LIS: Seis boas sorveterias para se refrescar em Lisboa

Sorvetes. Foto: Facebook / Gelato Mú
Sorvetes. Foto: Facebook / Gelato Mú

Nem sempre o vento que sopra com constância em Lisboa é suficiente para aliviar o calor nestes dias quentes de verão. Listamos, então, seis boas sorveterias – geladarias em português original – para te refrescar.

Gelato Mú
Na loja original da Mú, no Campo Mártires da Pátria (tourist free zone) pode-se pedir o sorvete e se sentar numa das mesas do agradável salão ou nas que ficam na praça mesmo em frente. Eles se orgulham do frescor dos sorvetes que fazem e as caixas de frutas que se veem na loja mostram mesmo a preocupação com a qualidade dos ingredientes. O sorvete de iogurte com ginja (uma cereja portuguesa) é daqueles que você tem que provar. A loja abriu recentemente uma filial próxima ao Miradouro São Pedro de Alcântara (nós também já falamos desse miradouro neste post aqui).
Onde: Campo Mártires da Pátria 50
Tel.: 21 886 1041
Terça a domingo, das 13:00 às 20:00

Sorvete de iogurte e ginja da Mú. Foto: Instagram @mottaflavia
Sorvete de iogurte e ginja da Mú. Foto: Instagram @mottaflavia

 

Santini
A mais antiga sorveteria portuguesa é um negócio aberto por italianos em 1949 no Tamariz, perto de Cascais. A loja mais concorrida em Lisboa é a do Chiado, onde às vezes a fila se estende do balcão à porta (e olhe que lá não é pequeno). Todos os sorvetes que eu já provei da Santini são maravilhosos, com uma consistência perfeita. Se fila não é o seu forte, pode provar o sorvete também no Mercado da Ribeira (saiba mais sobre o mercado neste post aqui). Há lojas também em Cascais, Carcavelos e São João do Estoril. E esse ano, afinal, eles abriram loja no Porto.
Onde: Rua do Carmo 9, Chiado
Tel.: +351 213 468 431
Aberta todos os dias, das 11:00 à 00:00

Loja da Santini no Chiado. Foto: Pablo Monteagudo / Flickr
Loja da Santini no Chiado. Foto: Pablo Monteagudo / Flickr

 

Gelataria Portuguesa 
É um espaço pequenino ali nos arredores do Castelo São Jorge e um oásis no meio da horda de turistas que visita o Castelo. O proprietário e químico mas apaixonado por sorvetes, aprendeu a prepará-los e abriu o negócio. A produção é pequena e os sabores são legitimamente portugueses – e alguns são feitos de frutas que o próprio dono planta.
Onde: Rua Santa Cruz do Castelo 15, Castelo
Tel.: 917 565 534
Todos os dias, das 10:30 às 20:00

À frente da Gelataria Portuguesa. Foto: Facebook / Gelataria Portuguesa
À frente da Gelataria Portuguesa. Foto: Facebook / Gelataria Portuguesa

 

Fragoleto
A Fragoleto fica ali na Baixa, bem no vai-e-vem turístico da Rua da Prata. A particularidade é que os sorvetes ali são veganos, há os que também são gluten free e os sem lactose – tudo devidamente sinalizado para o cliente. Mas a graça para quem não tem restrições alimentares são os sabores exóticos, como chá verde com hortelã ou múcua, o fruto do baobá (muito bom, se me permitem dizer).
Onde: Rua da Prata 61, Baixa
Tel.: +351 213479472
Domingo a quinta-feira, das 12:00 às 21:00. Sexta e sábado, das 12:00 às 23:00

Vitrine da Fragoleto. Foto: Facebook / Fragoleto
Vitrine da Fragoleto. Foto: Facebook / Fragoleto

 

Nannarella
A Nannarella fica no São Bento, perto da bela Assembleia da República, numa rua onde a concorrência gastronômica é acirrada, a Rua Nova da Piedade (nós já falamos dela nesse post aqui). O espaço faz gelados à italiana e tem sabores originais como natas com manjericão, que é qualquer coisa de maravilhoso. Não se assuste com a fila na porta, ela anda rápido e cada colherada do sorvete terá valido a espera.
Onde: Rua Nova da Piedade 68, São Bento
Tel.: +351 926878553
Todos os dias, das 12:00 às 22:00

Fila à porta da Nannarella (no inverno!). Foto: Facebook / Nannarella
Fila à porta da Nannarella (no inverno!). Foto: Facebook / Nannarella

 

Gelato Therapy
Aberta por uma psicóloga, essa sorveteria também se apresenta como ‘a fábrica da felicidade’ e tem possivelmente a vitrine mais fofinha no mundo das sorveterias – e provavelmente uma das mais fotografadas de Lisboa, já que fica mesmo em frente a um dos pontos do elétrico 28, o preferido dos visitantes (também já falamos sobre o elétrico 28, neste post aqui). O sorvete de limão siciliano com alecrim e mel é daquele azedinho que chega a fazer cócegas na boca. Entre os sabores autenticamente portugueses há o de maracujá da Madeira e o de figo com nozes e vinho do Porto.
Onde: Rua da Madalena 83, Baixa
Tel.: +351 218860831
Todos os dias, das 10:00 à 00:00

A vitrine fofa da Gelato Therapy. Foto: Instagram @mottaflavia
A vitrine fofa da Gelato Therapy. Foto: Instagram @mottaflavia

A foto que abre este post é da Gelato Mú / Facebook.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

LIS: 4 fatores que fazem de Portugal um campeão também fora dos gramados

Portugal conquistou a taça da Eurocopa 2016 e o técnico português José...
Leia Mais