MAD: 10 razões para sempre voltar a Madri

Alguns meses do ano eu passo fora de Madri a trabalho e sempre fico pensando o que me faz voltar e ficar na cidade. Não sei  se vou morar aqui pra sempre, mas uma coisa tenho certeza essa cidade sempre será como uma segunda casa. Conversando com alguns amigos que já moraram e morrem de saudades, a grande conclusão que eu chego é que definitivamente a vida em Madri é fácil, fácil desde do ir e vir até o viver bem com pouco, principalmente quando viemos do Brasil. Uma vez que se viveu aqui, madrileño de coración eres!

1. Céu!!

O céu de Madri foi a amor à primeira vista. Sabe aquela coisa que sempre que olha você dá aquela suspirada e agradece por estar vivendo aquele momento, pois assim que eu me sinto quando olho o céu daqui. Quase todos os dias do ano são azuis, mesmo no inverno, e terminam com o por do sol mais incrível que já vi com um mistura de rosa-laranja-amarelo!

2. Tempo – horário de verão!

Quando você mora na Europa, ganha o novo hábito de ver a previsão do tempo antes de sair de casa. Em Madri, temos sorte, os invernos não muito frios (mín de -1ºC) e o outono e a primavera (média de 20-25ºC) são estações perfeitas para bom tempo e o sol até às 22h da noite! Uma dica: nunca venha pra cá em Agosto porque a cidade vira um forno e todas as almas fogem pra praia (nem tudo é perfeito)!

3. Parques por todos os lados

O velho ditado quem não tem cão, caça com gato é a melhor analogia para quem não tem praia, caça com parque! Apesar de estar a 3 horas da praia mais perto, a cidade oferece centenas de parques lindos, verdes e bem cuidados para quem quer estar perto da natureza! O meu preferido é o Retiro que fica  no meio da cidade, praticamente nosso Central Park, e além de incrível é um dos melhores lugares para renovar as energias!

parque-retiro-madrid
Parque do Retiro para renovar as energias.

 

4. Mercados de todos os tipos para todos os gostos

Posso ficar horas falando sobre os melhores mercados da Madri. Há absolutamente de todos os tipos, desde os mercados de bairro que são um tipo feira, passando pelos de comida orgânica, os gourmets, além dos de roupas nova ou usada, de antiguidade e por aí vai! Os mercados são fixos, temporários ou pop-ups, estar em Madri é sempre se deliciar em algum deles!

5.  Bairros, plazas, calles…sempre uma surpresa!

Cada bairro do centro da cidade tem um estilo próprio e quando você mora na cidade facilmente identifica cada um. Há os bairros mais caros, os mais descolados, os mais alternativos, o que todo mundo vai aos domingos.. Mas apesar dos diferentes estilos, é muito fácil transitar por todos eles e sempre se surpreender como uma plaza diferente, um restaurante que você nunca tinha visto, uma lojinha charmosa. Mesmo passando pelos mesmos lugares, sempre há algo que você nunca viu e que é a sua cara!

6. Comidas, tapas..

Confesso que não amei a comida espanhola de cara e que a nossa comida tradicional, tipo arroz com feijão, pra mim é melhor que qualquer cocido madrileño. Mas, não posso negar que quando você descobre coisas como tortilla de patatas, pan con tomate, pulpo a la galega, jamón serrano…. sua vida nunca mais é a mesma! Não há como negar, quando você sabe onde comer, ir de tapas é algo de lamber os dedos!

309593774orio_restaurante_pintxos_gastronomia_vasca
Tapas para todos os gostos!

 

7. Ir de um lado pro outro a qualquer hora

De todas as cidades europeias que fui, Madri é sem dúvida a mais fácil de transitar seja para locais ou para turistas. Primeiro, que praticamente tudo que precisa está concentrado no centro, o que torna a cidade basicamente walk-distance. Ainda que o transporte de Madrid seja incrível, ainda mais agora com as bicicletas da BiciMad, é possível fazer praticamente tudo à pé em qualquer horário com total segurança!

PAR1851
De bicicleta, de metro ou a pé…

 

8. Viver bem com pouco

Em Madri é possível viver bem com pouco! Dá pra morar numa casa legal, ter vida social, viajar e se for bom de administrar ainda juntar uma graninha. Para ter o mesmo estilo de vida que se tem aqui no Brasil, é preciso ganhar pelo menos o dobro. Um fato importante, desde que moro aqui aprendi a comprar menos e a priorizar o que realmente preciso e olha que os preços das roupas ainda são bem mais tranquilos.

9. Viajar para qualquer lugar

É  muito fácil viajar de Madri pra qualquer lugar! Seja pra cidades próximas… alugar um carro para sair pela estrada é totalmente viável, pois tem praia a 3 horas, montanha a 40 minutos, estação de neve a 4 horas.. de tudo um pouco. Além da facilidade de viajar para outras capitais européias e cidades do mundo…Madri é um dos principais hubs da Europa, existem mil voos saindo daqui para onde for e com preços acessíveis, principalmente, se as viagens forem durante a semana.

10. Vida tranquila de cidade pequena com agito de cidade grande

Verdade seja dita, pra mim que sou do Rio, Madri é uma cidade mega tranquila e fácil. Mas, todo dia e quando digo todo dia é de segunda a segunda é possível fazer algo na cidade. E não digo só de dia como visitar museus, exposições, parques….a cidade sempre tem gente na rua, sempre. Pra quem curte uma night, esteja preparado para começar a jantar às 23h, tomar um drink até às 2h e começar a bailar às 3h30… e a hora que termina só Deus sabe!

Quer mais motivos para passear ou mesmo passar um tempo na Espanha, veja também os motivos para ir a Barcelona!

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Paulinha Albuquerque

Huerto de Lucas, mercado e restaurante orgânico com cheirinho de mato em Madri

Como em várias cidades, o mundo eco também tem forte presença em...
Leia Mais

1 Comment

  • Estimulante a descrição e, de fato, convincente, retratando a cidade e nos dando dicas que jamais poderíamos obter por conta própria.

Os comentários estão fechados