Lisboa em maio: um mês de cinema, música e cerveja na cidade

Village Underground. Foto: Facebook / Village Underground
Village Underground. Foto: Facebook / Village Underground

É quando chega o mês de maio em Lisboa que a gente sente para valer que a cidade já virou a chave e entrou no clima festivo de primavera-verão. Maio é o mês da floração dos jacarandás e várias ruas de Lisboa ganham o colorido especial das flores. O Rossio e a Avenida Dom Carlos I, em Santos, são alguns dos lugares na cidade em que o lilás dos jacarandás rouba a cena. Mas Lisboa, claro, tem bem mais para oferecer. Confira neste post o que fazer em Lisboa em maio.

O que fazer em Lisboa. Descubra o essencial da cidade

Descobrir o cinema independente

O IndieLisboa, festival internacional de cinema independente de Lisboa reúne uma seleção de filmes portugueses e de várias outras nacionalidades em sessões realizadas em lugares especiais, como o Cinema São Jorge ou o Cinema Ideal (uma joia resistente ao pé do superturístico Bairro Alto). Há sessões noturnas no Capitólio, um antigo cinema em fase de reabertura, e festas todas as noites na Casa Independente, no charmoso Largo do Intendente. As crianças não ficam de fora da programação. O especial IndieJúnior traz uma seleção de filmes para os pequenos e uma série de atividades ao ar livre. De 3 a 14 de maio.

Jacarandás em floração. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Jacarandás em floração. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Conhecer novos nomes da arte contemporânea

Pelo segundo ano consecutivo, a ARCO, feira de arte contemporânea de Madri, traz suas obras para Lisboa. Dezenas de galerias europeias e de outras partes do mundo – inclusive do Brasil – vão ocupar a antiga Fábrica da Cordoaria Nacional, à beira do Tejo. Além desse espaço, a ARCO se estende pelo MAAT e pelo Torreão Nascente, onde parte do acervo da Fundação Serralves, do Porto, estará em exposição. Além disso, a Casa da América Latina abre as portas para o ARCO Lisboa fórum, uma série de conversas sobre o mercado de arte atualmente. De 18 a 20 de maio.

Se jogar na música eletrônica

DJs e produtores de 24 selos do gênero se reúnem na LX Factory durante o Lisboa Electronica. Serão quatro palcos onde as gravadoras apresentam alguns dos melhores nomes do seu casting em breves showcases. Mas o evento, que se apresenta como ‘musiculture’ terá ainda palestras e workshops sobre a indústria da música eletrônica. Além disso um pequeno mercado promete colocar os artistas e o público em contato próximo. 12 e 13 de maio.

A Bloop Records participa do Lisboa Electronica. Foto: Facebook / Lisboa Electronica
A Bloop Records participa do Lisboa Electronica. Foto: Facebook / Lisboa Electronica

Agenda cultural de Lisboa em maio

INDIE LISBOA

A programação do festival de filmes independentes contempla adultos e crianças, alternativos e mainstream, cinéfilos e curiosos. Em meio às dezenas de filmes em exibição, há atividades ao ar livre para os pequenos e festas todas as noites.

Onde: Diversos endereços. Veja a programação.
Quando: 3 a 14 de maio

3 ANOS DE VILLAGE

O Village Underground, espaço de coworking feito em contêineres, um dos primeiros a apostar na requalificação de Alcântara, está comemorando três anos de vida. São 18h de festa com food trucks, rampa de skate, mercado de moda, bandas, DJs e mais um monte de atrações.

Onde: Village Underground Lisboa. Museu da Carris, Alcântara, Lisboa
Quando: 6 de maio, às 12:00
Estação próxima: Alcântara-Terra e Alcântara-Mar (trem)

'Cidade do Futuro', filme brasileiro em cartaz no Indie Lisboa. Foto: Reprodução
‘Cidade do Futuro’, filme brasileiro em cartaz no Indie Lisboa. Foto: Reprodução
TRY FEST

O festival reúne música eletrônica, ilustração e street art no Picadeiro do Príncipe Real. O line-up traz Jayda G, Munk, Terzi, DJ Glue, Sonja, Darksunn e o projeto The Quiet Times. A curadoria de arte urbana ficou a cargo de AKACORLEONE.

Onde: Museu de História Natural. Rua da Escola Politécnica 54, Príncipe Real, Lisboa, Portugal
Quando: 6 de maio, 17:00
Estação próxima: Rato

WORKSHOP WASTED RITA

Uma das artistas mais importantes da atual cena de arte urbana em Portugal, Wasted Rita faz seu terceiro workshop em parceria com a Underdogs, uma galeria e art store especializada. É preciso reservar lugar.

Onde: Underdogs Art Store. Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A 20, Cais do Sodré, Lisboa, Portugal
Quando: 9 de maio, às 18:00
Estação próxima: Cais do Sodré

Village Underground. Foto: Facebook / Village Underground
Village Underground. Foto: Facebook / Village Underground
FIMFA

O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas chega à 17ª edição e apresenta, em diversos palcos da cidade, espetáculos de teatro em que as marionetes são protagonistas. Técnicas e temas variados entram em cena em espaços como o teatro Maria Matos ou o Palácio Pimenta, do Museu de Lisboa. Confira a programação.

Onde: Diversos endereços
Quando: 11 a 28 de maio

LISBOA ELECTRONICA

Encontros, workshops, mercado e showcases de DJs e produtores de 24 selos de música eletrônica dão forma ao festival, que tem como QG a LX Factory. Veja a programação.

Onde: LX Factory. Rua Rodrigues de Faria 103, Alcântara, Lisboa, Portugal
Quando: 12 e 13 de maio, das 15:00 às 06:00

ARCO LISBOA

Serão 58 galerias de arte contemporânea reunidas na feira madrilenha que acontece pela segunda vez em Lisboa. A programação se estende pelos arredores da Cordoaria Nacional, fazendo de Belém um circuito de arte nesse fim de semana.

Onde: Cordoaria Nacional. Avenida da Índia s/n°, Belém, Lisboa, Portugal
Quando: 18 a 21 de maio, 12:00 às 20:00 (quinta a sábado) e 12:00 às 18:00 (domingo)

PÁTIO DA CERVEJA

O festival de cerveja artesanal chega à terceira edição reunindo as melhores representantes da cena de craft beer portuguesa e também convidados internacionais. O primeiro dia do evento coincide com o Open Day da LX Factory, um dia em que os ateliês, lojas e bares do antigo complexo industrial promovem várias atividades noite adentro.

Onde: LX Factory. Rua Rodrigues de Faria 103, Alcântara, Lisboa, Portugal
Quando: 19 a 21 de maio, 16:00 às 21:00

Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foto: Divulgação
Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foto: Divulgação
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL EM CONCERTO

A Orquestra Filarmônica das Beiras vai reunir mais de 80 músicos no palco para fazer a trilha sonora ao vivo durante a exibição do primeiro filme da saga Harry Potter.

Onde: MEO Arena. Rossio dos Olivais s/n°, Lisboa, Portugal
Quando: 20 de maio, às 20:30
Estação próxima: Oriente

SEU JORGE

Dentro da sexta edição da Bienal de Culturas Lusófonas, o músico brasileiro (bastante admirado pelos portugueses) faz um show gratuito nas Colinas do Cruzeiro.

Onde: Urbanização Colinas do Cruzeiro, Odivelas, Lisboa, Portugal
Quando: 27 de maio, às 22:00

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Passeio de barco pelo Tejo é uma forma mágica de conhecer Lisboa

Fazia tempo que eu ficava, em terra firme, admirando o vaivém de...
Leia Mais