LIS: Sete programas imperdíveis de maio em Lisboa

“Começou!” Foi isso que eu pensei quando olhei meu calendário pessoal de maio e vi que tenho dezenas de eventos programados, ocupando todos os fins de semana do mês. Com a primavera estabelecida, tempo mais quente, dias mais longos e cidade florida, Lisboa fica ainda mais especial. Tá vindo pra cidade? Então pre-para.

1. Muro – Festival de Arte Urbana
Nós já falamos aqui que street art é coisa séria em Lisboa. Pois agora a arte de rua ganha um festival todinho só para ela. O palco principal do Muro é o Bairro Padre Cruz, onde a presença da arte de rua trouxe um novo ânimo aos moradores. Com curadoria da Galeria de Arte Urbana e de nomes relevantes nesse universo, como o artista Vhils, a organizadora do festival Wool e do lindo projeto Lata 65 Lara Seixo Rodrigues e o pesquisador Pedro Soares Neves, o festival vai contar com intervenções de 30 artistas. Entre os nomes, Add Fuel, Akacorleone e MAR.
O que: Festival de street art
Quando: Até 15 de maio
Onde: Bairro Padre Cruz

2. Meo Out Jazz
Em 2016, o festival de música na rua completa dez anos de existência e dá a largada já no dia 1º de maio, no Jardim da Torre de Belém. Nos fins de semana de maio, o evento alterna com shows em Cascais, nos sábados, e nos jardim da torre, aos domingos. Sempre a partir das 17h. E ao longo de quase toda a temporada de verão. Ou seja: até setembro.
O que: Música ao ar livre
Quando: De 1º de maio a 18 de setembro
Onde: Endereços diversos (confira a programação)

lxfactory01

LX Factory. Foto: João P. Santos / Reprodução Facebook LX Factory

3. Fim de semana da LX Factory
A LX Factory foi o primeiro complexo industrial de Lisboa, a um certo tempo inutilizado e, mais recentemente, revitalizado com vários restaurantes e lojas cool, além de escritórios de design e outros projetos. Não que você precise se incentivo extra para dar uma volta por lá, mas entre 6 e 8 de maio, esse espaço que já é incrível vai ter: Festival Pátio da Cerveja e Mercado LX Rural do produtor com bailarico. A sexta-feira, 6, tem ainda o LX Decor Market, um open day de decoração com foco na sustentabilidade.
O que: Festival de cerveja artesanal; mercado do produtor e feira de decoração
Quando: 6 a 8 de maio
Onde: LX Factory. Rua Rodrigues de Faria 103, Alcântara

Saiba como é a visita à fábrica da cerveja 8ª Colina, na Graça

4. Festa de lançamento da Cerveja Musa
Se você precisa de uma boa desculpa para sair do fervo turístico de Lisboa e explorar novos ares, essa é ótima. No dia 13 de maio, a fábrica da Cerveja Musa abre suas portas, na zona de Marvila para degustação e muita música. Três cervejas estarão à disposição do público: Mick Lager, Red Zeppelin Ale e Born in the IPA. Animando a festa haverá shows das bandas Memória de Peixe e Holy Nothing, com o DJ Moullinex encerrando a noite.
O que: Lançamento Cerveja Musa
Quando: 13 de maio
Onde: Fábrica da Cerveja Musa

mapamouraria

Mapa da Mouraria onde acontecerão as ações do Trampolim Gerador. Imagem: Hugo Henriques / Divulgação

5. Trampolim Gerador
A Mouraria, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, foi o bairro eleito para receber a terceira edição desse evento, que vai colocar mais de 100 artistas ocupando o espaço urbano com sua arte. Tem leitura de poesia em igreja, workshop de dança de Bollywood e show em espaço aberto, entre outras intervenções culturais.
O que: Intervenção cultural
Quando: 14 de maio
Onde: Diversos locais na Mouraria (veja o mapa)

Estando na Mouraria, não perca a chance de provar o ótimo bacalhau do Zé da Mouraria

6. Arco Lisboa
Uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo sai de Madri pela primeira vez e vem para onde? Lisboa, pá! São só quatro dias de evento com galerias de todo o mundo (inclusive algumas brasileiras) expondo seus artistas para o público lisboeta. A feira acontece na Fábrica Nacional da Cordoaria, mas outros espaços de Lisboa ligados às artes também terão eventos especiais conjugados com a feira.
O que: Feira de arte contemporânea
Quando: 26 a 29 de maio
Onde: Fábrica Nacional da Cordoaria. Rua Da Junqueira 342, Belém

feira do livro de lisboa

Feira do Livro de Lisboa edição 2015. Foto: Facebook Feira do Livro de Lisboa

7. Feira do Livro de Lisboa
Todo ano é isso: em maio, o Parque Eduardo VII fica tomado de bancas coloridas e atividades paralelas onde o livro e a literatura são as estrelas. Há conversas, leituras, sessões de autógrafos, conferências e atividades infantis nessa festa do livro que é totalmente integrada à vida da cidade e à paisagem.
O que: Feira do Livro
Quando: A partir de 26 de maio
Onde: Parque Eduardo VII

A foto que abre este post mostra o Meo Out Jazz nos jardins da Ponte Vasco da Gama. Foto: Divulgação / Meo Out Jazz.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

LIS: Cinco diferenças entre as praias cariocas e as praias ao redor de Lisboa

Praia não é tudo igual nem na paisagem nem nos comportamentos. Nem...
Leia Mais