Os melhores fish and chips em Londres

Fish and Chips do Kerbisher. Foto: Sarah Galvão

O fish and chips em Londres é uma instituição gastronômica da cidade. Simples, ele é exatamente o que o nome diz: peixe empanado frito com batata frita. Os peixes mais tradicionais para o fish and chips são o bacalhau fresco (bem diferente do gosto do bacalhau que comemos no Brasil) e o hadoque.


Quer saber mais sobre o que visitar em Londres? Entre em contato e saiba como ter um guia de Londres personalizado, com o Almost Locals Experience.

O grande truque para comer um bom fish and chips em Londres é que tudo esteja bem crocante e sequinho, ou seja, o empanado do peixe e a batata frita. Se você encarar um cuja batata esteja murcha ou o peixe cheio de gordura, claro que você vai sair por aí falando que o fish and chips é ruim. Ele é um prato bem simples e por isso depende totalmente de uma ótima execução para fugir do desastre. E o que mais tem em Londres são fish and chips desastrosos.

Por isso, fique de olho nessa lista de 5 lugares para você provar os melhores fish and chips em Londres

Kerbisher and Malt

Confira os endereços em Clapham, Ealing, Shepherds Bush, Farringdon e Richmond do Kerbisher and Malt clicando no link

A fama do Kerbisher and Malt é tão grande que existem várias filiais pela cidade. O fish and chips deles é crocante, sequinho e gigantesco, o peixe super úmido e macio. Se você não estiver morto de fome, dá para dividir um fácil. O molho tártaro é obrigatório.

Fish and Chips do Kerbisher. Foto: Sarah Galvão
Fish and Chips do Kerbisher. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

É um restaurante com decoração moderninha e bacana, bem diferente da maioria das casas de fish and chips em Londres, que são simples e com um ar desleixado muitas vezes.

Princess of Shoreditch

76-78 Paul Street, Shoreditch. EC2A 4NE, Londres. Metrô: Old Street (Northern Line). Telefone: +44 20 7729 9270. Horário: Aberto todos os dias de meio-dia até às 23:00, salvo Domingo quando fecha às 22:00.

Já escrevemos antes sobre esse pub pois a comida é fora de série. O Princess of Shoreditch fica claro em Shoreditch e serve além do ótimo Sunday Roast, um fish and chips maravilhoso (£12.95), a perfeição da crocância. Servido somente nos dias da semana (pelo menos quando fui durante o horário de Sunday Roast não tinha Fish and Chips), o peixe vem acompanhado de outro clássico desse prato, as mushy peas (purê de ervilhas) e também de molho tártaro.

O peixe da Princesa de Shoreditch. Foto: Sarah Galvão
O peixe da Princesa de Shoreditch. Foto: Sarah Galvão/Almost Local

O Princess of Shoreditch foi eleito o gastropub revelação de Londres em 2010 pela Time Out e o fish and chip deles é épico.

Fish House

128 Lauriston Road, Victoria Park. E9 7LH, Londres. Metrô: London Fields ou Cambridge Heath (Overground). Telefone: +44 20 8533 3327. Horário: Seg-Sex 12:00 às 10:00 e Sab-Dom de 11:00 às 10:00 .

Dica de um roteiro 3 em 1: dê um passeio pelo Victoria Park (20 minutos de caminhada do nosso amado Broadway Market), tome uma pint de cerveja no jardim maravilhoso do The People´s Park Tavern que fica dentro do parque e coma um fish and chips de muito respeito no Fish House.

Esse pub do peixe serve um fish and chips (£9,50) crocante e generoso, mas não para por aí. Como o nome diz, a variedade de peixes e mariscos é bem grande. O cardápio oferece ostras (£1,20), camarões grelhados com manteiga de alho, bolinho de caranguejo com cebolinha e molho horseradish e muito mais. Paraíso para quem curte uma comida do mar.

The Fish and Chip shop

189 Upper Street, Islington.  N1 1RQ, Londres. Metrô: Angel (Northern Line) ou Highbury and Islington (Overground). Telefone: +44 020 3227 0979. Horário: todos os dias de meio dia a meia noite.

Bem mais cool que a loja de fish and chips em Londres tradicional, esse restaurante com endereços em Islington e na City tem pedigree. O chef executivo Des McDonald comandou as cozinhas do The Ivy, Le Caprice e Scott´s, alguns dos restaurantes mais chiques de Londres. Quando decidiu abriu esse restaurante, surpreendeu a todos por ser um lugar especializado em… fish and chips. E assim nasceu a The Fish and Chip Shop.

O fish and chips chique do Fish and Chip shop. Foto: Trip Advisor
O fish and chips chique do Fish and Chip shop. Foto: Trip Advisor

Aqui o peixe é empanado com a cerveja Camden Hells e o molho tártaro é picante, diferente do comum. O cardápio conta com outras especialidades do mar, como ostras, coquetel de camarão, ceviche e até um hambúrguer de camarão. Taí um lugar mais posh para comer fish and chips.

Fin and Flounder

71 Broadway Market, London Fields. E84PH, Londres. Metrô: London Fields (overground). Todos os sábados nos mercados do Broadway Market e Netil Market. 

Essa peixaria no Broadway Market só vende produtos de pesca sustentável e local. Além de ser eticamente responsável, o Fin and Flounder vende aos sábados em uma barraquinha no Broadway Market e outra no Netil Market (na rua ao lado) um dos meus fish and chips em Londres favoritos. O peixe vem em pequenos pedaços empanados e o molho tártaro é o melhor que eu já comi. Perfeito para levar para o London Fields e degustar sentado na grama, tomando uma cerveja.

Don’t believe the hype: Poppies

O Poppies está em todas as listas dos melhores fish and chips em Londres. Tradição ou mau gosto alheio? A primeira vez que fui foi ruim, mas insisti para ver se era um dia de falta de sorte e tive novamente uma experiência super negativa. A casquinha empanada não estava nada crocante, o peixe esfarelava e as batatas eram murchas e gordurosas (o que chamamos de soggy por aqui). Acho que pela foto dá para sentir a diferença entre o Poppies e os outros da lista. Um desastre, fuja.

Menção desastrosa do famoso e hype Poppies. Foto: Sarah Galvão
Menção desastrosa do famoso e hype Poppies. Foto: Sarah Galvão/Almost Locals

 

E você, qual o seu predileto fish and chips em Londres?

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Em busca do melhor sorvete italiano em Bolonha

O sorvete italiano é o melhor do mundo e por isso, escolher mais incrível...
Leia Mais