MYBARRIO: as mais locais marcas de moda de Barcelona

As espadrilles são um produto tipicamente de Barcelona. Foto: Mimeyco

Em um mundo onde as mega marcas de fast fashion como H&M e Topshop imperam, nada mais irônico que uma ex-compradora da Inditex (sim, a dona da Zara) nade contra a corrente e funde um movimento de slow fashion, com a bandeira de “desenhado e feito em Barcelona”. Pois o MYBARRIO, comunidade fundada em 2016, reúne as mais locais marcas de moda de Barcelona, com a super curadoria de Hortense Giraud, francesa de um incrível bom gosto, faro e olho clínico.

Hortense escolhe pessoalmente cada marca que participa do MYBARRIO, com nomes que vão mudando a cada edição do evento pop-up promovido por ela. Essas marcas de moda de Barcelona têm algumas características em comum, como qualidade, estética e principalmente, ser totalmente concebida na Cidade Condal. Para quem quer conhecer o que há de mais cool e com a alma mediterrânea de Barcelona, o MYBARRIO é visita obrigatória. Os eventos sempre acontecem em locações também únicas, como o lindo Hotel Brummell ou a hypada Soho House Barcelona.

MYBARRIO no Hotel Brummell. Foto: Alicia Macias

Hortense quer promover um estilo de vida slow, totalmente diferente do seu último empregador, a Zara. Com isso, ela fomenta e apóia a cena local de designers, apresentando esses nomes a mais de 10.000 pessoas que já compareceram às edições do MyBarrio no último ano.

O evento não se resume somente a moda: é possível encontrar marcas locais de Barcelona de cosméticos naturais e decoração, tudo feito a mão. O hippie, porém, passa longe: tudo tem um design tradicional revisitado e um DNA mediterrâneo cool e relaxado de Barcelona.

Conversamos com a Hortense, essa quase local, que conta um pouco sobre a alma da cidade e dá dicas de onde conferir o que há de mais bacana no design barcelonês.

Foto: Pablo Limorte

Almost Locals: Qual é o bairro mais bairro de Barcelona, onde é possível sentir a alma local nas ruas?

Hortense Giraud: a primeira pergunta seria qual é a definição de “um bairro mais bairro”. 😉 Na minha opinião, seria um bairro autêntico, que não perdeu sua identidade, suas lojas, sua gente! Também é um bairro onde se misturam diferentes gerações, onde os moradores se comunicam facilmente e há solidariedade. Onde há festas de bairro e tradições. Enfim, um bairro é uma comunidade! Barcelona está cheia de “bairros mais bairros”, quase todos que eram antes eram pequenos povoados antes de se unirem à Barcelona, como Poble Sec, Gràcia, Sants, Sarrià ou Horta. São bairros menos turísticos, com certeza. Sou apaixonada pelo meu bairro, que é era um pequeno povoado (Gràcia), mas diria que Poble Sec é também um ótimo bairro genuinamente local (menos a Calle Blai e seus bares sempre lotados!)

AL: Quais são os produtos que você considera como parte da cultura local e tradicional da cultura da Catalunha e de Barcelona? Quais são os melhores lugares para encontrá-los?

HG: As espadrilles ou alpargatas mais tradicionais da cidade estão na Manual Alpargatera, no Gótico. São um produto bastante mediterrâneo e catalão, além de serem feitas à mão nessa loja. Na decoração, o abajour Cesta – de Miguel Milà e reeditado pelo famoso estúdio catalão de lighting design Santa & Cole – pode ser encontrado na loja AOO, na Calle Seneca, uma das mais charmosas da cidade quando o assunto é design. A cadeira mariposa BFK, que era vendida na loja Vinçon, também marca bastante o design local. A loja, infelizmente, foi fechada para dar espaço a mais uma loja de fast fashion no Passeig de Gràcia. Mas vale a homenagem!

As espadrilles são um produto tipicamente de Barcelona. Foto: Mimeyco

Como a vida dos bares é algo muito barcelonês, o melhor lugar para provar o vermut – a mais famosa bebida local – é o Morro Fi, fundado por um grupo de amigos que quer resgatar a cultura tradicional dos botecos da cidade.

AL: Quem chega na cidade condal e quer conhecer as marcas de Barcelona mais contemporâneas ou tradicionais, onde deve ir? Pode dar dois exemplos?

HG: O primeiro exemplo é MYBARRIO! 😉 Reunimos uma seleção de marcas de Barcelona tanto nas nossas redes sociais ou nos eventos pop-up. Escolhemos os melhores projetos de lojas, artesãos e estúdios de Barcelona! Fora isso, diria a Casa Bonay, que é um hotel e também uma comunidade que promove criadores e artistas locais muito bem selecionados, como Teixidors, Batabasta, Matagalan, Santa & Cole, entre outros. Finalmente, para citar uma loja de bairro, indicaria a Ivori para moda e acessórios e Impossible/Chandal para objetos de design e fotografia.

MYBARRIO na Soho House. Foto: Monica Figueras

—————————-

Confira o site do MYBARRIO para saber se você estará na cidade na próxima edição, já que o evento é perfeito para conferir o que rola de mais atual na cidade. Caso não role nenhum, confira o site mesmo assim. Assim, você conhecerá algumas das marcas de moda de Barcelona e poderá dar uma conferida em suas lojas ou ateliers ao vivo, para conferir melhor seus projetos e produtos. Se você gosta de se inspirar, siga o Instagram do MYBARRIO, onde diariamente, Hortense compartilha imagens lindas de marcas locais, além de lugares bem especiais e únicos em Barcelona e arredores.

Conhece outras marcas de moda de Barcelona? Divida com a gente!

Quer ler mais sobre Barcelona? Veja nossos artigos sobre a cidade, feitos por quem mora nela!

Foto de destaque: Monica Figueras

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

Guia do viajante quase-local e educado

Quando estamos viajando, ficamos deslumbrados com muitos lugares novos e queremos curtir adoidado. Mas...
Leia Mais