Lisboa em março: programe sua temporada na cidade

Praça do Rossio. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Praça do Rossio. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Chegou o mês de março, trazendo a primavera (oba!). É preciso passar um inverno de frio e chuva para dar valor à mudança das estações. E isso os lisboetas fazem. Com o fim do inverno e a promessa de dias mais ensolarados e quentinhos, a cidade vai ganhando novas cores e nova vida. Também é em março que Portugal entra no horário de verão, deixando os dias mais longos. Se você vai estar em Lisboa em março, aproveite para curtir esses programas.

O que fazer em Lisboa. Descubra o essencial da cidade

O que fazer em Lisboa em março

A Ganha Pão: animação nomeada ao Oscar é destaque na Monstra. Foto: Reprodução
A Ganha Pão: animação nomeada ao Oscar é destaque na Monstra. Foto: Reprodução

Ver filmes de animação. A Monstra – Festival de Animação de Lisboa chega à maioridade esse ano, com programação para crianças e adultos e homenageando a animação italiana. Como costuma acontecer nos festivais de cinema lisboetas, o Cinema São Jorge é o QG do evento, mas a Monstra se espalha por vários cinemas.

A Monstra vai de 8 a 18 de março, mas antes disso alguns eventos vão aquecendo o público na cidade. Confira a programação completa da Monstra aqui.

Ainda no início do mês, até 6 de março, o FESTin, estival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, exibe longas, curtas e documentários onde a língua portuguesa se impõe. Confira a programação aqui.

Cinema São Jorge, um clássico lisboeta

Lisboa Dance Festival 2016. Foto: Facebook / Lisboa Dance Festival
Lisboa Dance Festival 2016. Foto: Facebook / Lisboa Dance Festival

Se jogar na pista de dança. São só dois dias – 9 e 10 de março – mas o Lisboa Dance Festival vai ocupar 5 espaços do Hub Criativo do Beato com 20 horas música e mais de 30 artistas celebrando a música eletrônica. Entre os nomes fortes dessa edição estão o produtor Nosaj Thing e a cantora NAO, o que reforça a aposta do festival na música de pista, em diversas vertentes. Além disso, uma série de conferências e um mercado vão colocar em pauta os rumos da cena eletrônica. Veja toda a programação do Lisboa Dance Festival aqui.

A propósito, quem se interessa por festivais de música não pode perder o Talkfest, o fórum internacional de música de festival, que acontece nos dias 15 e 16 de marçoO evento reúne produtores, músicos, patrocinadores e outros agentes fundamentais no universo dos festivais de música para debater o tema. As sessões de debates acontecem durante o dia, no Museu das Comunicações. À noite, a rola festa no Topo Chiado.

Lisboa Dance Festival, música eletrônica Portuguesa para o mundo

Festival do Chocolate em Óbidos. Foto: Facebook / Festival do Chocolate
Festival do Chocolate em Óbidos. Foto: Facebook / Festival do Chocolate

Se acabar no chocolate em Óbidos. É nessa época que acontece um dos grandes eventos do ano em Óbidos: o Festival Internacional de Chocolate. Até 18 de março, sempre de sexta a domingo, a vila medieval respira chocolate. São dezenas de aulas de cozinha, degustações e outros eventos paralelos onde o chocolate é a estrela. Como Óbidos fica a pouco mais de 80km de distância de Lisboa, fazer um bate-volta é fácil: de carro, de ônibus ou de trem. Veja aqui tudo o que vai acontecer na 16ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

4 restaurantes no Bairro Alto para provar comida portuguesa tradicional em Lisboa

Jardim da Estrela. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Jardim da Estrela. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Curtir o dia num piquenique. Taí uma oportunidade ótima para juntar duas coisas que os lisboetas amam: convívio ao ar livre e comida. Aproveite as temperaturas mais amenas de Lisboa em março, faça suas compras e se jogue num gramado.

O Jardim da Estrela é um dos lugares preferidos dos lisboetas e tem um parquinho infantil que as crianças vão amar. A Tapada das Necessidades é um belo refúgio. O Jardim do Campo Grande, fora do eixo mais turístico, tem até laguinho (inho mesmo, tá?) onde é possível dar uma voltinha de barco.

Para os comes e bebes, vale apostar nos queijos portugueses e enchidos (que no Brasil a gente chama de embutidos), nos pães típicos e, claro, na pastelaria portuguesa. Se você é do vinho, pode levar sua garrafa sem medo, porque aqui pode-se beber em espaços públicos. Uma boa dica para quem estiver em Lisboa no início de março é se abastecer no Mercado Gourmet, que de 2 a 4 de março reúne pequenos produtores de azeites, queijos, embutidos, vinhos, cervejas artesanais e outras delícias no Campo Pequeno.

 

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Thalita Rebouças sugere programas para adolescentes em Lisboa

Musa literária de muitos adolescentes brasileiros (e portugueses), Thalita Rebouças é uma...
Leia Mais