Mercados de Lisboa: Ribeira ou Campo de Ourique?

Time Out Market no Mercado da Ribeira. Foto: Flávia Motta
Time Out Market no Mercado da Ribeira. Foto: Flávia Motta

Tem dois programas que eu adoro em Lisboa: comer e beber; comer e beber em mercados. Eles são a melhor opção para quando um quer comida asiática e o outro quer portuguesa, quando se quer tomar um drinque sem compromisso e, em especial, quando se quer comer fora de horas. Ou seja, naquele horário não é almoço nem jantar. Os dois mercados de Lisboa que ganharam uma área gastronômica recentemente são o Mercado do Campo de Ourique e o Mercado da Ribeira.

O Mercado da Ribeira fica no Cais do Sodré e foi reinaugurado com curadoria da revista Time Out. A revista selecionou alguns dos melhores representantes da gastronomia em Lisboa – segundo seus críticos – e reuniu tudo num armazém moderno, onde funcionam também o novo Pap’Açorda (anote esse nome) e o Studio Time Out, onde rolam shows, degustações de vinhos e outros eventos ocasionais.

Há um outro galpão no Mercado da Ribeira, que também foi reformado, mas que conserva as bancas de hortifruti, peixarias e talhos. Há também várias lojinhas, entre floriculturas e pequenas mercearias. É tudo muito fresco e é um ótimo lugar para compras.

Saiba quais são os melhores mercados gastronômicos de Madri

Área de restauração do Mercado da Ribeira - Crédito: Time Out Mercado da Ribeira
Área de restauração do Mercado da Ribeira – Crédito: Time Out Mercado da Ribeira

Mas a graça do Time Out Market é a diversidade que ele oferece. Foi na Ribeira, por exemplo, que pela primeira vez comi vieiras, na versão grelhada com chutney de manga do Sea Me. Também comi uma torta de chocolate inesquecível no Arcadia e provei um pão-de-ló de chocolate incrível na Nós É Mais Bolos. Isso tudo foi quando estive lá para conhecer o lugar. Desde então eu virei fã da chef Marlene Vieira e sempre confio nas recomendações de vinhos do Bar da Odete. 

Bacalhau à Brás do Balcão da Esquina. Foto: Facebook / Time Out Market
Bacalhau à Brás do Balcão da Esquina. Foto: Facebook / Time Out Market

O Mercado da Ribeira também é um ótimo lugar para comprar típicas delícias portuguesas, como queijos e enchidos (os embutidos daqui), bons presuntos e conservas. Há ainda garrafeira e outras delicadezas típicas, selecionadas pela Vida Portuguesa, que mantém um ponto de venda lá.

A Vida Portuguesa é a loja onde você vai querer fazer suas compras em Lisboa

Bancas do Mercado da Ribeira. Foto: Facebook / Mercado da Ribeira
Bancas do Mercado da Ribeira. Foto: Facebook / Mercado da Ribeira


O Mercado da Ribeira tem alguns poréns, no entanto: é auto-serviço e só tem mesas coletivas. Não é que sejam características ruins, mas vale avisar. Também fica muito cheio nas noites de sexta e nos fins de semana.

Queijos portugueses. Foto: Facebook / Mercado da Ribeira
Queijos portugueses. Foto: Facebook / Mercado da Ribeira

Já o Mercado do Campo de Ourique tem quase um terço do tamanho da Ribeira. As bancas também são variadas, com sushi, uma outra só de tartares, uma marisqueira, outra de leitão e ainda uma só de doces portugueses. Há mesas altas para compartilhar e baixas para grupos pequenos. Como ele tem uma dimensão reduzida, o clima é mais aconchegante. E também não há tantos turistas, já que Campo de Ourique é um bairro um pouco mais afastado do centro – em que pese estar no trajeto do 28, o concorridíssimo e adorável bonde. 

Conheça o 28, o eléctrico imperdível de Lisboa

Mercado do Campo de Ourique. Crédito: Facebook / MCO
Mercado do Campo de Ourique. Crédito: Facebook / MCO

Tive boas experiências nesse mercado comendo um delicioso tártaro de salmão e atum e também uma bela espetada de camarão. E os autênticos doces conventuais, que estão sempre à disposição numa variedade que, afe… O Mercado do Campo de Ourique também tem bancas ao redor que vendem conservas, geleias, e outras gostosuras artesanais para levar para casa. E as bancas de hortifruti têm sempre produtos muito frescos e alguns exóticos (dica: se quiser peixe, vá pela manhã). 

Atalho, espaço especializado em carnes do Mercado de Campo de Ourique. Crédito: Mercado do Campo de Ourique
Atalho, espaço especializado em carnes do Mercado de Campo de Ourique. Crédito: Mercado do Campo de Ourique

O Campo de Ourique é uma região bem residencial de Lisboa e esse clima se reflete no mercado, que tem um ambiente menos agitado que o do Mercado da Ribeira. Ocasionalmente há eventos com música e bons drinks.  Se você busca uma experiência mais local, esse é o seu mercado. 

Dez coisas que você deve saber antes de vir a Lisboa

Gin corner no Mercado do Campo de Ourique - Crédito: Facebook / Mercado do Campo de Ourique
Gin corner no Mercado do Campo de Ourique. Foto: Facebook / Mercado do Campo de Ourique
Mercado da Ribeira

Onde fica: Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré, Lisboa
Funcionamento: Domingo a quarta,  10:00 às 0:00; Quinta a sábado, 10:00 às 2:00

Mercado do Campo de Ourique

Onde fica: Rua Coelho da Rocha, s/n°
Funcionamento: Segunda a terça, 10:00 às 23:00; Domingo a quarta, 10:00 às 0:00; Quinta a sábado, 10:00 à 1:00


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Gelato Davvero, sorvete veramente italiano em Lisboa

Dois anos atrás, Liliana e Riccardo Farabegoli tinham uma herança na mão...
Leia Mais