os postos de comida incríveis ou bares que servem tapas maravilhosas.

Mercat de Ninot

Ninot
Foto: Wikipedia

Recém-reformado depois de 5 anos em obras, o Mercat de Ninot é lindo e enorme. Fundado em 1892 e re-inaugurado em 2015, é um dos meus preferidos porque é tranquilo e tem uma oferta de bares impressionante. O La Barra serve uma das melhores croquetas que comi na vida. São 81 postos de comidas e bares em um espaço super amplo. Garanto que você não vai ter que brigar com nenhum turista para caminhar por lá.

Leia também: As tapas mais tradicionais de Barcelona e onde comer as melhores

Mercat de Ninot: Carrer de Mallorca, 133-157, Esquerda de Eixample. bares abertos de Seg-Sab de 8:00h às 21:15h.

L´abaceria Central

mercado abaceria central
Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

Gràcia tem alguns mercados, mas esse, o mais feinho de todos dessa lista, é um dos meus prediletos na cidade. No L’ Abaceria Central, a vendinha de queijo La trobada del gourmet tem queijos difíceis de ser encontrados e ótimos preços. Logo em frente, um posto de vegetais orgânicos e de proximidade. Como em Barcelona é muito difícil encontrar boa comida árabe, a parada L´altre Riba vende hummus, babaganoush e falafel prontos e o dono é uma simpatia. Para sentir a vibe local de um dos bairros mais locais de Barcelona.

L’ Abaceria Central: Travessera de Gràcia, 186, Gràcia, Barcelona. Seg-Qui: 7 a 14:30 h e 17:30 a 20:30 h. Sex 7 a 15 h. e 17 a 20:30 h. Sab de 7 a 15 h. e 17 a 20 h.

Santa Caterina

santa caterina
Foto: Wikipedia

Esse mercado já está conhecido entre os turistas, porém está longe de ser lotado como a Boqueria. O Mercat de Santa Caterina está no Born, muito próximo da Catedral de Barcelona. Ou seja, fácil de ir em um passeio turístico pelo Born ou Gótico. O mercado foi reformado há poucos anos e o teto é um show à parte, colorido e emulando mosaicos de Gaudí. Minha parada predileta é o Carles, um posto incrível de queijos e frios com uma variedade absurda de produtos e um serviço amigo.

Mercat de Santa Caterina: Avinguda Francesc Cambó, 16. Born, Barcelona. Seg, Qua e Sáb 7:30-15:30; Ter, Qui e Sex 7:30-20:30.

La Concepció

concepcio
Foto: Mercat de la Concepció

Outro mercado com um edifício impressionante, uma estrutura de aço e vidro. As paradas no Mercat de La Concepcío são boas como em qualquer outro mercado, por isso, o que vale a pena é o prédio em si e também o mercado de flores que está na entrada da Calle Valencia. É uma das mais importantes floriculturas da cidade e sempre um lindo passeio caminhar entre plantas e flores.

Mercat de La Concepcío: Aragó, 313-317, Direita de Eixample, Barcelona. Floricultura aberta todos os dias, 24 horas. Mercado aberto de Setembro e Julho, Seg e Sab de 8:00 a 15:00 h, Ter a Sex de 8:00 a 20:00h. De Julho a Agosto, Seg-Sab 08:00 a 15:00 h.

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Foto de destaque: Gastroteca

 

 

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

London Villages, os melhores bairros de Londres

Os London Villages são considerados os melhores bairros de Londres para morar....
Leia Mais